Política

MINISTROS QUE PODEM DAR DEPOIMENTOS PARA JOÃO E PINHEIRO. VALE A PENA?

As sabáticas
| 25/07/2008 às 20:26
Gil diz mais uma vez que vai deixar Minc. Juca foi ao Bonfim e mandou rezar uma missa (Foto/Div)
Foto:
  Primas líneas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. A pesquisa DataFolha causou um reboliço geral nas campanhas dos candidatos a prefeito de Salvador, especialmente de João Henrirque (3º colocado) e Walter Pinheiro (4º colocado). A conversa geral era de que, ou mexem nas estratégias de campanha, ou se viram nos 30 e vão se apresentar no Faustão. 

  2. Equipes de TV dos dois candidatos, últimos colocados com competitividade, já estariam percorrendo a Esplanada dos Ministérios, Brasília, em busca de gravar depoimentos de ministros, em favor dos seus apadrinhados, para serem inseridos na propaganda do horário eleitoral. Com Lula dizendo que está fora do problema, mas liberando seus ministros o quadro é o seguinte:

  3. Em relação ao PDMD teme-se Edson Lobão, de Minas e Energia - senador maranhense saído do PFL para o PMDB, indicado pela família Sarney, só pensa em voltar ao governo do Maranhão e poderia gravar para João. Mas, não é conhecido na Bahia.

  3. Reynolds Stephanes, da Agricultura e Pecuária - deputado federal paranaense, célebre pela sua atuação na área da Previdência no Governo FHC, quando introduziu mudanças profundas nos direitos dos aposentados, bem como, agora, pela polêmica retirada da Ceplac do comando da Bahia. Não valeria pena seu depoimento, para o eleitor de Salvador. 
 
  4.José Carlos Temporão, da Saúde - indicação do PMDB carioca, como sumidade técnica, está na berlinda por sua polêmica atuação, inclusive pela recorrência dos altos índices de epidemias crônicas. Temporão defende o aborto e este é um tema que JH não quer nem ouvir falar durante a campanha.
 
  5. Márcio Fortes, das Cidades - indicação do PP, vive sob constantes suspeitas de acusações de corrupção nos convênios firmados, dentro do PAC, com centenas de municípios, que se encontra sob apuração da PF, cujo objeto é a Operação João de Barro. JH trocou a secretário da Habitação, Ângela Gordilho, por Antonio Abreu, do PP, mas os resultados ainda não apareceram. Abreu não disse para que veio. Até rima.

  6. Carlos Lupi, do Trabalho - cargo do PDT, brizolista convicto, mas sem maior expressão na sua atuação ministerial. Tem ao seu favor a geração de carteiras assinadas no Brasil. Mas, em compensação, o desemprego em Salvador continua sendo o mais elevado entre as regiões metropolitanas pesquisadas no país. 

  7. Hélio Costa, das Comunicações - senador mineiro pelo PMDB, conduz a pasta de maneira sóbria, com destaque pela TV de alta definição. É muito conhecido em BH.

  8. Geddel vieira Lima, da Integração Nacional, este é o maior cabo eleitoral de JH e está fazendo uma força enorme para reelegê-lo. Um depoimento seu na TV em favor de JH vale em termos, mas, determinação e apoio a campanha de JH são fundamentais.

  9. Agora, vamos aos ministros que podem dar uma força a Pinheiro. O principal deles é Gilberto Gil, do Minc, filiado ao PV. Não tem tantos votos em Salvador, como no passado, mas, uma fala sua em favor de João como aconteceu com Wagner em relação a Paulo Souto, em 2006, vale muito. Gil é um ícone para uma parcela da baianada.

  10. Juca Ferreira, substituto de Gil no Minc e ministro de fato e de direito. Uma opinião de Juca em favoir de João não acrescentaria grande coisa. Mas, vale. É melhor do que um testemunhal de Zulu.

  11. Orlando Silva, dos Esportes, está mais preocupado com as Olimpíadas de Pequim do que com Salvador, embora seja baiano da região de Feira de Santana. Não faz o menor efeito uma declaração dele em favor de JH.

