Política

WAGNER QUER FUNDIR A ACADEMIA MILITAR DOS DENDEZEIROS COM A ACADEPOL

Miudinhas apimentadas
| 08/07/2008 às 19:36
Dona Aracy (Ciça) Esteve apresenta expo de Arlindo Gomes, na Odebrecht, nesta quarta, 9 (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. O "mundo" político baiano se encontrou nesta terça-feira, 8, no velório e sepultamento do deputado Horácio de Mattos Neto, com presenças do governador Jaques Wagner (PT) e lideranças de todos os partidos. Horacinho era uma dessas figuras queridíssima na ALBA e por onde andou na sua curta trajetória de vida. Morreu jovem aos 57 anos de idade e seu pai, o ex-deputado Horário Mattos Jr (82 anos) esteve ao lado do filho até o último momento.

   2. O governador Jaques Wagner quer integrar de tal forma as Polícias Militar e Civil que pretende organizar Academia única para atender as duas instituições. Hoje, existem a Academia Militar dos Dendezeiros (PM) e a Acadepol (Civil). A proposta, como já ocorre no Ceará é unificar as duas. O governo quer adotar o princípio da sinergia nessa operação.

  3. Caso o juiz Moacir Pitta Lima Filho, da 1ª Vara Crime, mantenha a decisão de pronunciar os vigilantes Josemar dos Santos e Jair Barbosa da Conceição acusados de matar Neylton por homicídio qualificado levando-os a júri popular, e excluir as mandantes do crime Aglaé Amaral Souza e Tânia Pimentel Pedroso, o MP vai recorrer da decisão. O MP está convicto de que devem ir os 4 ao júri.

  4. Acusados de cometer homicídio qualificado por motivo fútil e à traição, de emboscada, que tornou impossível a defesa de Alexandre Fraga, assassinado no bairro de Porto Seco Pirajá, em janeiro de 2008, os policiais militares Juraci Adães Motta Júnior e Idelson de Jesus foram denunciados pelo Ministério Público estadual à Justiça. 
 
  5.  Inaugurada há 20 dias, a Farmácia Popular do Brasil, que funciona em Itinga, já atendeu mais de 400 receitas médicas. Os números que mais chamam a atenção na farmácia, que comercializa 94 diferentes tipos de medicação, são os preços. Alguns chegam a custar 90% a menos que o preço praticado na rede particular. 

   6. A morte do desembargador José Gomes Santos Cruz passou de passagem. Santos Cruz era um figuraço da vida política e jurídica baiana. Mas, a vida como ela, já dizia Nelson Rodrigues. Os tempos hoje são outros.

  7. O prefeito JH está certo. Colocar uma Guarda Municipal nas ruas sem treinamento seria uma loucura. Veja o caso do Rio com o garoto que foi metralhado por policiais despreparados. É melhor manter a GM no quartel e esperar passar a eleição. Uma barbeiragem dessa GM vai ser um horror para JH.

  8. O juiz da Comarca de Guanambi, João Lemos Rodrigues, preside nesta sexta-feira, 11, julgamento de Henrique Viana Jr por homicídio. A defesa será feita pelo advogado Alekssander Rosseau Antonio Fernandes e a acusação estará a cargo do promotor Tarcísio Moreira Caldas Viana Braga.

  9. O Barcelona vetou a ida de Ronaldinho a Pequim pela seleção brasileira. Diz que prefere ele na Catalunha tomando chopínho.

  10. A carne de boi subiu 41% em sete meses. O negócio é comer galinha caipira.

  12. Marketing de 1º mundo: o prefeito João Henrique foi acompanhar (com direito a foto e tudo) o desembarque dos trilhos do metrô. Contando ninguém acredita.

  13. O tempo está passando rápido e o governo já anunciou que entrega o Estádio de Pituaçu no final de setembro. Agora, sobre o estádio da Copa de 2014 nem uma palavrinha.

  14. Li uma reportagem dizendo que a vida começa aos 50 anos de idade. Em sendo assim, só tenho 13 aninhos. Que maravilha!

  15. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, até porque Celso Pita foi prefeito e Edvaldo Brito seu secretário de Justiça. Mas, em política sabe como são essas coisas. Celso preso poderia respingar em Edvaldo Brito. Daí que pra respingar em JH é um pulo. A propósito, só pra lembrar, na campanha de 2004, João trocou o vice anunciado Maurício Trindade pelo atual. Maurício estaria cheirando a leite.

