Política

ACM NETO VISITA REITOR DA UFBA E APROVA PROJETO DE SUA EXPANSÃO

Vide
| 17/07/2008 às 19:33
O candidato ACM Neto em visita ao reitor Naomar Almeida (Foto/Div)
Foto:
 

O candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM), deu apoio integral ao projeto "Universidade Nova", que tem como objetivo expandir a Universidade Federal da Bahia (Ufba). O democrata se encontrou hoje (dia 17) com o reitor da instituição, professor Naomar Almeida, no prédio da Reitoria, quando conheceu o projeto de expansão. Os dois concordaram que o "Universidade Nova" deve ser incorporado ao programa de governo de ACM Neto.


"O programa de governo do candidato e o nosso projeto de expansão tem convergências. As propostas de ACM Neto de planejar a cidade a médio e longo prazo se encontra com a nossa proposta de expandir a Ufba, o que será bom para Salvador", afirmou professor Naomar. "O projeto de expansão da Ufba se encaixa como uma luva no nosso programa. Por isso, vamos inclui-lo em nosso programa. Na nossa gestão, a prefeitura participará de forma atuante e integrada para promover esta expansão, não se limitando apenas a construir passarelas e novas vias", disse ACM Neto.


Naomar Almeida apresentou o plano de expansão da Ufba de forma detalhada, com o auxílio de mapas. A proposta vai ter grande impacto na cidade, já que, além de aumentar o número de vagas na instituição e a criação de novos cursos, inclusive de menor duração, envolve a modificação e criação de espaços urbanos em áreas que pertencem à universidade.

O plano prevê a geração de dez mil empregos diretos e indiretos, além da construção de uma arena para uso esportivo e cultural e até cinema no pavilhão de aulas de Ondina. O investimento é de cerca de R$187 milhões, sem incluir a arena e a construção de uma nova sede administrativa da Ufba.


Apoio -
 
ACM Neto garantiu o apoio integral à proposta, seja como prefeito, caso eleito, ou como deputado federal, garantindo emendas para o projeto. Ele também apresentou as suas propostas para promover o crescimento da cidade. "Vamos trabalhar em duas vertentes: a do fazer, para atender as necessidades do dia a dia da população, e a do planejar, pois queremos preparar Salvador para daqui a 20 anos", disse o candidato.


ACM Neto relatou as mudanças que pretende fazer na estrutura viária da cidade, em parceria com a iniciativa privada e o governo do estado, a exemplo da criação do 3º Centro, que consiste em levar investimentos às áreas do Subúrbio e do miolo da cidade, onde estão os piores indicadores sociais da cidade. "Vamos conversar com o governador do estado para levar a rodoviária para este novo centro, próximo à BR, contribuindo também para desafogar o trânsito na região do Iguatemi", contou o democrata.


O candidato afirmou ainda que pretende enxugar a máquina pública e descentralizar a prefeitura, através da criação de 15 Centros Municipais de Gestão. Nos centros, haverá técnicos responsáveis por diversas áreas em sua respectiva região, a exemplo de saúde, educação e trânsito. ACM Neto afirmou ainda que a parceria com a Ufba é fundamental para a requalificação da mão de obra e a geração de mais oportunidades para quem não consegue emprego.