Política

PESQUISA VOX POPULI TERIA VAZADO NA REUNIÃO DA FIEB E SAI NO DOMINGO

Miudinhas sabáticas
| 18/07/2008 às 21:15
Rio de concreto na Avenida Centenário. MP ainda não recebeu explicações da Prefeitura(Foto/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. O meio político de Salvador está olhando com desconfiança a pesquisa Vox Populi que será revelada pela A Tarde no próximo domingo, 20. Esse instituto, até recentemente, estava contratado e fazendo avaliações da administração João Henrique a pedido do PMDB. Ninguém quer cometer sobre o assunto aguardando o resultado dos números. O BJá bem que tentou, porém, não conseguiu. A força de A Tarde é enorme e os políticos temem dar declarações sobre o comportamento do jornal.

  2. Uma pista no entanto foi dada durante a solenidade com o presidente da Sudene, Paulo Fontana, na FIEB, para tratar de sensibilizar o empresariado baiano a fim de que apresentem projetos pois o órgão tem dinheiro sobrando. O senador João Durval (PDT) teria sido acalmado sobre o quadro eleitoral de Salvador. E, como ao senador não foi pedido segredo este teria repassado informes a terceiros sobre a pesquisa.

  3. Pesquisa é assim mesmo. Tem sempre uns cabeças coroadas que sabem antes dos resultados serem publicados. O único instituto que consegue manter em segredo seus resultados é o DataFolha. O Ibope, então, a tradição era de muita gente saber antes o que era publicado. Pelo menos aqui na Bahia.

  4. Daí que, o resultado do Vox chegou à redação do BJá. Mas, como estamos proibidos de dar pesquisas sem registros no TRE e até respondendo uma ação interposta pelo PRB (vereador Sildervan Nóbrega e Raimundo Varela) contra este site por ter divulgado uma pesquisa do Instituto E-Leva vamos aguardar domingo. A Tarde diz que a pesquisa é exclusiva do jornal. E que, de agora em diante, o Vox não pode fazer análise para candidatos a prefeito de Salvador. Mas podia e fez. Daí a dúvida sobre a credibilidade da pesquisa que será revelada domingo.  

  5. O ex-secretário de Comunicação do governo João Durval (1983/1986), Alberval Figueiredo, encontra-se internado no Hospital São Rafael se recuperando de um procedimento cirúrgico no coração. Alberval está na semi-UTI e passa bem.

  6. A argumentação do PMDB para pedir prováveis impugnações de Antonio Imbassahy e ACM Neto pareceu assim coisa de amadores da política. 

  7. O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações está anunciando uma assembléia geral para dia 24, com pauta de indicativo de greve. Quer engrossoar o caldo com os funcionários dos Correios.

  8. Essa ação de juiza mandar arrombar porta de delegacia caiu mal, mais uma vez, para a imagem da Bahia. Uma briga entre o Judiciário e o Executivo é tudo que o governador Wagner não deseja.

  9. O Governo do Estado deveria fazer uma campanha institucional para que os baianos retornem ao Pelô. Até mesmo as autoridades governamentais que frequentavam o antigo La Lupa desapareceram da área. Hoje, num dos restaurantes do Pelourinho, dos poucos clientes que lá estavam não havia um baiano. A classe média de Salvador deu às costas ao Pelô. 

  10. Com a visível degradação do local além de uma campanha publicitária, de amor ao local, é preciso criar novos incentivos, lavar as ruas, retirar os pedintes e ambulantes, enfim, dar uma geral na área. Os técnicos do governo ficam com a retórica de que o modelo do local faliu e não conseguem sair disso. 

  11. O secretário Adeum Sauer, da Educação do Estado, garante que em janeiro próximo o governo tem condições de pagar o piso de R$910,00 aos professores com carga horária de 40 horas. Em Araci, no Nordeste do Estado, um professor do município ganha menos que o salário mínimo. Algo em torno de 300 pilas. E é assim na maioria dos 415 municípios baianos.

  12. Aos poucos, a oposição a Petrônio Barradas, presidente do Bahia, está conseguindo retirá-lo da direção do clube no tapetão.

  13. Até que enfim um dos candidatos a prefeito de Salvador falou de Cultura, ainda que a proposta de Pinheiro de criar uma Secretaria não seja o melhor para essa área. Cultura não quer mais burocracia e sim incentivos. Uma lei na Câmara de Vereadores vale muito mais. 

  14. Interessante a proposta de ACM Neto de criar um Núcleo de Vereadores na cidade-baixa, no Caminho de Areia. Pelo menos é inovadora. Se vai funcionar é outra questão.

  15. Os candidatos a prefeito de Salvador se esqueceram de que Nelson Mandela completou hoje 90 anos. Uma palavrinha simpática nessa direção agradaria a segmentos da negritude de Salvador. Falar nisso, esse pessoal também vacilou. Ninguém preparou nada pra Mandela. É que a turma agora só quer saber da Lei Rouanet e de incentivos do camarada Juca, do Minc.

  16. Cuba está fazendo uma reforma "agrária" que foi experimentada (com sucesso) na Rússia na época de Nikita Kruschev, na década de 1960. Ou seja, ampliar espaços da iniciativa privada e cooperativas na produção agrícola. Só um atrasinho de 50 anos.

  17. A partir da próxima segunda-feira (21), o posto da Polícia Federal no SAC Porto Seguro passa a funcionar em horário ampliado, das 8h às 17h. A expansão do expediente, que segue até o dia 8 de agosto, decorrente do aumento da demanda pelos serviços da Polícia Federal nessa época do ano, em especial as solicitações de emissão de passaporte.

