A planta de produção de biodiesel da Petrobras, na Bahia, tem capacidade de produzir 57 milhões de litros/ano, mas existem planos de expansão para chegar a 400 milhões.
3. O governo do PT (entendendo-se um prolongamento de segundo mandato para o governador Wagner ou seu sucessor, caso ele vá ser candidato a presidente da República) pretende transformar a Bahia numa referência em termos de biocombustíveis para o Brasil, estabelecendo metas arrojadas para produção de biodiesel, etanol e geração de energia com biomassa.
4. Relativo ao biodiesel, já conta com capacidade instalada para produzir, anualmente, 257 milhões de litros, tendo como meta final estipulada, para 2013, em torno de 1,237 bilhão. Já estão em processo de implantação várias indústrias, notadamente na região Oeste, que podem produzir mais 535 milhões de litros.
5. Quanto ao etanol, o popular álcool, o Estado tem um grande déficit se comparado o consumo anual de 630 milhões de litros para a produção de 120 milhões, tendo que buscar em outros estados, principalmente Alagoas e SP, a diferença.
6. A partir de usinas novas e ampliação das existentes, implantadas no Extremo Sul, deverá alcançar, no próximo ano, uma produção de 240 milhões de litros, podendo chegar a auto suficiência, em 2011, com a ampliação da Agrovale em Juazeiro e entrada em operação da mega-unidade que se inicia a sua construção em S. Desidério, no Oeste.
7. Paralelo a corrida para atender ao mercado baiano, o Governo busca atrair capitais de grupos internacionais, cujos países tem interesse em importar etanol, para misturar à gasolina, como Japão, Coréia e outros, estimulando-os a investirem em projetos de produção, podendo, de acordo com as áreas selecionadas em todo Estado, alcançar a marca de 5,7 bilhões de litros anuais
8. Agora, uma coisa curiosa e tipicamente baiana de uma cidade sem organização. O canteiro da Av ACM nas proximidades da sede da Petrobrás e do Fiesta Hotel virou área de restaurantes populares. Tem mesas, cadeiras, garçons, brahmeiros, galinha caipira, churrasco, frango a passarinha o escambau. Os "mijeiros" usam umas moitas e restos de comida se espalham pela grama. É a cidade "internacional" do Salvador.
9. Uma das vagas da Câmara Municipal de Salvador, entre tantos nomes, será disputada pela mãe-de-santo Angélica d' Oxum, pelo PSOL. A motivação nasceu após a demolição de um terreiro de candomblé pela Sucom. A Associação dos Terreiros de Candomblé da Bahia apresentou o nome de Angélica Ferreira, como sua representante.
10. Não sabemos se é a única ligada ao povo-de-santo. Mas, na terra em que há um avanço enorme das forças político-evangélicas e o catolicismo também tem seus candidados, a presença de uma mãe-de-santo no cenário e na política, é interessante para o processo democrático.
11. No Dia Mundial da Pizza, uma apresentação da banda Mil Milhas na calçada da Cheiro de Pizza, no Rio Vermelho, chamou a atenção pelo inusitado. Detalhe: a decoração da casa, agora temática, é inspirada no Rock e na Jovem Guarda nativa.
12. O vereador José Carlos Fernandes (PSDB) está assustado com o que considera marketing "eleitoreito" do prefeito JH em relação ao Metrô. Diz que a venda é a retalho, como nas antigas mercearias dos galegos instaladas na cidade: "uma hora anuncia a chegada dos trilhos, noutra a inspeção dos trilhos, depois o trem, a parte elétrica dos trens e assim segue nas manchetes".
13. O deputado federal ACM Neto (DEM) realiza neste sábado (12), às 14h, no Hotel Fiesta, um encontro com os candidatos a vereador da coligação A Voz do Povo, formada por oito partidos (DEM, PR, PRB, PTN, PRP, PSDC, PTdoB e PTC) . O vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM) diz que vai cedo porque é um dos puxadores de votos do seu partido.
14. A agenda da Coligação Melhorar Salvador, Antonio Imbassahy (PSDB) e Miguel Kertzman (PPS) para o fim de semana começa no sábado, 9h, com visita ao Mercado de Itapuã seguida de uma caminhada pelas ruas deste bairro. À tarde, a partir das 15h30min, caminhada em Boa Vista de São Caetano; 18h visita a Casa da Benção - Av. Peixe. No domingo, 13h, encontro com lideranças em Pirajá
15. O candidato da coligação Salvador-Bahia-Brasil, Walter Pinheiro (PT) reservou o sábado, 12, às proporcionais. Às 10 horas, acompanha a candidata Creuza (PT), em caminhada no bairro da Mata Escura e, em seguida, da inauguração de seu comitê, na Rua Direta da Mata Escura. Logo após, segue para Periperi, onde participa de outra caminhada, saindo da Rua da Glória, até a sede do comitê da candidata Marta Rodrigues (PT).
16. Pela tarde, Pinheiro participa de outras duas inaugurações de comitês. Às 13 horas, do candidato Everaldo Augusto (PCdoB), na Rua Carlos Gomes, 168, e, às 16 horas, do candidato Antônio Marron (PSB), na Rua Cachoeira da Prata, no bairro do Lobato. Em seguida, se reúne com representantes do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), acompanhado do deputado federal Zezéu Ribeiro e do candidato a vereador Jones Bastos (PT), no Largo dos Mares, na Cidade Baixa.