No próximo domingo começa a campanha eleitoral
Omkari Panwar a mãe indiana que teve gêmeos aos 70 anos de idade. Um caso raro. (Foto/Ap/Rep)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. A Comissão Especial da Câmara Federal para fazer o projeto de revisão da Lei Pelé virou um autêntico BAVI. De um lado, na presidência, o representante do Bahia, Marcelo Guimarães Filho (PMDB), e na outra posição estratégica, de relator, o eterno dirigente do Vitória, José Rocha (PR), num jogo de gato e rato para ver quem marca mais em prol do seu time de coração.
2. Para quem tem memória curta, foi através desta lei que se mudou radicalmente a transação do passe no futebol, com os jogadores brasileiros ganhando o direito de negociarem as suas transferências, ficando o clube com parcela mínima do valor do passe. Tomara que este trabalho surta efetivamente resultado para o agonizante futebol brasileiro e aguarda-se com expectativa o que acontecerá nessa revisão da Lei Pelé.
4. Segundo José Rocha (PR) o objetivo é dar força aos clubes pequenos e evitar a saída exagerada de jogadores brasileiros para o exterior. Com a Lei Pelé vigorando há 10 anos, as modificações - na visão do deputado - devem beneficiar a totalidade dos jogadores, não somente a elite do futebol. A intenção é a de fazer com que o jogador se desenvolva no país e proteger os clubes brasileiros contra a perda prematura de grandes revelações.
5. Agora, aqui no Vitória, tem um garoto (Marquinhos) que está arrasando. E, o que se fala, a boca graúda é que este jogador vai demorar pouco tempo no Leão. O Vitória, aliás, tem sido um celeiro de craques (pré-maturos) e que são "torrados" por sua diretoria, especialmente no período do ex-presidente Paulo Carneiro. A lista é grande e teve gente indo até para a Coréia do Sul.
6. A política de São Sebastião do Passé, o mais novo integrante da RMS, pegou fogo, com o racha do grupo que a dominava há 12 anos, sob o comando do ex-deputado e prefeito Zezito Pena. A atual prefeita, Tânia Portugal (PC do B), resolveu marchar para a reeleição em companhia do DEM do carlista histórico Ernani Rocha, contra o seu criador Zezito (PSDB), lançando uma total interrogação sobre o resultado vindouro, pela geléia geral existente entre os grupos políticos.
7. Em Candeias, outro município da RMS, o PMDB realizou no último dia 29 sua convenção Municipal e confirmou a candidatura à reeleição da Prefeita Maria Maia, a qual, por decisão judicial, substituiu a então prefeita Amiga Jú, vinculada a deputada Tonha Magalhães. Maria Maia conseguiu juntar os partidos de oposição aos Magalhães na cidade de Candeias.
8. A coligação de Maria Maia terá os seguintes partidos: PMDB-PT-PDT-PSB-PTdoB-PTB-PSL-PMN-PRP-PCdoB-PV-PPS-PSDC. O PT indicou o vice, o sindicalista Loteba. O PDT que tinha a pré-candidatura de Jair Cardoso, abriu mão para apoiar Maria Maia. Do outro lado está a ex-prefeita e atual deputada federal, Tonha Magalhães. Vai ser parada dura em Candeias.
9. Surpresa em Itaparica. O prefeito Cláudio Neves (DEM) desistiu de uma candidatura à reeleição e indicou a secretária da Educação.
10. O radialista Joilson Costa, de Ribeira do Pombal, tem martelado que há quase dois anos o Hospital Geral Santa Tereza de sua cidade recebeu um aparelho para a realização do exame de prevenção do câncer de mama. O mamógrafo está até a presente data sem funcionar por falta de uma melhoria no fornecimento de energia elétrica por parte da Coelba, colocando um novo transformador para atender o hospital.
11. O radialista tem feito as seguintes perguntas: Quem é o culpado por esse absurdo? O Governo do Estado já sabe, o secretário estadual da Saúde Jorge Solla já sabe, todos os prefeitos da região já sabem, os deputados estaduais e federais votados na região já sabem, mas nada acontete. Por que a Fundação José Silveira não coloca o mamógrafo para funcionar? Essa é a questão.
12. A Prefeitura de Salvador garante que a Guarda Municipal inicia suas atividades, oficialmente, a partir da próxima segunda-feira (7), segundo informação do coronel Alberto Guanais, que irá comandá-la. Hoje (3), mais 53 candidatos que cumpriram todas as exigências do Edital do Concurso Público e receberam aprovação na avaliação da Junta Médica do Município foram nomeados na sede da Secretaria Municipal de Administração (Sead), no Vale dos Barris.
13. Com estes, já somam 214 pessoas nomeadas esta semana dos 1.478 candidatos aprovados no concurso municipal. Gradativamente, com a avaliação da Junta Médica, serão empossados os demais candidatos aprovados em todas as etapas do concurso. Daí que, por enquanto a GM é virtual. Os candidatos da oposição estão dispostos a entrar na Justiça alegando que o prefeito usa a GM como trampolim eleitoreiro.