  18. O serviço registrou acréscimo de 29% já no início de julho. As demais unidades do SAC Porto Seguro continuarão cumprindo horário normal de atendimento, das 8h às 14h. Mais informações sobre serviços dos postos SAC no site www.sac.ba.gov.br ou através do call center (0800 71 5353).


   19. Os brasileiros estão se aproveitando do dólar em baixa para viajarem para o exterior. Só em Nova Iorque na temporada há registros de 247.000 mil visitantes brasis, este ano. Um lap-top em NY custa 900 a 1000 dólares. No Brasil, 4 mil reais. Dá pra ir nos states e ainda trazer troco.

  20. Agenda dos candidatos. Neste sábado, 19, ACM Neto (DEM) participa da caminhada "Chega de Violência", com início às 9h no Jardim dos Namorados e término no Aeroclube. Durante a tarde, ACM Neto faz gravações para o programa eleitoral de rádio e televisão. No domingo, dia 20, ACM Neto participa do lançamento da candidatura à reeleição do vereador Téo Senna (PTC), no Resgate (na primeira padaria).
 
  21. Durante a tarde, não haverá agenda de campanha pois o candidato do Democratas participa das homenagens à memória do senador Antonio Carlos Magalhães, às 17h, no Instituto Feminino da Bahia, no Politeama. O ato ocorre em função do primeiro aniversário da morte do senador  

  22. O candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, no sábado, 19, 9 horas - inauguração do comitê (Avenida Jequitaia, No 377, Calçada, entre a Igreja Órfãos de São Joaquim e o Mercantil Rodrigues); 14h30min - reunião com a comunidade de Pirajá; 16h - Visita a fazenda Coutos.
 
  23. O candidato da coligação Força do Brasil em Salvador, João Henrique e Edvaldo Brito, sábado,  8h30min - visita às obras do calçadão da Barra - do Porto da Barra até o Forte Santa Maria; 9h - visita às obras da Avenda Centenário - do Cristo da Barra até o início da Avenida Centenário; 10h - almoço evangélico - churrascaria Quem Diria - Avenida Ulisses Guimarães, em frente à Justiça Federal (Sussuarana); 13h - reunião entre João Henrique e Edvaldo Brito.
 
  24. Ainda João Henrique: Domingo, 20, 8h30min - caminhada na trilha do Vale do Encantamento - Patamares 10h30min - visita ao bairro D. Avelar - concentração no fim de linha do bairro (em frente ao supermercado Totaliza) 11h30min - visita à igreja Assembléia de Deus de Valéria (final de linha do Derba) 18h30min - igreja Batista da Graça de Patamares - antiga churrascaria Alex .

  25. O candidato do PT, Walter Pinheiro, sábado (19), 9h30min, na Ribeira, com uma reunião com pastores da Convenção Batista Nacional, na Igreja Batista Monte Hermon; Logo após o encontro, segue para a Associação Nova República, no bairro de Santa Cruz, 10h30min, conversa com membros da cooperativa de reciclagem CANORE.


   26. Em seguida, Pinheiro participa de três inaugurações de comitês eleitorais de candidatos a vereador pelo PCdoB: Avenida Bonocô, onde o candidato Valdeilson inaugura seu comitê às 11 horas; Avenida Sete de Setembro, onde participa às 13 horas da inauguração do comitê de Wesley; bairro do Garcia, onde acompanha, às 14 horas, a inauguração do comitê eleitoral de Olívia Santana.
 
  27. Pela tarde, Pinheiro fará uma caminhada no bairro de Cajazeiras XI, acompanhado da candidata a vereadora pelo PT, Marta Rodrigues. A concentração de militantes para o início do ato será no Ponto XI, às 15 horas. Ainda com as atividades dedicadas às proporcionais, Pinheiro visita, às 17 horas, o bairro do Canela, para a inauguração do comitê eleitoral da candidata pelo PCdoB, Aladilce, na Avenida Araújo Pinho. Às 19 horas, segue para o Garcia, para o lançamento da candidatura da professora Edenice, do PT. Em seguida, Pinheiro visita o bairro de Sussuarana, onde será inaugurado o comitê do candidato petista Silvino, às 20 horas, na Avenida Ulisses Guimarães.


  28. O SBT melhora sua audiência em São Paulo em 11% em relação a junho. Nesse período a Globo perdeu 3.5% e a Record 9.9%. Como se vê, Sílvio Santos ainda está vivo e sabe fazer TV. Pantanal puxou a programação.

 

  29. A presidente do TJ, desembargadora, Sílvia Zarif, informa que, a partir de agora, o orçamento administrativo do Tribunal está disponível a qualquer cidadão, podendo ser acessado no link Transparência www.tjba.jus.br. "É uma medida que confere transparência às nossas ações, porque os gastos administrativos serão acompanhados e fiscalizados por todos", afirmou.


  30. Escolhida hoje desembargadora do Tribunal de Justiça, pelo critério de antiguidade, a juíza Daisy Lago Ribeiro Coelho, em sessão ordinária administrativa dirigida pela presidente Sílvia Zarif. Ela toma posse segunda-feira pela manhã, no gabinete da Presidência, substituindo o desembargador Robério Teixeira Braga, recentemente aposentado compulsoriamente.



  31. Notícias chegadas à redação do BJá agora há pouco dão conta de que o MP teria impugnado a participação da deputada Lídice da Mata, na chapa da coligação "Força Brasil em Salvador" por estar inadimplente com pagamento de multas da campanha de 2004. O BJá conversou com o assessor de imprensa da campanha, Borega, do PT, mas este não sabia informar se teria acontecido alguma coisa neste sentido.