Para fazer um balanço das ações de governo neste primeiro semestre de 2008, o governador Jaques Wagner reuniu, neste sábado (19), no Centro Administrativo da Bahia, o secretariado e dirigentes de órgãos do Estado.
Segundo a secretária-chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, a avaliação é positiva. "Percebe-se o quanto o governo avançou nestes seis meses. Temos realizações comprovadas nas áreas de infra-estrutura, como conservação e reparo das estradas; de educação e qualificação profissional; no programa Água para Todos. Enfim, os bons resultados demonstram uma unidade de governo", analisou.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentou um conjunto de orientações sobre o processo eleitoral deste ano, que devem ser obedecidas pelos secretários e dirigentes de órgãos do governo estadual.
"A orientação é clara, as normas vão ser respeitadas e o governo vai continuar trabalhando dentro das regras para implementar seus projetos", disse o assessor geral de Comunicação, Robinson Almeida, sobre os procedimentos em ano de eleição.
COMENTÁRIO
DO BAHIA JÁ
Assustado com a baixa performance do governo (segundo a pesquisa A Tarde/Vox Populi apenas 22% de ótimo/bom) o governador Jaques Wagner reuniu sua equipe de governo para fazer um balanço do primeiro semestre de 2008, e, de resto, dos 18 meses da sua administração.
A matéria posta pela Agecom (vide acima) diz que a avaliação é positiva. É provável que, a partir desta segunda-feira, 21, o governo adote uma postura mais ofensiva para mostrar os feitos, coisa que não aconteceu até agora, sobretudo com uma comunincação mambembe.
Evidente que o governo, através da secretária Eva Chiavon, tinha que dizer que a avalaição é positiva. Mas, os números do DataFolha (divulgados no ano passado e os do Vox/A Tarde divulgados neste último sábado) mostram que o governo está estagnado e não avançou.
Outra pesquisa Vox Populi divulgada no ex-blog de César Maia, recentemtente, mostra que o governo Wagner só é melhor do que o de Ana Júlia Carepa (PT/Pará) e Yeda Crusis (PSDB/Rio Grande do Sul).
É claro que existem muitas obras e programas em andamento e nem sempre os resultados são visíveis a curto e médio prazos. Mas, entendendo-se que já se passaram 18 meses de gestão, o governo precisa se mexer mais. Certamente é isso que vai acontecer a partir desta segunda feira.