Os catadores da Cooperativa de Reciclagem CANORE e lideranças do loteamento Nova República, do bairro de Santa Cruz, ouviram atentamente a proposta do candidato a prefeito pela Coligação Salvador-Bahia Brasil, deputado Walter Pinheiro, de criar um programa municipal integrado com as cooperativas para a coleta seletiva na cidade.
O encontro aconteceu hoje, no final da manhã, na sede da Associação Recreativa de Nova República e contou com a participação da vereadora Vânia Galvão, que é candidata a reeleição pelo PT.
Na oportunidade, Pinheiro conheceu o galpão onde a comunidade armazena o material recolhido. "Precisamos melhorar a capacidade de os cooperados, eles mesmos, processarem o lixo que não é lixo", afirmou o candidato, para quem a figura do atravessador - aquele que compra na mão do catador, processa e revende - ainda é um empecilho para o bom funcionamento das iniciativas espalhadas em Salvador.
Em Nova República vivem 12 mil pessoas, segundo o presidente da Associação, Manoel Bernardo, que apontou a desconfiança geral da comunidade, que ocupa uma área privilegiada entre a Pituba e o Itaigara, perante a atitude dos órgãos públicos municipais no embate com a especulação imobiliária. "Estou acreditando muito na sua campanha", disse Manoel a Pinheiro no final da reunião.
Químicos e Petroleiros