O equipamento teve investimento inicial de R$ 54 mil, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). "Ainda este ano, outros 28 CRAS serão instalados por meio de co-financiamento do Estado. São espaços de articulação de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida das pessoas", informou a superintendente de Assistência Social da Sedes, Elizabeth Borges. Comunidades quilombolas e indígenas estão entre as beneficiadas com os novos CRAS.
Entre as atividades a serem desenvolvidas no CRAS de Camaçari, estão cursos profissionalizantes e de alfabetização de adultos, atividades socioeducativas para mulheres, atendimento psicosocial e encaminhamento para serviços sócio-assistenciais. Uma das principais ações será o acompanhamento da situação das famílias inseridas no Programa Bolsa Família.
Os moradores receberão orientações sobre seus direitos e as condicionalidades para manutenção do benefício. "Com este espaço fica tudo mais fácil para me atualizar com relação ao programa e a outros serviços", disse a dona-de-casa Edvandra Santana, que chegou cedo para a inauguração.
Veja a relação dos municípios que vão instalar CRAS, ainda este ano:
Alagoinhas
Banzaê
Bom Jesus da Lapa
Boninal
Brumado
Cachoeira
Cairú
Camamu
Campo Formoso
Carinhanha
Cipó
Feira de Santana
Gentio do Ouro
Ibitiara
Ipirá
Itaberaba
Itabuna
Itamaraju
Itapetinga
Jacobina
Lauro de Freitas
Paulo Afonso
Santo Antônio de Jesus
Serrinha
Simões Filho
Teixeira de Freitas
Valença
Vitória da Conquista