O candidato a prefeito de Salvador pela Coligação Salvador-Bahia-Brasil, deputado federal Walter Pinheiro, embarca às 6h30 para Brasília amanhã, 9, onde cumpre, durante todo dia, agenda como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.
Ele abre o I Fórum Latino-Americano de Inclusão Digital, que reunirá especialistas do Brasil e de outros países da América Latina para discutir as melhores práticas na oferta de bens e serviços de informática e de comunicações à população. O evento acontecerá das 9h30 às 17h30 no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
"Este I Fórum tem o objetivo de fornecer um espaço de discussão e debates, para trocarmos experiências e conhecermos os projetos nacionais de inclusão digital", afirma o deputado, citando como exemplo a iniciativa do Governo Lula com o programa que levará conexão em banda larga a mais de 50 mil escolas públicas urbanas nos próximos três anos, além do treinamento em informática de cerca de 130 mil professores.
Para Pinheiro, a tecnologia da informação é um poderoso catalisador no século XXI para a promoção do aprimoramento dos sistemas educacionais e de saúde pública, da paz social, da redução da pobreza e da miséria.
Ainda está na pauta da CCTCI uma reunião deliberativa para analisar o novo substitutivo do projeto de lei que trata da convergência tecnológica apresentado pelo relator do PL 29/2007 e apensados (PLs 70, 332 e 1.908), deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que incorporou ao texto sugestões encaminhadas por diversos setores.
O substitutivo trata da entrada das teles no setor de televisão por assinatura e também da definição de cotas para a programação nacional no mercado de televisão por assinatura.