´´O passo que estamos dando hoje é o segundo passo de uma caminhada que começou em 2003. A pesca era um apêndice da agricultura e precisávamos criar o ministério para avançar. Pedi para o ministro Altemir Gregolim para me apresentar um PAC para fazer uma verdadeira revolução na pesca´´, afirmou.
O presidente ainda admitiu o subdesenvolvimento da pesca brasileira comparando com a produção em países sul-americanos como o Peru e o Chile. ´´É uma vergonha um pais tão grande só pescar 1 milhão de toneladas por ano. O Peru, por exemplo, é bem menor e pesca nove vezes mais do que nós. Alguma coisa está acontecendo de errado´´, relatou.
O ministro Gregolim ressaltou a importância que Lula vem dando a pesca no Brasil e demonstrou muita satisfação por ter saído do papel ´´um projeto com trinta anos de atraso´´. Segundo ele, o presidente tem se esforçado bastante para melhorar o atual quadro da pesca brasileira.
CHUVA
Mesmo debaixo de muita chuva, um público muito grande, principalmente formado por famílias de pescadores, compareceu ao lançamento do terminal pesqueiro na Ribeira.
O objetivo do terminal é funcionar como entreposto comercial de desembarque, beneficiamento, comercialização e ponto de distribuição de pescado, melhorando as condições de trabalho e renda dos pescadores da Bahia e inibindo a ação doas atravessadores. (Marivaldo Filho)