Política

PT APOIA JÔ MORAES EM BH E CAUSA ESTRAGO NA IMAGEM DE AÉCIO NEVES

A agenda dos candidatos
| 24/07/2008 às 23:16
O rei do tênis. Ninguém consegue deter o "miura" espanhol Rafa Nadal, em Toronto (F/ElPaís)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
 

   1. Desde que foram criadas, no sistema democrático, as diversas formas de representação popular, a disputa renhida sempre foi a preferida pela grande maioria dos eleitores. Nada de conchavos para acomodar os interesses dos principais concorrentes, senão o povo, que no cerne adora confrontos, sente-se traído e toma um caminho diferente do adotado pelos lideres, criando, sem intenção, o que se chama modernamente de 3ª via eleitoral.


   2. Na Bahia, registram exemplos notórios, principalmente em municípios, de pleitos, onde grupos tradicionalmente rivais selaram acordos para facilitar a assunção de posições e foram rechaçados pelo resultado final. Pode-se listar alguns mais emblemáticos :

  • Em 1958, pleito governamental, juntam-se Governador Antonio Balbino (PSD) e deputado Manoel Novais (PR) no apoio ao desconhecido Pedreira de Freitas, em detrimento da candidatura do então expressivo deputado Waldir Pires, mas o ainda combalido Juraci Magalhães (UDN), praticamente sozinho, ganha disparado;
  • Ano de 1970, eleição para prefeito de Rui Barbosa, unem-se o grupo de Sacramento Neto, presidente da ALBA, e o rival tradicional, no intuito de pacificar a política, quando surge a candidatura de então desconhecido contador e ganha o pleito pela diferença de 01 voto;
  • Em Jequié, eleição de 1972, unem-se os Lomantos e Borges, adversários tradicionais, porém quem leva é Landulfo Caribé, montado no seu lendário cavalo Baião Pagão;
  • Irecê, ano de 1982, juntam-se os Dourados e Lopes, que comandavam, em permanente alternância, o poder local, quando surge uma figura nova, Doinha, e vence.
  • Em 1996, campanha de prefeito em Vitória da Conquista, juntam-se o grupo de Pedral Sampaio (PMDB) e o carlismo histórico, rivais ferrenhos ao longo de décadas, mas termina vencedor o PT, com Guilherme Menezes;

   4. Em 1990, na Bahia, foi tentada uma famosa união de forças antagônicas, mediante proposta de ACM, recém saído de delicada cirurgia coronariana, para que ele fosse o candidato a senador e Roberto Santos (PMDB), governador, mas sem formalizar a aliança, contando, cada sigla, com o respectivo companheiro de chapa de maneira pró -forma.
 
   5. Houve até reunião no Rio de Janeiro, envolvendo notáveis dos partidos, mas o governador Nilo Coelho, sentindo que o momento era de fraqueza do tradicional adversário, resolveu ir para o embate, como forma de deferir o golpe de misericórdia. Resultado: ACM foi obrigado a ir para o sacrifício de candidatar-se, pela 1ª vez na via direta, e ganhou o pleito. O resto da historia todo mundo sabe, com 16 anos de domínio carlista.


   6. Agora, pode estar surgindo um caso de caráter nacional, precisamente na cidade de Belo Horizonte: o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) forçaram a barra e conseguiram a união formal em torno de um candidato, Marcio Lacerda (PSB), como ensaio para 2010, quando  Pimentel tentaria o Governo e  Aécio iria para Presidente ou Senador.


   7. Pela pesquisa IBOPE, o acordo pode ir para o brejo. O candidato arranjado (Márcio Lacerda) está em 3º lugar na pesquisa, com apenas 6 %, enquanto que a candidata do PC do B, deputada Jô Moraes, arrancou 20%, notando-se claramente que a militância petista a apóia. A artificialidade montada mexeu tanto com a cabeça do povo que o percentual de indecisos está na casa de 47%.  

   8. Se permanecer este quadro, mais uma vez a voz do povo dará uma lição nos políticos useiros de acordos de gabinetes para tentar engabelá-lo.  


  9. A Nextel, serviço de telefone móvel acoplado com canal de voz via rádio, anuncia a sua chegada a RMS, como grande novidade. Era o grande "must" do momento em termos de comunicação, no centro sul do Brasil, pela propalada impossibilidade de ser grampeado, para efeito de escuta das conversas, pelo que é aguardado, ansiosamente, por aqui.

  10. Pois bem, com a Operação Satiagraha da PF, tanto este sistema como o skype, via internet, foram desmistificados, com as escutas realizadas aos montes. Agora tem que aparecer outro sistema urgente, senão os negócios escusos ou secretos vão minguar, o que neste mundo de difícil sobrevivência é muito improvável.


