Política

PRESIDENTE LULA VEM INAUGURAR USINA BIODISEL E VAI ESQUENTAR CAMPANHA

São as sabáticas
| 11/07/2008 às 19:20
Salvador "Internacional". Restaurante a céu aberto no canteiro da Avenida ACM, Pituba. (Foto/BJá)
Foto:
   Miudindas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. A campanha política em Salvador ainda está fria. Com essa chuva que cai na cidade desde a última quinta-feira, esfriou mais ainda. Mas, vai esquentar no final do mês. Está na pré-agenda do Palácio do Planalto uma visita à Bahia no próximo dia 29, do presidente Lula da Silva, para inaugurar a Usina de Biodiesel da Petrobras, em Candeias, cidade da Região Metropolitana de Salvador.

  2. Estima-se, também, que o presidente poderá presidir o ato de fundação da nova subsidiária da empresa, Petrobrás Biocombustiveis, que será responsável pela produção própria de biodiesel e, através de terceiros, de etanol destinado à exportação.

A planta de produção de biodiesel da Petrobras, na Bahia, tem capacidade de produzir 57 milhões de litros/ano, mas existem planos de expansão para chegar a 400 milhões.


  3. O governo do PT (entendendo-se um prolongamento de segundo mandato para o governador Wagner ou seu sucessor, caso ele vá ser candidato a presidente da República) pretende transformar a Bahia numa referência em termos de biocombustíveis para o Brasil, estabelecendo metas arrojadas para produção de biodiesel, etanol e geração de energia com biomassa.

  4. Relativo ao biodiesel, já conta com capacidade instalada para produzir, anualmente, 257 milhões de litros, tendo como meta final estipulada, para 2013, em torno de 1,237 bilhão. Já estão em processo de implantação várias indústrias, notadamente na região Oeste, que podem produzir mais  535 milhões de litros.    


  5. Quanto ao etanol, o popular álcool, o Estado tem um grande déficit se comparado o consumo anual de 630 milhões de litros para a produção de 120 milhões, tendo que buscar em outros estados, principalmente Alagoas e SP, a diferença.

  6. A partir de usinas novas e ampliação das existentes, implantadas no Extremo Sul, deverá alcançar, no próximo ano, uma produção de 240 milhões de litros, podendo chegar a auto suficiência, em 2011, com a ampliação da Agrovale em Juazeiro e entrada em operação da mega-unidade que se inicia a sua construção em S. Desidério, no Oeste.

  
  7. Paralelo a corrida para atender ao mercado baiano, o Governo busca atrair capitais de grupos internacionais, cujos países tem interesse em importar etanol, para misturar à gasolina, como Japão, Coréia e outros, estimulando-os a investirem em projetos de produção, podendo, de acordo com as áreas selecionadas em todo Estado, alcançar a marca de 5,7 bilhões de litros anuais

  8. Agora, uma coisa curiosa e tipicamente baiana de uma cidade sem organização. O canteiro da Av ACM nas proximidades da sede da Petrobrás e do Fiesta Hotel virou área de restaurantes populares. Tem mesas, cadeiras, garçons, brahmeiros, galinha caipira, churrasco, frango a passarinha o escambau. Os "mijeiros" usam umas moitas e restos de comida se espalham pela grama. É a cidade "internacional" do Salvador. 

  9. Uma das vagas da Câmara Municipal de Salvador, entre tantos nomes, será disputada pela mãe-de-santo Angélica d' Oxum, pelo PSOL. A motivação nasceu após a demolição de um terreiro de candomblé pela Sucom. A Associação dos Terreiros de Candomblé da Bahia apresentou o nome de Angélica Ferreira, como sua representante.

  10. Não sabemos se é a única ligada ao povo-de-santo. Mas, na terra em que há um avanço enorme das forças político-evangélicas e o catolicismo também tem seus candidados, a presença de uma mãe-de-santo no cenário e na política, é interessante para o processo democrático. 

   11. No Dia Mundial da Pizza, uma apresentação da banda Mil Milhas na calçada da Cheiro de Pizza, no Rio Vermelho, chamou a atenção pelo inusitado. Detalhe: a decoração da casa, agora temática, é inspirada no Rock e na Jovem Guarda nativa.

   12. O vereador José Carlos Fernandes (PSDB) está assustado com o que considera marketing "eleitoreito" do prefeito JH em relação ao Metrô. Diz que a venda é a retalho, como nas antigas mercearias dos galegos instaladas na cidade: "uma hora anuncia a chegada dos trilhos, noutra a inspeção dos trilhos, depois o trem, a parte elétrica dos trens e assim segue nas manchetes".
 
   13. O deputado federal ACM Neto (DEM) realiza neste sábado (12), às 14h, no Hotel Fiesta, um encontro com os candidatos a vereador da coligação A Voz do Povo, formada por oito partidos (DEM, PR, PRB, PTN, PRP, PSDC, PTdoB e PTC) . O vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM) diz que vai cedo porque é um dos puxadores de votos do seu partido. 

  14. A agenda da Coligação Melhorar Salvador, Antonio Imbassahy (PSDB) e Miguel Kertzman (PPS) para o fim de semana começa no sábado, 9h, com visita ao Mercado de Itapuã seguida de uma caminhada pelas ruas deste bairro. À tarde, a partir das 15h30min, caminhada em Boa Vista de São Caetano; 18h visita a Casa da Benção - Av. Peixe. No domingo, 13h, encontro com lideranças em Pirajá

  15. O candidato da coligação Salvador-Bahia-Brasil, Walter Pinheiro (PT) reservou o sábado, 12, às proporcionais. Às 10 horas, acompanha a candidata Creuza (PT), em caminhada no bairro da Mata Escura e, em seguida, da inauguração de seu comitê, na Rua Direta da Mata Escura. Logo após, segue para Periperi, onde participa de outra caminhada, saindo da Rua da Glória, até a sede do comitê da candidata Marta Rodrigues (PT).


