Falando para os ciclistas concentrados na praça Municipal, o candidato lembrou que o uso da bicicleta tem sido adotado no mundo inteiro. "O meu compromisso é estimular esse meio de transporte também na nossa cidade", garantiu. Pinheiro tem insistido na busca de alternativas para o caótico trânsito de Salvador, que recebe trinta mil novos automóveis todos os anos.
Ele disse que pretende, inclusive, fazer estacionamentos para bicicletas nas estações do Metrô e nos shopping centers. O petista recordou que a bicicleta era o seu meio de transporte na adolescência para deslocar-se diariamente entre o bairro Uruguai, onde morava e o colégio Luís Tarquínio, onde estudava.
As palavras de Pinheiro foram recebidas com entusiasmo por alguns ciclistas presentes no evento. "Só vou votar em candidatos que tenham compromisso com o cicloativismo", garantiu Valci Barreto. "Quando puder andar de bicicleta entre a Orla e o Comércio e entre o Comércio e o Subúrbio vou ficar de bem com a vida", apoiou o professor Reginaldo de Souza.
Um dos organizadores do evento foi o vereador Reginaldo Oliveira (PC do B), candidato a reeleição. Para demonstrar a viabilidade do ciclismo em Salvador, ele disse que fez o seguinte teste: saiu de Itapuã no mesmo momento em que saiu um ônibus do sistema de transporte público e chegou na praça Municipal dez minutos antes.
Os ciclistas saíram da Praça Municipal às 9h15min em direção ao Jardim dos Namorados, de lá retornariam para o local da partida, onde seriam sorteadas dez bicicletas, cinco delas doadas pelo presidente do sindicato dos donos de supermercados, Teobaldo da Costa, que também é um cicloativista.