Política

JOÃO DIZ: HÁ "INÉRCIA E INOPERÂNCIA" DO GOVERNO NO COMBATE À VIOLÊNCIA

Vide
| 28/07/2008 às 18:51
O muro da discórdia que levou ACM Neto a entrar com ações contra João Henrique (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. A diretoria da nova subsidiária do Grupo Petrobras para produção de biocombustíveis, conforme o Bahia Já noticiou em primeira mão desde o dia 11, será empossada publicamente, no ato de inauguração da 1ª usina de biodiesel do Grupo e
3ª implantada em território baiano, amanhã, as 10h30min, em Candeias.
 
  2. Vai ser composta de quatro diretores, sendo que na presidência ficará Alan Kardec, funcionário de carreira da estatal, inclusive ex-gerente geral de Refino; Fernando Cunha, na de Participações; Ricardo Castelo Branco, na Industrial; Xanan Rubin, na de Finanças; e o ex-ministrodo Desenvolvimento Agrario, Miguel Rosseto na de Relações com Produtores.

  3. A usina começará a funcionar, imediatamente, sob o comando da nova empresa, apesar de ter sido construída através da Diretoria de Gás e Energia da Empresa-mãe, que tocava, até agora, o Programa de Biodiesel.

  4. A candidata a vereadora, pelo PT, em Salvador, Rose Bassuma, mulher do deputado federal Bassuma, mandou pintar muro com seu nome na vizinha cidade de Simões Filho, sendo perfeitamente visível por quem transita na BR-324. Agora, as perguntas: é permitido fazer propaganda de vereador em outro município ? Não caracteriza possível existência de eleitores alistados em Salvador com domicilio fraudado?

  5. Quem anda pelo interior do Estado está achando as campanhas dos candidatos, de modo geral, extremamente mornas, com os movimentos limitados a pintura de muros. A queixa generalizada é a falta de grana para financiar os eventos mais dispendiosos e decisivos para os pleitos, como comícios e carreatas. Por um lado é bom, dado a pouca influência do poder econômico, tão combatido pela Justiça Eleitoral e que prevalece mesmo quando existe o capilé. 

   6. Em Salvador, segundo os especialistas, o campeão em abrir letreiros em muros é o vereador Alfredo Mangueira. Estima-se que já tenha mandado pintar mais de 3.000. Só no bairro da Liberdade seriam mais de 1.500.

   7. Há, em Cajazeiras, um camarada especialista na matéria pichar muros. Cobra por lotes, para pichar e para apagar, conforme manda o cliente. Com ele trabalham mais de 70 pessoas e vários veículos. O galpão do homem está repleto de latões de tintas de 18k até o teto.

   8. Segundo pesquisa publicada em Veja o PCdoB é o partido mais fiel e seus integrantes não ficam pulando de galho em galho. Já o PV é o mais infiel. É o partido da folhagem e seus membros ficam iguais a camaleões. 

   9. Mais uma de Veja, o prefeito de Newark, Nova Jersey, Cory Booker,  Estados Unidos, está conseguindo reduzir os índices de violência em sua cidade. A receita: despertar nas pessoas à cidadania, mais empregos, mudar os plantões das delegacias para os locais onde os crimes acontecem, instalar câmaras de big-brother e mais firmeza na represssão com tecnologia.

  10. O governo da Bahia deveria mandar uma equipe nesta cidade e copiar o modelo (em parte) e aplicar em Salvador.

  11. Se a moda pega em Salvador, o que será de nós? O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) resolveu montar, na cidade do maior eleitorado brasileiro, uma fórmula escancarada para interferir nas pesquisas de opinião, alertando, por oficio circular, às Sub-Prefeituras para adotarem procedimentos especiais, quando souberem de entrevistas nas suas áreas de atuação, no sentido de influir na opinião do pesquisado. 

  12. Que louco esse Kassab.

  13. Barack Obama, Democrata, está liderando a pesquisa nos Estados Unidos com 9 pontos na dianteira de MacCain, o republicano. Se seguir nesse camihar vai dar uma surra de votos.

  14. Essa proposta de Walter Pinheiro (PT) de abrir as escolas municipais aos domingos tem um cheiro de romantismo. Quem conhece a realidade da administração sabe que essa é uma das tarefas mais difíceis de serem implementadas, dada a logística, custos operacionais, depredações e outros.