   16. Pela tarde, Pinheiro participa de outras duas inaugurações de comitês. Às 13 horas, do candidato Everaldo Augusto (PCdoB), na Rua Carlos Gomes, 168, e, às 16 horas, do candidato Antônio Marron (PSB), na Rua Cachoeira da Prata, no bairro do Lobato. Em seguida, se reúne com representantes do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), acompanhado do deputado federal Zezéu Ribeiro e do candidato a vereador Jones Bastos (PT), no Largo dos Mares, na Cidade Baixa.      


   17. O candidato da coligação Força Brasil em Salvador, João Henrique (PMDB) inicia o sábado, 12, com caminhada no bairro Luis Alselmo (Matatu) - concentração na entrada do Luis Ancelmo, às 10h30min, ao lado do curso de inglês CCAA; Às 12h30min participa da Marcha para Jesus - Igreja Batista Metaberel, rua Dieita do Cabula VI, ao lado do módulo policial. Domingo, 13, carreata no bairro de Cajazeiras - concentração no fim de linha da Boca da Mata.

  18. Pela agenda dos candidatos uma coisa é certa. Todos eles vão comprar sapatos novos após as eleições.

   19. Estreou na última quinta-feira, dia 10, no teatro Módulo, o espetáculo Banda de Boca, apoiado pela Coco Bahia Pizzaria e Tapiocaria. Entre as surpresas que o show promete, a mais instigante passa pelo divertido bloco de Ópera Bufa, o lado engraçado da operística italiana conhecida desde o século XVIII como "commedia per musica" (comédia através da música). 

   20. José Roberto da Silva, candidato a prefeito pelo PSTU em Itabuna, declarou ao TRE que sua estimativa de gastos na campanha é de R$10 mil. Até São Francisco de Assis ficou com pena do rapaz.

   21. O Festival de Inverno da Vitória da Conquista organizado pela TV Bahia baniu a Axé Música. Até que enfim. Ufa!

  22. Estatísticas apontam que esses veículos com adesivos do tipo "Deus é Fiel", "Esse carro foi Jesus que me deu" são os que mais infringem as normas do trânsito.

  23. Entre uma fábrica da Toyota e uma fábrica de software há uma enorme diferença.

  24. A demissão de Gustavo Moura da Ceplac pegou de raspão na candidatura de Juçara Feitosa (PT), a prefeita de Itabuna. Como ela é esposa do secretário da Agricultura, Geraldo Simões, e este indicou Moura, os adversários de ambos estão dizendo que não têm prestígio junto ao governo federal. Do outro lado do "front" está o candidato de Geddel.

  25. Depois dos jogos contra o Fluminense do Rio, São Paulo e Flamengo é que vamos saber se o Vitória melhorou mesmo ou se é apenas um balão de ensaio. Um coelho como se diz no atletismo que sai na frente e cansa no meio do caminho.

  26. O artigo do governador Wagner "Pólo + 30" em A Tarde faz projeções para 2038. Tá bom. Fui.

  27. Zbigniew Malolepszy, diretor financeiro da Diocese de Bom Jesus da Lapa, publicou edital para elaborar projeto executivo para regularização e valorização ecológica e funcional do entorno do Morro da Gruta. O projeto é interessante e tem capilé. Difícil é falar o nome do polonês.

  28. Outra da cidade do Salvador "internacional": neste final de semana o maior show é um encontro de pagode e arrocha. Se preferirem tem um lual com Jammil debaixo de toldos.

  29. 10º dia da greve dos Correios. 80 milhões de correspondências entulhadas. Se não fosse a internet seriam 200 milhões.

  30. Unindo Forças do deputado Marcos Medrado faz encontro de mulheres no Esporte Clube Periperi para o candidato a vereador do PSL, Alcindo da Anunciação. Vai ser neste sábado, a partir das 14 horas.

  31. Falar em vereador, Paulo Câmara (PSDB), está rindo à toda depois que conferiu o título de cidadã de Salvador a Claudia Leitte.

  32. Mais uma de vereador: Everaldo Augusto (PCdoB), diz que o não cumprimento do acordo faz parte de um plano de privatização dos Correios. Enxergou longe. Mas, tem sentido. Aliás, já deveria ter sido privatizado há mais tempo.

  33. A música tema "Jahia" que está sendo tocada na Rádio Metrópole está fazendo um tremendo sucesso. Uma sacanagem de ótima qualidade, sonbretudo quando a mulher do Bahêa é cedida ao Vitória.

  34. Morreu em Serrinha um dos mais antigos médicos da cidade, Germano Oliveira, herdeiro do coronel Nenenzinho Carneiro.

  35. O nome da operação (Toque de Midas) para vasculhar a casa de Ilke Batista é bastante criativo. Dizem que onde esse pessoal põe as mãos vira ouro.

  36. O TRE foi ágil este ano. Quase todos os candidatos já estão com CNPJ. Eleição passada demorou 21 dias para serem entregues.

  37. Eleição na APLB/Sindicato. Advinha quem vai ganhar?

  38. Saul Quadros, presidente da OAB/BA diz que a situação nas Varas de Família do TJ é simplesmente "caótica" com o turnão.

  39. A assessoria de imprensa do deputado Tarcízio Pimenta já informou que sua doença foi uma virose. Falta o deputado Luis Carreira dizer qual a doença que lhe acometeu para que Márcio Marinho assumisse em seu lugar.