  12. Na Controladoria com status de ministro ainda existem Jorge Hage e o ex- ministro Waldir Pires. Waldir está engajado de corpo e alma na campanha de Pinheiro e acrescenta os votos tradicionais da chamada esquerda. Hage não tem mais cabedal política.

  13. Daí que, em resumo, é preferível que esse dois candidatos fiquem (e sonhem) com o apoio do presidente Lula. Este sim, tem farinha no saco. No mais, depoimentos aqui e acolá não vão modificar os rumos da campanha em Salvador.

  14. Agora vamos a alguns detalhes da pesquisa DataFolha. Os candidatos que poderiam ser classificados como nascidos no berço do carlismo, ACM Neto e Antonio Imbassahy tiveram somados 52% dos votos. Foi com esse percentual que Imbassahy ganhou as eleições de 1996 e 2000 no primeiro turno.

  15. ACM Neto, com os atuais 27% já passou César Borges, em 2004, o qual, no segundo turno só chegou a 24.7% do eleitorado. 

  16. Detalhe: João Henrique teve 75% dos votos no segundo turno, em 2004. Hoje tem 19% e uma rejeição de 38%. Isso significa dizer que 37% daqueles pessoas que votaram para ele, em segundo turno, em 2004, não votariam mais. É algo assim em torno de 600 mil votos nos dias atuais.

  17. A pesquisa DataFolha acabou com o eufesmismo de A Tarde em querer colocar num mesmo saco Neto, Imbassahy e JH. A Tarde, a rigor, quer ficar de bem com todos.

  18. Walter Pinheiro, pela performance atual (7% dos votos) tem menos eleitores do que o Bolsa Família de Lula em Salvador.

  19. César Maia, o qual, é mestre em análise de pesquisas diz que candidatos num mesmo grupo (JH e Pinheiro) devem atacar os adversários. Não podem ficar disputando o mesmo espaço, os mesmos eleitores.

  20. Agenda do candidato João Henrique neste final de semana: Sábado, 8h, café da manhã com comissão de moradores do Parque Júlio César, Ed. Marcelo; 9h - visita ao Jardim Placaford - Praça Edson (atrás do Habib`s)  - Encontro das Árvores  - Piatã; 

11h - caminhada nas ruas São Jorge e Clécio Rocha - São Marcos (ponto de encontro: Projeto Cultural Axé; 17h 30min - Desfile de Formatura do Projeto Modelart - Abrigo D. Pedro II (administrativo); 19h - Visita a Igreja do Evangelho Quadrangular - Av. Vasco da Gama - Reverendo Valdemar.  


  21. O domingo de João: 9h, concentração da Caminhada em São Caetano (concentração no fim de linha de Capelinha de São Caetano); 11h - visita do Prefeito a Rua de Lazer - Baixa do Manú - Pernambués; 11h - Aaertura do Encontro Negro do Subúrbio - Escola Santo Antônio das Malvinas, Fazenda Coutos - com a presença apenas do candidato a vice-prefeito, Edvaldo Brito; 16h - Igreja Petencostal Deus é Amor, Concha Acústica.

  22.  O candidato a prefeito Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), participa, neste sábado, de atividades com diversos segmentos sociais. Às 7 horas da manhã, visita o Posto do Salvamar em Patamares. Em seguida, participa de caminhada pelas ruas de Cosme de Farias, que sai às 9 horas do Largo dos Paranhos. Às 10h30, segue para a Avenida Vasco da Gama, onde participa da inauguração do comitê eleitoral do candidato a vereador Walmir França (PT).  Depois, vai para o Rio Vermelho, onde, às 11 horas, acompanha a inauguração do comitê do candidato a vereador Celso Cotrim (PSB).


  23. Acompanhado do candidato a vereador Roberto Leão (PSB), ao meio-dia Pinheiro visita a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, em Amaralina, onde acontecem ações sociais voltadas para a comunidade. Depois, segue para a Avenida Sete de Setembro às 14 horas, para a inauguração do comitê de Wesley Moreira, candidato a vereador pelo PCdoB.


  24. Às 15 horas, Pinheiro participa de uma carreata de apoio à sua candidatura em Dom Avelar, saindo do Hospital São Rafael. Em seguida, vai para o bairro de Mussurunga, onde, às 17 horas, acontece a inauguração do comitê do candidato a vereador Rogério Fagundes.  


