No encerramento da cerimônia de certificação da primeira turma do Todos pela Alfabetização (Topa), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de ressaltar que dos 417 municípios baianos, nada menos que 366 aderiram a primeira etapa do programa.
"Essa formatura é mais uma demonstração de que o Brasil começa a abrir os olhos", disse o presidente. Para Lula, toda a situação de analfabetismo no país poderia ter sido resolvida há trinta ou quarenta anos, porque todos os que governaram o Brasil foram doutores e o primeiro que não é doutor é ele.
FALA DO GOVERNADOR
"Para mim era um motivo de indignação essa terra de Anísio Teixeira, Glauber Rocha, Gilberto Gil e Cosme de Farias ter o maior número de analfabetos do país: 2 milhões", afirmou o governador Jaques Wagner.
Disse que os números da educação na Bahia já começam a melhorar em um ano e meio de governo. De 26º passou para 22º no ranking de alfabetizados do Brasil e de 6º passou para 1º do Nordeste. Segundo Wagner, a meta ao final do governo é deixar a Bahia entre os cinco melhores do país.
Ao anunciar investimentos no setor, o governador disse que triplicou o dinheiro para o transporte escolar e o número de matriculados na educação profissionalizante e lembrou que pela primeira vez todas as universidades estaduais fecharam o ano sem dívidas.