Vide
Diante do agravamento da crise na Segurança Pública, fazendo com que a Bahia se torne destaque negativo nos noticiários nacionais pela elevação nos índices de violência, bem como a falta de uma política pública para o setor, mesmo depois do governador ter substituído o secretário responsável pela pasta, os parlamentares de Oposição na Assembléia Legislativa, fazem, novamente, um apelo ao governador Jaques Wagner para que assuma pessoalmente o comando da Segurança Pública na Bahia.
O primeiro a tratar da questão foi o deputado Gildásio Penedo Filho (DEM), lembrando que o índice de assassinatos na Bahia aumentou 60% em 2008 em relação ao ano passado, cujo índice foi 40% maior que o ano anterior.
"Já está se tornando comum as chacinas e os roubos no estado da Bahia. É importante que o governador assuma pessoalmente o comando da Segurança Pública. Há um descontrole total no setor e a sensação da sociedade é que a criminalidade é quem comanda o Estado", afirmou Penedo Filho.
O deputado disse ainda que, "é lamentável a postura do governo do estado de não reconhecer a falência da atual política de segurança do estado. Se há um instrumento disponível e eficaz, que é a Força Nacional, não existe outra alternativa se não o envio 'Urgente' para reverter o alarmante crescimento da criminalidade na Bahia, a fim de acabar com a sensação de insegurança no Estado".
O deputado cita o exemplo do estado de Goiás que obteve, com a Força Nacional, uma redução de 42% na criminalidade nas quatro cidades em que a tropa trabalha. "O secretário de Segurança Pública de Goiás, Ernesto Roller, obteve uma redução bastante significativa na violência no estado, inclusive, está solicitando por mais seis meses o apoio da Força Nacional, se comprometendo a pagar a alimentação e a hospedagem dos soldados durante a operação". De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o governo do DF apoiará o pedido de Goiás para que a Força Nacional permaneça mais seis meses na região do Entorno.
O líder do Democratas, deputado Heraldo Rocha concordou com o apelo do deputado Penedo Filho. "A violência está atingindo índices alarmantes, e a própria polícia está sendo vítima da criminalidade. São mais de 20 policiais mortos apenas este ano. Imagine o que não está acontecendo com o cidadão comum. É mais do que necessário que o governador assuma o comando da Segurança Pública. É grande o apelo da sociedade por mais segurança. E quem está morrendo são os pobres, os negros, os moradores das periferias. Governador, saia do palanque e governe. Cuide da Segurança Pública", enfatizou.
A Bancada de Oposição enviou, no mês de abril, um requerimento ao Exmº Ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitando a intervenção da Força Nacional de Segurança Pública no estado. Ao requerimento, os parlamentares anexaram matérias publicadas nos jornais locais mostrando números sobre a necessidade do pleito. Em resposta, o Ministro informou que para o envio da Força Nacional é necessária uma provocação do chefe do execultivo do Estado.