Política

CANDIDATOS A PREFEITO DE SALVADOR NÃO DÃO BOLAS À CLASSE MÉDIA

Comece bem a semana
| 20/07/2008 às 21:25
O mato toma conta de parte da Igreja de Santa Luzia, no Comércio. Orai por nós, Senhor (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Na segunda semana da campanha encerrada neste domingo, 20, os candidatos a prefeito de Salvador não apresentaram nada que sensibilize a classe média. Por enquanto, os cinco direcionaram suas falas e caminhadas para a população mais pobre da cidade, por ser a maior e mais necessitada. A ordem é gastar solas dos sapatos e subir e descer encostas e ladeiras nos bairros das classes C e D/E.

  2. O prefeito João Henrique, com uma administração mal avaliada pela pesquisa A Tarde/Vox, sobretudo na área ambiental com a aprovação de um PDDU que lhe trouxe resultados ruins do ponto de vista pólítico, hoje foi a Patamares anunciar a criação de um Parque (ecológico) no Vale Encantado. Corre atrás do prejuízo diante do PDDU/empresarial que conseguiu aprovar na Câmara.

  3. Esta semana o Ministério Público tomará uma decisão sobre a Avenida Centenário cujo Rio dos Seixos está sendo coberto por um "rio de concreto". O projeto é completamente anti-ecológico e está dizimando árvores ao longo da Avenida, vale que um dia foi a sesmaria de Diogo Álvares e Catarina Paraguaçu. Estão encobrindo a história com placas de concreto.

  4. O prefeito também enfrenta os ecologistas com a derrubada de amendoeiras no Porto da Barra em área que a Prefeitura recupera até o Farol da Barra. Parece até que os técnicos da Prefeitura desconhecem o impacto na sociedade do que significa derrubar árvores. A classe média é extremamente sensível a essa questão. Daí que, qualquer movimento nesse sentido, de maltratar o meio ambiente, os resultados são negativos. Deve ser o fogo amigo atuando contra João.

  5. ACM Neto anunciou neste final de semana a proposta de criar Centros Municipais de Gestão em 15 sub-áreas de Salvador, ou sub-Prefeituras. É igual a proposta de Walter Pinheiro também com esse mesmo propósito, eliminando as ARs e criando sub-prefeituras. São propostas inócuas porque tanto faz como tanto fez. ARs ou Centros Municipais ou Sun-Prefeituras são a mesma coisa.

  6. O problema é que esse tipo de ação descentralizada, como acontece em Curitiba, necessita muitos recursos (coisa que a Prefeitura de Salvador não tem) e vontade política. Uma sub-Prefeitura no modelo Curitiba conta com sede administrativa, banco, unidades de atendimento ao público e máquinas e equipamentos. É uma espécie de mini-Sucom/Sefaz/Educação tudo junto. Numa administração com muita disposição e dinheiro, em 4 anos, dá pra criar no máximo 4 ou 5 e veja lá.

  7. A proposta de ciclovias de Pinheiro é viável e até interessante. Bicicleta é um meio de transporte já usado em larga escala no interior da Bahia e em várias capitais no mundo. Esse problema, em Salvador, se resume ao campo da civilidade. Como estão furtando tudo que se vê pela frente, um sistema de segurança tem que estar agregado ao projeto.

  8. Fim de semana em alto astral para o futebol da Bahia, como há muito não se via. Bahia derrotou o líder da série B; e o Vitória fez o mesmo com o líder da série A. Ambos, por 1x0, gude preso. Se não tivesse a lei seca os torcedores do Bahia e Vitória teriam "lavado a égua" como se diz no bainês.

  9. Agora, veja bem: vai ter eleição para a Federação Bahiana de Futebol e Enaldo Rodrigues é candidato a reeleição. O curioso é que esse pessoal que dirige futebol entra numa entidade e não quer mais sair. Tá na hora de renovar.

