Política

JOÃO HENRIQUE ANUNCIA CRIAÇÃO DO PARQUE VALE ENCANTADO, EM PATAMARES

Vide
| 20/07/2008 às 20:18
João Henrique foi ao Vale Encantado com o candidato a vice, Edivaldo Brito (F/Fábio di Castro)
Foto:

A criação do Parque Vale Encantado foi comemorada hoje (20) pela manhã pelos moradores de Patamares, que receberam a visita do prefeito João Henrique, candidato à reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador.

Acompanhado do candidato a vice, Edvaldo Brito, e do presidente da Câmara Municipal, Valdenor Cardoso, além de candidatos a vereador, João Henrique percorreu trecho da trilha ecológica, seguindo depois para o bairro D. Avelar, onde participou de caminhada.


João Henrique ressaltou a importância do parque para a população de Salvador, lembrando sua chegada à prefeitura, em 2005, onde não encontrou uma estrutura institucional sequer para cuidar do meio ambiente, contrariando a Constituição Federal. "As decisões eram tomadas pela Conder, que rasgava as áreas ambientais. Nós criamos a Superintendência Municipal de Meio Ambiente", disse.


O companheiro de chapa, Edvaldo Brito, chamou a atenção para a importância das emendas no PDDU que repensou o projeto, beneficiando o verde e protegendo a fauna e flora do corredor ecológico, entre as avenidas Pinto de Aguiar, Paralela e Orlando Gomes. "Isso aqui não é um episódio eleitoral e sim político porque é a demonstração de que estamos preocupados com o meio ambiente", ressaltou. 


Segundo o empresário e ambientalista Eloy Lorenzo Júnior, morador de Patamares, antes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) 2008, o projeto que existia para a área era a construção de uma avenida, a Via Leste/Oeste. "Essa avenida foi retirada do PDDU para dar lugar ao parque, com dois milhões de metros quadrados de mata atlântica, brejos, lagoas e nascentes", revelou. A construção da avenida representaria a morte da flora e da fauna da região.


O parque será fechado com cerca de tela, para garantir sua preservação e inibir qualquer tipo de invasão, onde somente será permitido fazer trilhas, sem qualquer edificação. Além de animais em extinção, a região abriga vegetação de Mata Atlântica e área de duna, nascentes dos rios Passa Vaca e Troboggy, afluente do Rio Jaguaribe, sendo a maior área de drenagem natural existente em Salvador. 


A exposição sobre o parque aconteceu no auditório do Teatro Diplomata, em Patamares, onde candidato foi recebido pelos moradores com um café da manhã. De lá seguiu em comitiva para conhecer a trilha.



D. Avelar


No bairro de D. Avelar, acompanhado de lideranças comunitárias e sua comitiva, o candidato participou de carreata e caminhada, culminando em um comício entre as ruas dos Jesuítas e dos Maristas. "O que incomoda os outros candidatos é que hoje existe um prefeito que trabalha para os pobres", disse.


Segundo o presidente da Associação de Moradores do Vale do Castelo Branco, Antonio Lima dos Santos, o bairro D. Avelar foi beneficiado com obras de drenagem, limpeza de canal e asfalto, nas ruas dos Romários, Osvaldo Cruz, Otariano e Vicentino. O campo de futebol ganhou refletores e tela em toda sua extensão. "São obras que beneficiaram nossa comunidade e que tem que ter continuidade com a reeleição de João henrique", salientou.