Em mais uma dia de atividades, o candidato a prefeito de Salvador pela Coligação Salvador-Bahia-Brasil (PT,PSB,PCdoB,PV), deputado Walter Pinheiro, começou a manhã de hoje (30) com uma panfletagem na porta da Bolandeira, estação da Embasa na Boca do Rio.
Depois esteve numa reunião ampliada do Sindicato dos Vigilantes, no Gravatá, e conversou com militantes do MSTS de defesa da moradia no próprio comitê da campanha. Finalizou a manhã, participando do lançamento da agenda nacional 2008 "Plataforma ambiental aos municípios, prefeitos e vereadores", no auditório do Espaço (Rio Vermelho), um evento de iniciativa da SOS Mata Atlântica.
No lançamento da agenda, com a presença do diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica, Mário Montavani, do secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos, e de lideranças ambientalistas, Pinheiro disse que terá secretaria específica de meio ambiente, com capacidade para exercer papel fundamental no seu projeto de "requalificar" a cidade. Falou também da necessidade de se discutir o circuito das águas de Salvador e da sua proposta de interligar os parques da cidade para melhor aproveitamento desses espaços pela população.
A agenda lançada em outras capitais chega também a Salvador, numa parceria da SOS Mata Atlântica e o GAMBÁ (grupo ambientalista), para orientar eleitores sobre a necessidade de escolher candidatos comprometidos com a defesa do meio ambiente. Além de Pinheiro, participaram as vereadoras e candidatas à reeleição Olívia Santana e Aladilce, ambas do PCdoB.
DEVER DE CASA
Na reunião sobre política de habitação, no comitê, Pinheiro disse que Salvador precisa se preparar para atrair recursos federais e estaduais para a área, fazendo o "dever de casa", destinando recursos da sua receita para o fundo municipal de habitação e assim reunir condições de assegurar a contrapartida exigida nos convênios.
Participaram do encontro representantes do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), Federação das Associações dos Bairros de Salvador (FABS), União de Moradia Popular (UMP) e outras entidades dos movimentos populares em defesa da moradia.
O NOME DO PT
Na panfletagem na Bolandeira, acompanhado do deputado federal Zezéu Ribeiro e do candidato a vereador Gilmar Santiago (PT), Pinheiro cumprimentou e conversou com trabalhadores da Embasa. Muitos declararam apoio ao candidato, como a Antônio Carlos Brito: "Pinheiro é um deputado que sempre nos apoiou nas nossas lutas. O nome do PT em Salvador é Pinheiro.
Para o sindicalista Elísio Teixeira, o candidato petista "reúne as melhores condições para ser prefeito, porque conhece a cidade, tem compromisso com as lutas da população e tem credibilidade por ser um político honesto, sincero e ético".