Vide
"Presteza e rapidez no processo eleitoral", é esta a expectativa de Raimundo Vieira, Diretor - Geral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), acerca do III Encontro de Juízes Eleitorais da Bahia, que acontecerá durante os dias 17 e 18 de julho (quinta e sexta) no auditório do TRE-BA.
Organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o evento tem como objetivo orientar estes magistrados acerca do processo eleitoral deste ano. Propaganda Eleitoral, Registro de Candidaturas e Condutas Vedadas serão alguns dos temas debatidos durante o encontro, que contará com a presença de mais de 200 Juízes Eleitorais, do interior e da capital do Estado.
Na opinião do Diretor-Geral, a realização desta atividade é fundamental para o bom andamento do pleito deste ano: "Muitos Juízes recém admitidos no quadro ainda não tiveram a oportunidade de fazer parte de uma eleição, e estão presidindo o processo eleitoral em suas Zonas pela primeira vez. Uma iniciativa como esta faz com que estes sejam esclarecidos acerca dos procedimentos eleitorais e tenham uma maior gama de subsídios para desempenhar suas funções com maior propriedade", afirma.
Não só os Juízes com menos experiência se beneficiam deste encontro. Para Raimundo Vieira, aqueles que trabalham há mais tempo para a Justiça Eleitoral e já trabalharam em pleitos anteriores também são favorecidos pela iniciativa.
"As Resoluções que regulamentam o processo eleitoral mudam a cada eleição, o que faz com que o Encontro funcione como uma espécie de reciclagem para os magistrados mais antigos, os quais, por sua vez, poderão ampliar seus conhecimentos e aplicá-los corretamente nas Zonas Eleitorais que estão sob sua responsabilidade", explica.
As palestras acontecerão entre as 9 e 18 horas do dia 17 de julho, e apenas durante a manhã, no dia 18.