Vide
O candidato do DEM está associando sua imagem ao apresentador Raimundo Varela (Foto/BJá)
Foto:
Na conquista do voto os candidatos usam os artifícios que podem associando seus nomes e imagens à personalidades.
Ontem, neste site, mostramos que Walter Pinheiro, candidato do PT, atrelou sua imagem a de Lídice da Mata, sua candidata a vice, ao governador Jaques Wagner e ao presidente Lula da Silva, o mesmo acontecendo com João Henrique, o qual, aparece ao lado de Edivaldo Brito, seu candidato a vice, e do ministro Geddel Vieira Lima e do presidente Lula.
Hoje, estamos mostrando o candidato ACM Neto, DEM, o qual, optou por se situar entre o seu candidato a vice, Márcio Marinho, e o radialista Raimundo Varela, reconhecidamente de grande prestigio popular, embora, nunca sido testado numa eleição. O candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, ainda não inaugurou seu comitê.
Tradicionalmente, em tempos idos, a imagem do candidato do então PFL (hoje DEM) estava sempre associada a Antonio Carlos Magalhães. Isso aconteceu em várias eleições na Bahia, com César Borges, Paulo Souto e Antonio Imbassahy.
Agora, certamente por uma estratégia de marketing, ACM Neto optou por Varela. Obvio que não desprezará o prestígio do avô alicerçado aos longo dos anos.
O QUE É LEGAL
Os advogados que acompanham as campanhas como assessores ainda estão analisando o que pode e não pode a luz da legislação eleitoral.
Lula pode aparecer nas placas do comitê do PMDB em sendo afiliado do PT? Varela pode ser associado a ACM Neto sendo radialista vinculado à IURD do candidato a vice Márcio Marinho?
São questões que estão sendo apreciadas pelos advogados. Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral, diz que não vê muitos problemas nessa associação nas imagens afixadas nos comitês.
Há um entendimento no âmbito do PT de que o presidente Lula só poderá ser vinculado ao candidato do PT. Mas, até agora, nehuma ação foi dada entrada na Justiça Eleitoral sobre essas interpretações.