14. Pelo menos, esta é a posição de ACM Neto (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB). Pelo andar da carruagem e nesse pinga-pinga o prefeito João Henrique (PMDB) quer manter a GM na mídia até às eleições. Essa é a estratégia do Tomé de Souza. Se os índices da violência diminuirem em Salvador, nos próximos meses, o prefeito vai apresentar a fatura no programa eleitoral gratuito no rádio e na TV.
15. JH gosta de quebrar "paradígmas" como diria Clarindo Silva, o rei Momo magro. Colocou homens da GM à frente das carruagens do caboclo e da cabocla, no 2 de Julho, e seus homens de marketing dizem que a avaliação foi correta. Em 2004, contrariando todas as simbologias que se fazem com Salvador, cidade do povo-de-santo e outras bobagens mais, o evangélico JH venceu o pleito com 75% dos votos no segundo turno.
16. Assista a mini-série mais louca da web (O que é isso). É só acessar
http://www.oqueéisso.com.br/ e comece a sorrir.
17. pesquisas de intenção de voto nas eleições municipais têm um grau maior de dificuldade para os institutos de pesquisa quando comparadas às realizadas nas eleições presidenciais. O motivo é a velocidade das informações que atingem o eleitor das cidades, interferindo na opinião que eles têm dos candidatos. A conclusão é de Marcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope Inteligência.
18. A TWB colocou um anúncio na imprensa escrita se comprometendo a promover o desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente, com gestão estruturada e outras adjetivações. Ao lado, colocou um outro pedindo autorização para instalar um posto de combustíveis e lubrificantes para veículos automotores no Terminal Marítimo de Bom Despacho. Fantástico! Uma mão lava a outra e o bonde segue pra Lapinha.
19. Outro anúncio interessante foi publicado pela Nissan comemorativo aos 100 anos da imigração japonesa. Diz o comercial para o sujeito comemorar o evento no volante de um Nissan Sentra. O mimo custa no capilé à vista R$58.615,00.
20. A assessoria de imprensa de ACM Neto foi rápida no gatilho e informou aos meios de comunicação do "abraço" que recebeu do candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, nas comemorações ao 2 de Julho e vice-versa.
21. A ex-prefeita Lídice da Mata, ainda falando do 2 de Julho, desfilou com uma camisa com os dizeres: Aeroporto é 2 de Julho. Em sendo deputada federal, Lídice poderia propor na Câmara dos Deputados a mudança do nome. O governador Wagner foi mais inteligente e colocou no novo sistema viário do Aeroporto, em construção, o nome de "Complexo Viário 2 de Julho".
22. O Fluminense é tricolor. Mas, no jogo contra a LDU amarelou.
23. A cantora Cláudia Leitte faz um marketing enorme, porém, quem ganha os prêmios é Ivete Sangalo. Diz que Cláudia está plantando para colher adiante.
24. A cara de Ingrid Betancourt não é de quem estava "bem doente", "quase à beira da morte" como fazia crer a mídia internacional francesa.
25. Tinha uma foto no site da Agecom comemorativa ao 2 de Julho com os seguintes dizeres: - O orgulho de ser baiano reforçado. Essa cantiga lembra um político baiano da era "herança maldita".
26. Os serventuários da Justiça dizem que só voltam aos trabalhos após a aprovação por parte da Assembléia do Plano de Cargos e Salários. Se essa atitude for mantida e o presidente Marcelo Nilo não fizer uma convocação extraordinária para votar a matéria em julho, o que é pouco provável, expediente só no final de agosto e olhe lá.
27. Juristas entendem que Pedro Alcântara não poderá assumir a função de deputado com o afastamento de Tarcízio Pimenta, candidato a prefeito de Feira de Santana. Esse mesmo argumento era usado para Márcio Marinho, vice de ACM Neto, e o homem hoje é deputado federal. Alcântara já teria preparado o terno para voltar a plenário.
28. O TSE alerta mais uma vez que não envia e-mails para eleitores. É só lembrar de Ibrahim Sued, o qual, dizia que "cavalo não desce escada". Se você tiver recebendo um e-mail dessa natureza delete.
29. O prefeito de Olindina, Aladin Barreto, deu um estouro de R$600 mil nos cofres municipais, segundo o MP. Aladim e a lâmpada maravilhosa era um gênio diferente da ficção mundial do cinema. Vai que Barreto se inspirou nas fábulas das Mil e Uma Noites para ficar com o do alheio. Agora, o MP está com uma lâmpada acesa atrás do homem.
30. Temos que separar o Gabeira nacional do municipal. Esses ideais foram defendidos por ele no lugar certo, que é o Congresso Nacional. Agora ele está em outro rumo para ser prefeito. É um novo Gabeira, com novo pensamento. Até respeito a opinião dele, mas nunca será a minha, que é a da moralidade, com a família sempre presente. É igual a clube de futebol, sexo e religião: a opinião é de cada um - disse Zito presidente do PSDB-RJ.
31. Os produtores da laranja de Rio Real, município baiano campeão no Nordeste nessa cultura, estão apavorados com o aumento nos prêços dos insumos. O adubo fosfatado subiu mais de 100% nos últimos 3 meses.