  16. Os deputados Walter Pinheiro e ACM Neto vão passar a quarta-feira longe do milharal. Têm compromissos em Brasília, distante mais de 2 mil km dos eleitores.

   17. O setor de Treinamento e Recursos Humanos da Câmara Municipal informa que já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso para líderes comunitários. O número de inscritos para a primeira turma - em andamento até sexta-feira, dia 11 - excedeu a quantidade de vagas disponíveis. Contato: Edifício Sul América, 7º andar, na rua Chile. Telefones 3320-0378 e 3321-3918.

   18. Os serventuários da Justiça votaram ao trabalho com as mãos abanando. Prometem que retornarão à greve em agosto para pressionar os deputados da base do governo, no sentido de que aprovem o PCS da categoria. O governo está fazendo as contas e já disse que não aprova da forma que se encontra. Ou muda ou zero.

  19. Ivete Sangalo já está de namorado novo. Normal. 

  20. Depois do recesso das festas juninas, poucas sessões ordinárias aconteceram na Câmara Municipal. Nessa semana, por exemplo, não houve sessão nem na segunda, nem na terça-feira. É cada vez mais escassa a presença de parlamentares no plenário. Hoje (8), dos 41 vereadores somente dois compareceram ao Plenário Cosme de Farias na sessão: os vereadores Antônio Lima (DEM) e Décio Sant´anna (PSDB).     

  21. Quem imaginava que a "guerra do PDDU" acabou será surpreendido com os lances de uma nova batalha jurídica. Ainda essa semana os vereadores Aladilce Souza, Olívia Santana, Reginaldo Oliveira (PCdoB), Virgílio Pacheco (PPS), Celso Cotrim (PSB) e Vânia Galvão (PT), recorrem ao Tribunal de Justiça com uma ação popular.

  22. Alegam a inconstitucionalidade do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, nos moldes em que foi aprovado, e apontam  diversas irregularidades cometidas quando da tramitação do projeto na Câmara. A peça, elaborada pelas assessorias jurídicas dos vereadores, com pedido de liminar, além de muito bem fundamentada, relata todo o histórico do embate, inclusive a não tramitação do Plano pelas comissões da Câmara.

  23. Segundo os vereadores, a aprovação do PDDU, na madrugada de 28 de dezembro de 2007, ao arrepio da lei, sequer dispunha de redação final.

  24. Caiu no esquecimento os arroubos da secretária Kátia Carmelo em processar o apresentador de TV Raimundo Varela.

  25. A proposta da Polícia Militar da Bahia em mudar as cores de viaturas e fardamento dos policiais militares apenas com o objetivo de marcar a presença do policiamento nas ruas, foi considerada um absurdo pelo vice-líder da Oposição na Assembléia, deputado João Carlos Bacelar (PTN) por representar desperdício de dinheiro público. 

  26. A musicoterapia é uma das atividades que vêm sendo ofertadas aos idosos do Abrigo D. Pedro II, nas manhãs de terça-feira, num trabalho voluntário da profissional Helen Lacerda Fonseca. Um grupo de 10 idosos participa de sessão de 1h30 de atividades. O trabalho, que já faz parte da rotina semanal da instituição, tem cunho terapêutico e lúdico e vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e meio.

  27. Figurões da tradicionalíssima família baiana estão atrás das grades. Pensei até que não iria assistir esse filme ao longo da vida.

  28. Nesta quarta-feira, 9, exposição de Arlindo Gomes no saguão da Odebrecht. Um encontro da arte com a natureza em peças de madeira. Arlindo morreu em 1985 e tem poucos seguidores de sua temática na Bahia. Dona Aracy Esteve, esposa de Arlindo, aos 85 anos, comandará a festa.
 
  29. O vereador Virgílio Pacheco, presidente do diretório municipal do PPS, assumiu ontem a liderança da oposição na Câmara Municipal do Salvador. Virgílio assume a liderança no lugar da vereadora Olívia Santana, do PCdoB, em função do rodízio estabelecido pelo bloco de oposição. O bloco é formado pelo PPS, PSDB, PCdoB, PSB e PT.