Viva São João
Cenário centro Salvador. Porta da Caixa, Mercês. Dezenas de pedintes. É a Bahia de ioiô. (F/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahie globais:
1. Na política tem momentos que são emblemáticos. E, às vezes, senão decisivo, atrapalham bastante a vida de um candidato. Lembrando da eleição de 2004, até hoje o deputado Nelson Pelegrino (PT) queixa-se de que não foi ao segundo turno com João Henrique (então no PDT) perdendo a preferência para César Borges (então no PFL) porque José Dirceu organizou um jantar com as participações do presidente Lula da Silva, ACM e César Borges.
2. Esse fato, considerado fatal para a candidatura Pelegrino na reta de chegada do primeiro turno, foi divulgado com uma foto emblemática, na qual, apareciam os personagens do jantar. Pelegrino esperneou, protestou o quanto pode, mas, o estrago fora feito. Não só com a divulgação da notícia explorada à mancheia pelo Correio da Bahia e pelo marketing da campanha, como pela foto.
3. Agora, surgiu um outro episódio com características parecidas envolvendo o governador Jaques Wagner (PT) na Convenção de João Henrique (PMDB) ao lado do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), os dois últimos bastante sorridentes. Wagner, nem tanto. As imagens de TV colhidas pelo marketing político da campanha de João, ao que se sabe, são boas. E poderão causar um estrago em Pinheiro.
4. São dois momentos diferentes, embora parentes. No caso de Lula deu-se já no decorrer da campanha, próximo da eleição de 1º turno, portanto, pegando Pelegrino de surpresa e sem capacidade/tempo de reação. No caso Wagner dá-se ainda na fase de pré-campanha, portanto, com tempo de ser reparado. De toda sorte, como disse Geddel ao jornalista Cláudio Leal, para João foi bom. Dito isto, Pinheiro que corra atrás do prejuízo.
5. Outro detalhe da Convenção. A fala de Geddel foi organizada a partir do estudo que recebeu do Vox Populi, no dia dos namorados. Neste documento, ACM Neto e Antonio Imbassahy teriam sido apontados como líderes da corrida. A rejeição de João teria baixado e melhorou sua posição. E Pinheiro ainda não decolou. De sorte que, o ministro direcionou suas baterias para aqueles que, no momento, representam perigo.
6. Quanto a João Henrique ficou preservado. Na dele. O único incidente sem gravidade foi um desequilíbrio do palanque devido a quantidade de pessoas sobre o tablado, Cedeu um pouco, mas nada com gravidade. Ainda assim, destacaram-se os vereadores Valdenor Cardoso e Silvoney Sales como os "papagaios de pirata" do domingo. Valdenor jura de pés juntos que não irá à Convenção do DEM.
7. O Democratas de ACM Neto faz sua convenção na quinta-feira. Está sendo aguardado com certa expectativa o livreto que apontará alguns caminhos para Salvador, sobre o qual, já classificou num programa de rádio como a "bíblia" de sua campanha. Por enquanto, só se sabe que proporá uma Guarda Municipal armada, o que não representa grande coisa.
8. O governo de Pernambuco colocou um anúncio na midia impressa nacional destacando que Caruaru é a capital do forró e faz o maior São João do Mundo. O governo da Paraíba fez o mesmo com o forró de Campina Grande que é o maior do planeta. O governo da Bahia usou a imagem de Daniela Mercury (que sequer é forrozeira) e anunciou que o São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil.
9. E agora, em quem acreditar? Tá parecendo o Carnaval de Salvador que já foi o maior do Brasil, do mundo, do planeta terra e já chegou a marte. Se bobear o São João segue no mesmo caminho.
10. No jogo Brasil x Paraguai além do fracasso da seleção canarinho ouviu-se que Falcão, da Rede Globo, é um comentarista sem opinião. Vasilina pura.
11. A casa dos velhinhos, o Senado Nacional, é a esperança dos brasileiros para barrar o CSS, novo imposto para a saúde. O problema da saúde não é de falta de recursos e sim de melhor gerenciamento. O secretário da Saúde, Jorge Solla, diz que é um imposto democrático. Só cantando a musiquinha de João: - Tá ficando bom, tá ficando bom demais.
12. Veja que coincidência extraordinária: o primeiro vôo fretado para o espaço está sendo programado por uma agência internacional de turismo com tecnologia russa para 2011. Será a mesma época que os torcedores do Bahia poderão votar e eleger sua nova diretoria. Só pode ser piada.
13. 45 dos 117 integrantes da Orquestra de Viena eram nazistas, diz o historiador Tony Judt em seu livro Pós-Guerra.
14. O vereador Palhinha (ex-PFL agora do PSB) tava com uma amizade enorme com o prefeito João Henrique, o qual, autorizou (e realizou) algumas obras em ruas do Subúrbio Ferroviário. Aí os ventos sopraram, o prefeito cancelou novas obras e o vereador fez um enterro do prefeito na área, com direito até a caixão. Que camarada ingrato!
15. Os publicitários brasileiros acordaram. Depois de 25 anos, a ABAP vai fazer um Congresso Nacional, em São Paulo. Em 1983, data do último congresso, ainda se montava balanços com cola e estilete. As agências não tinham sequer um computador Cobra, de tecnologia brasis. Daí que terão muito que discutir. Na Bahia, naquela época, não existiam muitas agências que hoje são campeãs.
16. O deputado Getúlio Ubiratan, da base do governo e gaúcho da gema, fez um discurso tão inflamado, hoje, no plenário da AL que o pessoal temeu por sua saúde. O deputado está possesso com a falta de segurança no Extremo-Sul. E olhe que o camarada é da base do governo.
17. A FAB descobriu, recentemente, que 95% dos controladores de vôos internacionais do país não sabem falar inglês.
18. Já está à venda nas melhores livrarias do país (e pela internet) o livro "Ele Maluf - Trajetória da Audácia - de Tão Gomes Pinto.
19. FAz 50 anos que rodou no Brasil os primeiros táxis de fabricação nacional. Os barulhentos DKW.
20. Teoria defendida pelo deputado Álvaro Gomes ao falar na AL sobre a eleição da nova diretoria do Sindicato dos bancários, quando foi eleito presidente Euclides Figueiredo, com 94%. - Eleição com candidato único prova a nossa unidade.
21. O diretor geral de A Tarde, Sílvio Simões, está entusiasmado com o avanço da internet. No almoço da Abap comentou sobre o tema. Mas, nada que altere o jornal impresso.
22. Do deputado Gilberto Brito (PR) ao cumprimentar os serventuários da Justiça em greve e que se encontravam na galeria da AL: -Quero me solidarizar com todos vocês porque sou também servidor público e sei quanto isso é árduro.
23. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Salvador nesta terça-feira. O secretário Solla, da Saúde do Estado, tem uma lista de boas notícias para mostrar: 1ª Emergência Cárdiovascular no Ana Nery, 22 farmácias populares instaladas no Estado, reforma das enfermarias do HGE, início de obras do Hospital Batista Carybé, Subúrbio Ferroviário, e reforma da cirurgua ortopédica do Manoel Vitorino.