  25. À noite, participa de uma festa, às 19h, no Terreiro Olga do Alaketu, no bairro de Luis Anselmo, acompanhado da vereadora e candidata a reeleição, Olívia Santana. Depois, segue para o Rio Vermelho, para a inauguração do comitê eleitoral de Carlos Valadares, candidato a vereador pelo PCdoB. Pinheiro encerra as atividades do sábado em Paripe, no Subúrbio Ferroviário, onde acompanha o lançamento da candidatura de Palhinha (PSB) a vereador.  

  26.  ACM Neto, candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, passa 33 horas do final de semana no Subúrbio. A programação de ACM Neto no Subúrbio começa no sábado (dia 26), às 9h, com uma carreata que terá concentração na Baixa do Fiscal (sentido Paripe). Às 11h, o democrata grava para a propaganda eleitoral de rádio e TV, que tem início em agosto. Às 15h, ACM Neto faz caminhada na Fazenda Coutos III (concentração na sinaleira da Estrada da Base Naval). Às 16h, o candidato se encontra com lideranças do vereador Isnard Araújo (PR), no Flamenguinho Esporte Clube, em Periperi. 

  27. Ainda no sábado, às 17h30, ACM Neto participa da inauguração do comitê da candidata a vereadora Andréa Mendonça, filha do deputado federal Félix Mendonça. O comitê fica no Conjunto do 2º Distrito Naval, em Paripe. Às 19h, ACM Neto vai ao lançamento da candidatura a vereador de Saulo Calmon, no final de linha de São João do Cabrito. As atividades do sábado serão encerradas com um comício, às 20h, na Praça João Martins, em Paripe.

  28. No domingo, às 9h, ACM Neto faz caminhada no Alto de Coutos (concentração no final de linha). Às 10h30, se encontra com lideranças do candidato a vereador Cláudio Tinoco, filho do falecido Eraldo Tinoco, na Rua Ambrósio Calmon, em Periperi. Às 11h30, ACM Neto tem encontro com amigos do candidato a vereador Geraldo Júnior, no final de linha de Visa Alegre.

  29. Ainda no domingo, às 15h, ACM Neto se encontra com lideranças do vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM), no Espaço Ed Festas, em Periperi. Às 16h30, o democrata se encontra com lideranças de André Araújo, em frente ao cartório de Paripe. Às 18h30, encerra as atividades no Subúrbio com a presença em um evento com lideranças do candidato a vereador Doutor Pacheco, na Joanes Leste, no Lobato.

  30. Agenda de Imbassahy: Sábado, 26, 10h - Caminhada na Fonte do Capim, San Martin; 11h - Inauguração do comitê do candidato a vereador Virgílio Pacheco (PPS), Largo da Cruz da Redenção, Brotas; 14h - Visita a Vila Imbassahy, Barbalho; 15 h- Caminhada no Caminho de Areia e Massaranduba; DOMINGO (27/07); 10H - Visita ao bairro de Saramandaia; 11H - Caminhada em São Cristóvão.

  31. A Prime Eventos informa que, por motivos de força maior, o evento Conexão Mulher Moderna a ser realizado amanhã 26/07 foi adiado. Quando definida nova data entraremos em contato. Comunicamos ainda que os ingressos adquiridos poderão ser reembolsados nas lojas ticketmix. Pedimos desculpas pelos transtornos causados.

  32. Quer dizer: passaram a semana dizendo que iria haver um evento, coisa e tal, mandando notas à imprensa e agora vêm com essa desculpa esfarrapada.

  33. O Caranguejo do Sergipe colocou outdoor na cidade dando conta de que tem táxi a serviço dos clientes diante da Lei Seca. Está com medo de quebrar. Na Cabana da Cely, em Lauro, o movimento no final de semana caiu 40%. Tá sobrando puã.

  34. Primeiro município a iniciar os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lauro de Freitas é também o primeiro a entregar uma obra pronta.  Neste sábado (26), os 5.425 metros quadrados da Estrada Dr. Maurício, principal rua da Chácara Thaiti, em Itinga, será entregue à população completamente drenada, pavimentada e urbanizada. A rua faz parte do conjunto de 38 ruas de Itinga que serão beneficiadas com recursos do PAC.