Política

A TARDE ANUNCIA PESQUISA COM INSTITUTO QUE FAZ AVALIAÇÕES PARA PMDB

Vide
| 18/07/2008 às 11:01
Anúncio em A Tarde, nesta sexta-feira, 18, sobre a pesquisa que sai domingo, 20 (Foto/Rep)
Foto:
  O jornal A Tarde anuncia que no domingo próximo, 20, divulgará uma pesquisa de opinião pública junto com o Vox Populi sobre as eleições em Salvador. Na campanha passada, A Tarde contratou os serviços da Campus, um instituto local. E, desta feita, optou pelo Vox Populi um instituto de relações nacionais.

  Até aí tudo bem porque o Vox Populi é um instituto respeitado em todo país e até detectou para a campanha Jaques Wagner o avanço do seu nome em relação a Paulo Souto, em 2006, revelando que, antecipadamente havia um sentimento de virada expresso nos números. Daí que, para o pessoal da Leiaute que monitorava as pesquisas e até para Wagner, sua vitória não foi surpresa.

  A surpresa decorreu do fato de ter sido no primeiro turno a vitória de Wagner, o que o Vox não conseguiu detectar.

  Até pouco tempo, o Vox estava sendo contratado pelo PMDB para avaliar o governo municipal de Salvador e o ministro Geddel Vieira Lima tem confessado nos bastidores sobre o avanço da candidatura João Henrique, a queda de sua rejeição e a aproximação com os primeiros colocados ACM Neto e Antonio Imbassahy.

  Não se duvida da respeitabilidade de A Tarde e da credibilidade do Vox, mas, candidatos sondados pelo BJá ficaram com "pulgas atrás das orelhas" entendendo que não é tão ético assim contrarar um instituto que faz pesquisa de avaliação para um dos candidatos.

  Ninguém quer comentar o assunto, explicitamente. Temem A Tarde, veículo poderoso e que, no jargão do meio jornalístico "não elege, mas derrota qualquer um quando quer".