  10. Mais duas chacinas em Salvador com 8 mortos. A capital "internacional" da Bahia virou terra de ninguém.
 
  11. Teria havido uma reunião de diretores da Vega, Dalta, Ilumina, Hot Line, Citiluz numa casa da praia de Buraquinho. Estranho né! Vão iluminar o que?

  12. Agenda do candidato do PMDB, João Henrique, para esta segunda-feira, 21:9h, reunião com assessores; 9h30min, reunião com deputados; 11h, reunião com Elsimar Coutinho para tratar de planejamento familiar.

  13. Agenda do candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, para esta segunda-feira, 21: 10 h - Reuniões internas com equipe de programa de governo e de comunicação; 15 h - Reunião com Conselho Político; 17h - Encontro com candidatos a vereador.

  14. Nesta segunda-feira, 21, ACM Neto passa o dia reunido com a equipe de elaboração do progama de governo. Às 22h, concede entrevista ao programa Detonando, da rádio Transamérica FM.

  15. Ninguém é de ferro. Os candidatos também têm que descansar.

  16. Tudo certo com a Band Bahia para o primeiro debate entre os candidatos, próximo dia 31, às 22 horas, com mediação do jornalista Arnaldo Ferreira, apresentador do Band Bahia Urgente. Em quatro dos cinco blocos serão perguntas entre sí para que o debate fique mais apimentado. A Band News também transmitirá a peleja.
 

  16. Curiosidade: as 10 mais maiores fobias da atualidade: Antropofobia - Medo da Sociedade humana ou aglomerações; 2º. Catisofobia - Sentar-se; 3º. Ciberfobia- Medo dos computadores; 4º. Cromofobia - Cores; 5º. Eleuterofobia - Liberdade; 6º. Fobofobia - Seus próprios medos; 7º. Fonofobia - Os próprios sons, falar em voz alta ou sons; 8º. Hipnofobia - Dormir; 9º. Unatractifobia - Pessoas feias; 10º. Pantofobia - Medo de tudo.
  
  17. Na próxima sexta-feira, dia 25, a livraria Tom do Saber, recebe mais uma edição do projeto Leitura Musicada. Entre os textos selecionados e adaptados por Thais Alves estão Uma Viola-de-Amor, de Vinícius de Moraes e três poemas de Florbela Espanca - Tortura, Dizeres Íntimos e Frieza. Além dos dois autores nacionais, Thais escolheu Eu, Pierre Rivière que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, do francês Michel Foucault. 

  18. Para dar vida aos textos os atores Marita Ventura e Caio Rodrigo vão estar acompanhados de Rowney Scott, no sax. Quem assina a direção do projeto é Cristina Dantas. A Leitura Musicada começa às 20h e tem entrada franca. A Leitura Musicada teve sua primeira edição em novembro de 2007, com o tema Erotismo. A temática muda a cada quatro meses e o evento é sempre na última sexta-feira de cada mês.

  19. O projeto tem como objetivo aproximar o público da literatura através da dramatização do texto e das inserções musicais.


  20. Os políticos de Lauro de Freitas são mais civilizados do que os de Salvador. São raros os muros pichados naquela cidade irmã da capital baiana.

  21. O governo do Estado estreou na TV um filme sobre o trabalho que vem fazendo para equipar a PM, com depoimentos de militares. Pelo menos já é alguma coisa.

  22. Monsenhor Sadock celebrou missa neste domingo, à noite, em memória de ACM com a presença de dona Arlete Magalhães, a viúva, e familiares do ex-senador e ex-governador da Bahia.

  23. Que trapalhada essa do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores. É tupiniquim mesmo.

  24. Morreu em Belo Horizonte o ex-prefeito da capital mineira, Célio de Castro. Era uma grande figura humana.  

  25. A Tarde também lançou uma campanha publicitária valorizando o seu produto, em out-door e na TV. Está se preparando para enfrentar o lançamento do novo Correio da Bahia.