  11. Segundo dados constantes do site Transparência Bahia, mantido pela Secretaria da Fazenda do Estado, a Diretoria Geral da Secretaria de Agricultura foi quem mais gastou, durante o 1º semestre deste ano, com passagens aéreas atingindo o total de R$ 157.450,00, pagos em 106 faturas distintas. Como o Estado possui poucas cidades servidas por linhas de transporte aéreo, deduz-se que os funcionários dos setores administrativos estejam viajando muito pelo País afora ou mesmo para o exterior.


   12. O Bahia Já vai organizar uma lista de dirigentes eternos. Nos blocos de Carnaval tem um monte. Mas, vamos iniciar com dois exemplares interessantes. O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, substituiu Virgílio Elísico (este foi para a CBF) em 2001 e agora foi reeleito até 2015. Nunca ví mandato desta natureza, exceto no Zimbabué. 

   13. O segundo exemplar é a museóloga Sylvia Athayde que está na direção do Museu de Arte da Bahia desde 1991. Lá se vão 17 anos, 4 mandatos de Presidente da República e uma quebra de 365 dias. 

   14. O presidente Lula diz que "tá fora" da eleição municipal. Mas, o pessoal que orienta seu marketing está montando um estúdio em BSB para ele fazer gravações apoiando seus candidatos. Quem entende?

  15. Muitos PMs do escalão intermediário - sargentos, soldados, sub-tenentes - moram no Conjunto Pirajá I. Os reajustes da CEF nos preços dos apartamentos está deixando vários deles sem condições de pagar os imóveis. Temem o despejo e irem morar nas invasões do bairro.

  16. Em Feira, além da candidatura de Jilmar Néri Costa (PT), que foi considerada inapta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - pelo excesso no número de candidatos na chapa proporcional, o próprio Partido dos Trabalhadores solicitou, no dia 14 passado, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, a retirada do nome do filiado.
 
  17. Feira de Santana está com menos outros seis candidatos a vereador também considerados inaptos pelo TSE. São: Chicão, Danilo Bezerra e Juquinha do Trenzinho, do PSDB; Antônio Moreira, Elton Filho e Vado, do PSDC. A informação está no link Divulgação de Registro de Candidaturas (Divulgacand) do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/divulg_cand.htm).
 
  18. Agenda dos candidatos João Henrique e Edvaldo Brito para esta sexta-feira, 25: Manhã: - agenda administrativa; 11 horas - entrevista à Casemiro Neto - TV Aratu Tarde: 15h - agenda externa - visita ao parque Sílvio Leal - Via Regional - Cajazeiras 17h - agenda administrativa 18h - visita às obras de contenção de encostas em Sussuarana.

  19. Agenda do candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, 25, 15h, caminhada no Curuzú, Liberdade; 17h - Visita ao Cassange, em São Cristóvão.

  20. Nesta sexta-feira, 25, dia de São Cristóvão, o candidato a prefeito Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), participa, pela manhã, de uma homenagem ao santo, padroeiro dos Rodoviários. Às 8 horas, faz caminhada com a categoria, do Aquidabã até a Igreja da Conceição da Praia. Depois, às 9 horas, se reúne com moradores de São Cristóvão para outra caminhada pelas ruas do bairro. Ao meio dia, segue para o Mercado Modelo, onde os rodoviários continuam a comemoração ao santo padroeiro com uma feijoada.


  21. Pela tarde, Pinheiro se reúne com lideranças do Nordeste de Amaralina, às 17 horas. Depois, segue para o Largo de Santana, no Rio Vermelho, onde participa de um encontro com professores, às 19 horas, para a inauguração de um comitê de apoio à sua candidatura. Às 19h30, participa da inauguração do comitê eleitoral do candidato a vereador Moisés Rocha (PT), na Avenida Joana Angélica.


  22. Às 20 horas, tem encontro, no Dique do Tororó, com lideranças de diversas categorias organizadas, que manifestarão apoio às candidaturas de Pinheiro para prefeito e Marta Rodrigues para vereadora. O candidato petista encerra as atividades de sexta-feira no bairro de Nazaré, onde participa da Noite Lilás, uma comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres Negras e Caribenhas, às 20h30. 


  23. A direção do PCdoB comemora o resultado da organização e planejamento para a campanha eleitoral desse ano e mostra os resultados: tem 1.158 candidatos a vereador nos 321 dos 417 municípios; 49 candidatos a prefeitos (em 2004 foram 12) e 62 a vice, contra os 31 da última eleição.
 
  24. O crescimento do partido, segundo o deputado Edson Pimenta, é resultado da correta estratégia adotada pela direção partidária e do compromisso assumido pelas lideranças e militância em todos os municípios baianos. No ranking eleitoral, o PCdoB ocupa a sétima posição entre os dez principais partidos, superando legendas como o PSB, PTB e PV.


  25. O presidente do partido, Péricles de Souza, comemora os números e afirma que o PCdoB consolida as bases para assegurar, em 2010, a continuidade do processo de mudança em curso no país.