2. O que parece extremamente procedente é o argumento, defendidos por alguns setores, de que os 16 anos de continuísmo no comando da administração estadual solidificaram uma cultura de impunidade dos gestores públicos municipais, sempre ancorada na proteção política. Se a pessoa rezava por determinada cartilha tinha solução para qualquer tipo de deslize administrativo, seja de desvio escancarado do dinheiro até a simples falha de formalização processual.
3. Só que os processos de julgamento das contas são distintos, apesar de serem regidos por uma mesma legislação. Os recursos de origem de convênios ou transferências federais são julgados pelo TCU, enquanto que os provenientes da arrecadação própria ou os repasses estaduais são de responsabilidade do TCM, ficando também com o TCE a aprovação da aplicação dos convênios com o Estado.
4. Estes tribunais estaduais estariam (em tese) na obrigação de divulgarem os nomes e respectivos processos dos gestores que tiveram contas rejeitadas, sejam nas administrações estadual ou municipais, para que a opinião pública possa avaliar o papel desempenhado por eles frente ao do TCU.
5. Além do mais, tem que ficar claro que a sociedade não tolera mais uma tendência de crescimento das punições, como forma de controlar a aplicação do dinheiro público, mas um movimento destinado ao banimento implacável do mau gestor. Veja que na lista do TCU estão nomes carimbadíssimos da política municipal, em Serrinha, Feira de Santana, Jacobina, Uruçuca, Vera Cruz, Candeal, Bonfim, Itambé, etc, etc, gente bastante conhecida nos meios políticos.
6. Essas mesmas pessoas ainda tentam (algumas delas) se ajustarem nos municípios com parentes concorrendo a cargos públicos, mulheres, filhos, cunhados, cunhadas, tios, e até mães. Esse pessoal não desiste facilmente. São iguais a carrapatos: quanto grudam no pelo querem chupar o sangue até a última gota.
7. A Prefeitura de Lauro de Freitas, comandada pela petista Moema Gramacho, colocou algumas placas de "outdoor" em Salvador contendo uma frase chamativa e intrigante: - Obras de Verdade. Logo depois vem a denominação da obra (escola tal, creche, etc ). O que se pergunta é a quem está incitando para que coloque a própria carapuça, em virtude de realizar obras de mentira ou fachada.
8. Como o município de Salvador é administrado pelo PMDB e este partido está fazendo uma aliança com o deputado Roberto Muniz, do PP, numa composição política visando as eleições municipais de Lauro, fica claríssimo a quem está sendo direcionada a "sugestiva" frase. O PMDB não é de engolir sapos barbudos. Pode esperar que vem resposta por aí, direto de Saragoza.
9. O apetite em busca de mandatos políticos na administração Wagner é tão grande que teve secretaria mudando o regimento interno para acrescentar nas competências da Chefia de Gabinete este item: "prestar assessoramento político ao secretário." Melhor transparência é legalmente impossível.
10. O PR está com tudo nestas composições para o pleito municipal: resolveu comprar a briga do PC do B contra o PT em Juazeiro, indicando a vice na chapa dos comunistas, a esposa do ex-deputado Pedro Alcântara, Maria Gorete, que já ocupou a função entre 1997 e 2000.
11. Estudos apontam que o deputado federal Joseph Bandeira (PT) está bem situado no município e poderá indicar sua esposa como candidata a prefeita. O atual prefeito, Misael Aguilar, tem o apoio de Jorge Khouri. O contingente de insatisfeitos com a eterna disputa MIJO (Misael x Joseph), iniciada em 1992, é quem vai decidir a questão. Os comunistas conquistaram o apoio do eclético PR juazeirense, sob as bênçãos do senador César Borges.
23. O PMDB de Brumado vai oficializar no domingo, 29, o nome da deputada Marizete Pereira (PMDB) como candidata a prefeita do município. O ato acontecerá no plenário da Câmara Municipal da cidade. Ao seu lado, como vice-prefeito, o advogado brumadense Luiz Frederico Leite Rego (Fredinho), do Partido dos Trabalhadores (PT). "A convenção será uma festa da democracia, tradição do nosso querido partido em Brumado", disse a deputada. Se eleita, Marizete Pereira será a primeira prefeita do município.
24. O Democratas prepara uma grande festa para a homologação do deputado estadual Tarcízio Pimenta como seu candidato oficial à Prefeitura de Feira de Santana, em convenção que terá início às 8 horas, na Estação da Música, e que deverá se estender durante toda a manhã de domingo, 29.
25. As coligações proporcionais que vão apoiar Tarcízio Pimenta também
serão confirmadas durante a convenção. A aliança é formada pelos DEM, PP, PRP, PTN, PHS, PSL, PPB, PR e o PT do B. O evento contará com as presenças do ex-governador Paulo Souto, presidente estadual do Democratas, senador César Borges, presidente
estadual do PR, além de deputados estaduais e federais representantes
das bancadas do DEM.
26. A SET tem dois bafômetros para fiscalizar os "bebuns" de Salvador. Como na capital baiana existem cerca de 400 a 500 mil veículos, os servidores da SET vão precisar de 30 anos, pelo menos, para fazer uma varredura em toda frota. Tempo de aposentadoria. A essa altura já fui pro céu.
27. Vai custar caro para o bispo Marcelo Crivela a morte dos três jovens numa favela do Rio e o tal "cimento social". Os assessores do bispo são Jorge de tal, Marcos de tal e assim por diante. A tal da eleição está aguardando ele.
28. Os evangélicos da IURD estão oprganizando um pacote de votos fechado para ACM Neto à prefeito de Salvador com uma sacola de 120 mil "améns".
29. Vem aí o Caruru do Samba de Tererê no Clube Fantoches da Euterpe, na Rua Democratas (centro). É festa de arromba.
30. Dia 14 setembro, a Parada Gay quer reunir entre o Campo Grande e a Sé, e mais becos e adjacências, 500 mil pessoas entre a turma simpatizante, curiosos, foliões e aqueles que estão querendo sair do armário. Aproveita, meu, como dizem os paulistas. Os prefeituráveis com certeza estarão por lá.
31. Veja como ser político no Brasil é uma coisa boa. Segundo estimativa do TSE deverão ser registrados 400 mil candidatos a prefeitos e vereadores. O Brasil tem pouco mais de 5.000 municípios. É bom demais.
32. O carrinho Gol que custava R$23 mil, em 2007; passou para R$29 mil, em 2009. Mais de 20% na boca do dragão.
33. O prefeito João Henrique apresentará à imprensa, na próxima terça-feira, 1º, às 14 horas, na Praça Municipal, uma representação da Guarda Municipal, que estará em forma com os veículos e motos alinhados para que o prefeito passe em revista o grupamento. Cem homens da Guarda Municipal também participarão do desfile da festa cívica do 2 de Julho, oportunidade em que será apresentada à população de Salvador.
34. No dia 3, uma parte do efetivo da Guarda Municipal já estará nas ruas da capital portando arma de fogo, em atos de serviços e deslocamento para residência.
A previsão é que a partir de agosto todos os prepostos da corporação, sob a coordenação do Coronel Passos Guanais, estejam nas ruas e praças de Salvador, atuando como força auxiliar das Polícias Civil e Militar do Estado, como também do Ministério Público e de órgãos do Poder Judiciário.