"As escolas comunitárias nos bairros oferecem tranqüilidade às mães que trabalham durante o dia e dão base educacional às crianças desde cedo", disse Pinheiro, recordando sua luta, desde 1997, para transformar o FUNDEF (hoje FUNDEB) em um fundo que garantisse a educação básica a todos os brasileiros, da creche ao final do Ensino Médio, inclusive àqueles que não tiveram acesso à educação em sua infância.
A professora e educadora Edilcye Costa falou da proposta de criar um núcleo de apoio às mulheres do subúrbio e destacou dois convidados da comunidade para presentear os candidatos. Pinheiro ganhou livro escrito pelo professor Climério Neto, inspirado em figuras e locais do Subúrbio Ferroviário; e Lídice ganhou um par de sandálias customizadas por mulheres da Associação.
Usina de Asfalto
Antes mesmo do café da manhã, às 6 horas, Pinheiro madrugou na porta da Usina de Asfalto da SUMAC - Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade, em Campinas de Pirajá, onde panfletou, ao lado do candidato a vereador Marcos Pimentel (PCdoB), para funcionários da Prefeitura, terceirizados e caçambeiros. O candidato ouviu muitas reclamações sobre as condições precárias de trabalho.