Política

CINCO MULHERES AFRO-DESCENDENTES HOMENAGEADAS NO DIA DA MULHER NEGRA

Vide
| 28/07/2008 às 16:14

O Dia Internacional e Municipal da Mulher Negra, 25 de julho, foi comemorado pela Câmara Municipal em grande estilo: com uma sessão especial que homenageou, com a Medalha Zumbi dos Palmares, cinco mulheres afro-descendentes que se destacaram na luta contra o preconceito racial.

Por iniciativa da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Eron Vasconcelos (DEM), foram condecoradas a juíza Luislinda Valois, coordenadora dos Balcões de Justiça e Cidadania; a delegada Isabel Alice de Pinho, diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida; a advogada Sílvia Cerqueira, presidente da Associação Nacional dos Advogados Afro-Descendentes; a diretora do 3º Centro de Saúde da Liberdade, Alda Veloso; e a nova superintendente municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mônica Kalile, fundadora do Grupo Cultural e Carnavalesco A Mulherada.


Segundo a vereadora Tia Eron, a concessão da honraria que homenageia o herói negro Zumbi dos Palmares foi a forma que encontrou para reconhecer os serviços prestados por essas mulheres, cada uma em sua área de atuação, à luta pela resistência dos negros contra todas as formas de opressão. O deputado federal Bispo Márcio Marinho (DEM) prestigiou a sessão, compondo a Mesa ao lado da vereadora e das homenageadas.

 

Negros malês


A juíza Luislinda Valois dos Santos, coordenadora e idealizadora do Balcão de Justiça e Cidadania, vestiu-se em homenagem aos negros malês e fez um paralelo entre sua vida e a de Zumbi, identificando várias semelhanças. Os dois nasceram em Alagoas, perderam a mãe cedo e começaram a trabalhar também cedo.
 
"Enquanto ele pegou nas armas para fazer justiça, eu segui o caminho da educação. Sofremos muito preconceito, mas seguimos em frente sem medo de sermos felizes. Até hoje meus cabelos rastafari causam indignação nos tribunais", declarou emocionada.


Entre os trabalhos que a juíza desenvolveu, Tia Eron ressaltou o projeto de inclusão social das comunidades quilombolas. A vereadora fez questão, também de saudar Mônica Kalile pela posse, no mesmo dia, na Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres.

"Tenho certeza que você vai ter raça e gana para lutar contra a discriminação e as desigualdades raciais", apostou Eron. "Com a força dos inquices, espero corresponder à altura", agradeceu a superintendente. A banda A Mulherada, fundada por Mônica, e o cantor Jorge Marques se apresentaram em homenagem às mulheres negras