  15. Pouca vergonha a foto de Chavez e o rei Juan Carlos dando gargalhadas.

  15. O candidato a prefeito Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), começa as atividades desta terça-feira (29/07) às 6h30 da manhã, fazendo panfletagem no Pólo Petroquímico de Camaçari, na porta da empresa Air Products. Às 8h, concede entrevista à TV Câmara, na Câmara Municipal de Salvador. Durante a tarde, Pinheiro se reúne com a coordenação de campanha, em seu comitê eleitoral, para discutir o programa de governo.        

  15. O candidato a prefeito Antonio Imbassahy, PSDB, nesta terça-feira, 29, concede entrevista a rádio Nova Salvador; 11h30min - Entrevista para a TV Câmara (Câmara de Vereadores); 15horas - Reunião com lideranças comunitárias

  16. Ainda repercute entre os fiéis que seguiram a tradicional Procissão de
Nossa Senhora Santana, sábado passado em Feira de Santana, os protestos com que o padre Pedro Júnior criticou o crescente quadro de violência naquela cidade.

  17. O pároco acentuou a contradição de a Procissão de Santana percorrer as
ruas da cidade "manchadas de sangue pela violência", numa alusão ao
número de mortes que vem atormentado a população e ganhando espaço nos
meios de comunicação locais. Enquanto isso, o cardeal arcebispo dom Geraldo Majella pede um dia de orações contra a violência.

  18. O candidato da coligação A Voz do Povo (DEM, PR, PRB, PTC, PTN, PRP, PSDC e PTdoB) à prefeitura de Salvador, ACM Neto, entrou com duas representações contra o adversário João Henrique Carneiro (PMDB). Nas duas, o democrata acusa o peemedebista de cometer crime eleitoral, punido até com detenção pelo artigo 331 do Código Eleitoral brasileiro, de usar o cargo que ocupa para impedir ACM Neto de fazer propaganda em muros da cidade.

   19. Na primeira representação, a coligação A Voz do Povo acusa João Henrique de ter usado ilegalmente o cargo que ocupa para tentar impedir a propaganda de ACM Neto nos muros de residências.

   20. Os advogados relatam que, no dia 22 de julho de 2008, compareceram ao comitê eleitoral de ACM Neto, no Rio Vermelho, cinco fiscais da Secretaria de Serviços Públicos da prefeitura, a fim de proceder à lavratura de auto de infração, sob o argumento de que o democrata estaria veiculando propaganda eleitoral em bens públicos ou sem autorização de proprietários de imóveis residenciais.

  21. Os advogados de ACM Neto lembram que, pela resolução de número 22.718/2008 do Tribunal Superior Eleitoral, em seu artigo 67, define que o poder de polícia acerca da propaganda eleitoral é exercido pelos juízes eleitorais e designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos municípios com mais de uma zona, e não pelos candidatos, partidos ou coligações. Além disso, os advogados afirmam que todos os muros pintados por ACM Neto possuem autorização por escrito dos proprietários dos imóveis residenciais.

   22. Foi durante o rápido discurso que fez no campo de futebol de São Caetano, após caminhar por ruas do bairro, que o prefeito João Henrique, candidato à reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador, cobrou maior atuação do governo do estado na questão da segurança pública.
 
  23. Num tom duro, disse que a segurança é uma atribuição estadual, mas que devido à "inércia e inoperância" dos órgãos encarregados de garantir a tranqüilidade da população baiana, a prefeitura resolveu "se intrometer" numa área que não diz respeito ao município.

  24. Disse isso para justificar as ações que o município vem desenvolvendo buscando oferecer maior segurança aos usuários: a instalação de câmeras de segurança nos ônibus, a criação da guarda municipal, o projeto Big Brother. "Não dá para fechar os olhos e dizer que nada temos a ver com isso.

  25. Dezenas de pessoas morrem diariamente em chacinas, assaltos a ônibus, são vítimas de seqüestros relâmpagos. As pessoas já não têm a tranqüilidade de sair de suas casas com a certeza de que voltarão. Não dormimos enquanto nossos filhos estão na rua", disse o candidato.