Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. A movimentação do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em direção a Bahia tem duas interpretações de "prima línea". Uma delas, natural, em sendo baiano quer prestigiar sua terra trazendo para o Estado investimentos importantes da empresa e setores decisórios nas plantas de pessoal e gestão financeira, conforme anunciado por este site no último dia 11.
2. A outra vertente é política. Sérgio Gabrielli embora economista e professor por formação acadêmica foi candidato a governador da Bahia, pelo PT, no início da década de 1990, e certamente está acalentando esse sonho de chegar ao Palácio de Ondina, substituindo o governador Jaques Wagner.
3. Daí que essa movimentação de Gabrielli e da Petrobras, evidentemente com os beneplácitos do presidente Lula da Silva e do governador Wagner, tem um olho no santo e outro na missa.
4. Hoje, soube-se a boca miúda que além da Petrobrás Biocombustíveis e das novidades que serão apresentadas em Candeias/Salvador, no próximo dia 29, uma grande empresa de Portugal, a Galpi estaria se associando a Petrobras para participar de um projeto no segmento biodisel, na Bahia.
5. Se a violência crescente e assustadora que está acontecendo na Região Metropolitana de Salvador fosse na época do governo Paulo Souto, ou de qualquer outro do então PFL, já teriam acontecido umas dez passeatas e protestos em Salvador, entre o Campo Grande e a Praça da sé. É que o pessoal do DEM não sabe comandar passeatas.
6. Em compensação está se espalhando pela cidade a máxima de que, se fosse num governo de ACM isto o que está acontecendo agora não aconteceria de jeito nenhum.
7. A desculpa de Arthurzinho de que "faltou torcida" para justificar o empate do Bahia por 1x1 contra o São Caetano, foi uma das mais esfarrapadas que já se ouviram, ultimamente. Fez lembrar Sotero Monteiro.
8. Antigamente, o discurso do pessoal do PT era de que faltava inclusão social para diminuir a violência. Agora, só se fala nas 201 viaturas novas para a Polícia. Que coisa!
Como mudam!
9. Os ônibus intermunicipais da RMS - Candeias, Camaçari, Simões Filho, etc - que chegam a Estação da Lapa estão liberando os passageiros no meio da rua. O primeiro piso está sendo ocupado com a interminável obra do Metrô.
10. A boa arrecadação do ICMS contabilizada pelo governo do Estado, no primeiro semestre, revela que os cofres do Estado estão cheios e os servidores estaduais que fizeram acordo em bloco na Mesa Central de Negociações ficaram chupando dedo. Agora Inês é morta.
11. Que loucura: estão vendendo até pinguins da Patagônia encontrados nas praias da Baía de Todos os Santos. Antigamente, só eram vendidos em Salvador, os "pinguins"de geladeira.
12. O jornalista ZédeJesusBarrêto é mais um baiano que está afivelando as malas para ir trabalhar em Luanda, Angola.
13. O IBAMA e o ministro Carlos Minc autorizaram a construção da usina de energia nuclear Angra III. Há tempos que se fala em apagão no Centro-Sul e, pelo visto, a lanterna vermelha foi acesa.
14. O deputado federal Marcos Medrado (PDT) e o candidato a vereador Alcindo Anunciação (PSL), unindo forças, promovem no próximo dia 2 de agosto, no Esporte Clube Flamenguinho, em Paripe, um Encontro da Ação Mulher do Subúrbio Ferroviário visando produzir um documento no estilo Agenda 21, para ser entregue aos candidatos a prefeito de Salvvador.
15. O encontro deve reunir em torno de 500 mulheres e o deputado quer organizar um compromisso com os candidatos em relação ao Subúrbio Ferroviário, sobretudo ao seu porojeto de criar uma Zona Franca de Negócios e Serviços na área, propiciando a geração de emprego e renda.
16. O primeiro a receber o documento é o prefeito João Henrique, integrante da coligação ao qual pertence o deputado, mas, todos os demais também receberão o documento.