Política

PESQUISA IBOPE APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE MARTA E ALCKMIN EM SP

Vide
| 16/07/2008 às 19:42
Pesquisa Setcesp/Ibope divulgada nesta quarta-feira revela a polarização entre a candidata do PT, Marta Suplicy, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, à Prefeitura de São Paulo. A petista aparece em primeiro lugar com 35% das intenções de voto e o tucano com 32%. Como a margem de erro é de 4 pontos percentuais eles continuam empatados tecnicamente em primeiro lugar.


O prefeito Gilberto Kassab (DEM), que busca a reeleição, aparece empatado com o deputado federal Paulo Maluf (PP), com 11% cada. A candidata do PPS, vereadora Soninha Francine, aparece com 1%.


Os votos brancos e nulos somam 7% e 2% não opinaram ou não souberam responder.

No levantamento anterior, em 25 de junho, Marta somou 31% das indicações de voto, e Alckmin, 25%. Gilberto Kassab (DEM) aparecia em terceiro lugar com 13% das intenções de voto, seguido por Paulo Maluf (PP), com 8%. Soninha Francine (PPS) obteve 2% dos votos. Já na pesquisa de maio, Marta e Alckmin estavam tecnicamente empatados, 30% e 28%, respectivamente.


O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 12 e 14 de julho. A pesquisa foi registrada na 1ª zona eleitoral de São Paulo sob o número 011001-08.


Segundo turno


Em um eventual segundo turno entre Alckmin e Marta, a pesquisa revela que o tucano venceria com 50% dos votos contra 41% da petista.


No segundo cenário entre Kassab e Marta, a petista venceria com 51% contra 36% do democrata. Já o cenário entre Alckmin e Kassab, o tucano venceria com 59% dos votos contra 22% do democrata.


A pesquisa anterior mostrava que num eventual segundo turno entre Alckmin e Marta, o tucano aparecia com vantagem sobre a petista, com 49% das intenções de voto. Marta tinha 41%. Num outro cenário, em que Marta disputa o 2º turno com Kassab, a petista venceria as eleições com 50% das intenções de voto, contra 36% do democrata. Já se a disputa fosse entre Alckmin e Kassab, o tucano teria 54% das intenções de voto, contra 25% do democrata.