Política

IDEB: SALVADOR EM ÚLTIMO LUGAR NA QUALIDADE DE ENSINO ENTRE CAPITAIS

Veja números
| 24/06/2008 às 18:33
Na oitava série Salvador teve nota 2.4, segundo o MEC/IDEB, a pior do país (Foto/Ils)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

1. Esses são os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para as capitais: Oitava série: Campo Grande e Boa Vista: 4,5; Rio de Janeiro: 4,3; Curitiba e Florianópolis: 4,2; Teresina: 3,9; Palmas: 3,8; S. Paulo: 3,7; Macapá e Vitória: 3,6; S. Luis e Cuiabá: 3,5; / Belo Horizonte: 3,4; Goiânia e Porto Alegre: 3,3; Belém, Natal e Porto Velho: 3,2; Aracajú: 3,1; João Pessoa: 3,0; Manaus: 2,8; Fortaleza: 2,7; Maceió e Recife: 2,5; Salvador e Rio Branco: 2,4.

2. Quarta série Campo Grande e Curitiba: 5,1; Florianópolis: 5,0; Rio de Janeiro: 4,5; Rio Branco, Belo Horizonte, Teresina, Boa Vista e Palmas: 4,4; Vitoria e Goiânia: 4,2; Cuiabá e S. Paulo: 4,1; S. Luiz: 4,0; Porto Alegre: 3,9; Salvador, Recife e Porto Velho: 3,8; Natal: 3,7 ;Maceió: 3,6; Manaus, Macapá e João Pessoa: 3,5; Fortaleza e Belém: 3,4; Aracajú: 3.0.

3. Isso significa dizer que Salvador tem muito que caminhar. Veja que na coalizão de forças o prefeito João Henrique entregou a educação ao PCdoB, primeiro com Olívia Santana e depois com Ney Campelo, ambos dizendo que tinham feito um trabalho maravilhoso. Agora, a Educação está a cargo do PDT, secretário Carlos Soares, o qual, entende de educação como o diabo de missa.

4. A campeã. A educação básica pública de Porto Velho superou em 2007 as metas de qualidade determinadas pelo governo federal. É o que revelam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (Mec). O Ideb foi criado no ano passado pelo governo e é calculado com base nas taxas de aprovação, abandono escolar e no desempenho em duas avaliações nacionais feitas em 2007, o Saeb e a Prova Brasil.

5. Porto Velho ficou com média 3,8, ultrapassando a meta estabelecida para 2007, que era de 3,6. Em 2005 o Município havia ficado com média 3,5. A meta para 2009 é atingir 3,9 pontos, até conseguir chegar aos 5,8 pontos estabelecidos para 2021. A média nacional foi de 4,0 pontos.

6. “Esse avanço é resultado de um esforço conjunto que envolveu todos os segmentos da educação municipal, incluindo desde o poder público (com suas ações de melhoria) até a comunidade escolar: professores, diretores, supervisores, sem esquecer da dedicação dos alunos e do apoio dos pais”, diz a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira.

7. Entre as escolas municipais de Porto Velho, algumas não só superaram suas metas, como ficaram bem acima da média nacional, como é o caso do Instituto Municipal de Educação “Francisco Erse”, que obteve índice 4,5 – oito pontos a mais que a sua meta estabelecida para 2007, que era de 3,7 pontos. Em 2005 a escola havia ficado com 3,6 pontos. “O índice não nos surpreendeu, porque a escola, juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação, se empenharam muito para melhorar”, destaca a secretária de Educação.

8. Aí está a lição senhores candidatos a prefeito de Salvador. É só copiar.

9. Primeiro foi Chávez, perdendo o plebiscito que ele mesmo preparou. Agora Morales que vai perdendo plebiscito nos estados do sudeste da Bolívia. Agora é Rafael Corrêa do Equador. Quer porque quer uma constituição de afogadilho para ter direito a reeleição. O presidente da Constituinte não aceitou e rompeu com ele. Aguardam-se os próximos passos. É a América Latina insistindo em caminhar para o atraso.

10. As fraudes no Brasil são tantas que até os fogos que estão sendo vendidos nas bancas espalhadas no Estado são falsificados. Ninguém escapa da roubalheira. Vulcões e outras peças dão chabu, sempre.

11. A Firjan - Federação das Indústrias do Rio e o presidente da ABIH - Associação de Hotéis- anunciará a construção de 19 hotéis nos próximos anos, no Rio-Capital, sendo 10 na Barra da Tijuca, 5 em Copacabana e 4 em espalhados. Salvador vive capengando e nada. No governo João Henrique, salvo melhor juízio, nem uma pousada de categoria foi instalada.

12. No momento que eram apresentados os resultados do IDEB no Brasil, em Santiago do Chile, a UNESCO/LLECE apresentava os resultados do SEGUNDO ESTUDO REGIONAL COMPARATIVO E EXPLICATIVO -SERCE- A Aprendizagem dos estudantes da América Latina e Caribe- pesquisa com 200 mil alunos da terceira e sexta séries dos países da região. O Brasil ficou em sétimo lugar em matemática (Cuba, Uruguai, Costa Rica, México, Chile,
Argentina e Brasil) e sexto em leitura (Cuba, Chile, Costa Rica, México, Uruguai, Brasil e Argentina). Do ex-blog de Cesar Maia.

13. Sentou na cadeira do poder mudou. Até o velho comunista Haroldo Lima está autorizando uma mordomia para Madri, viagem de sua agência de petróleo, para um grupo de apaniguados participarem da World Petroleum Congress. O irmão do ministro Franklin Martins, Vitor Martins, é quem comanda a patusca.

14. O inverno baiano é piada. Mas, já tem gente na rua usando bota de cano longo.

15. Antes que ocorra uma tragédia o Corpo de Bombeiros deveria dar uma passada nessas casas estilo "cacete armado" de Salvador que se dizem buates e casas de eventos. São umas arapucas.

16. Até o momento 16 mortos no feriadão de São João só nas estradas. Quando somar com os números de homicídios na RMS vê-se que, o Iraque é aqui. O Haiti é coisa pouca.