Nesta sexta-feira (13), às 9h30min, o legislativo baiano comemora 25 anos de história da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). A Sessão Especial acontece no Plenário da Assembléia Legislativa, após a proposta do deputado estadual Yulo Oiticica (PT/BA) ter sido aprovada por unanimidade pelos deputados.
Para a Chefe de Gabinete da Reitoria, Hilda Porter, a proposta de Yulo Oiticica salienta o forte compromisso do deputado com educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Já segundo a pró-reitora de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia, Adriana Marmori, é uma oportuna homenagem.
"O compromisso com os setores da população menos favorecidos, a preocupação com a formação integral do ser humano são identidades que marcam a história da universidade," avalia Marmori, referindo-se a solenidade que vai homenagear o jubileu de prata da UNEB.
Com a homenagem à instituição de ensino, o parlamentar petista também destaca o trabalho desempenhado ao longo dos anos aos servidores, alunos e professores que construíram estes 25 anos de trabalho.
Reitoria
No entendimento do reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, a cerimônia traduz a relevância da universidade para a sociedade baiana. "Nossa jovem instituição tem consolidado sua presença não apenas no âmbito acadêmico mas nos vários segmentos sociais, a exemplo das comunidades afrodescendentes e indígenas e movimentos sociais. Estamos muito felizes com essa homenagem, que demonstra o reconhecimento também dos parlamentares baianos à maior universidade pública estadual da Bahia", avalia o reitor.
Para a vice-reitora Amélia Maraux, o evento na Assembléia Legislativa deve servir ainda para reforçar os pleitos da universidade junto ao governo estadual. "Espero que essa homenagem seja revertida em compromisso dos parlamentares, no sentido de garantir maior orçamento e concurso público para professores e servidores. Assim, com essas conquistas, o trabalho realizado pela UNEB só vai melhorar", considera.
"Muita gente de dentro da comunidade acadêmica e de fora dela, incluindo os políticos, contribuiu, direta ou indiretamente para o crescimento da UNEB, para a interiorização da educação superior pública e nas muitas ações sociais realizadas por nossa instituição ao longos destes 25 anos. Essa homenagem se estende a todas essas pessoas", lembra o diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da universidade, Djalma Fiúza.
Universidade Popular
Segundo a organização do evento, estão sendo convidados para participar da homenagem os ex-reitores, membros do grupo gestor e diretores de departamento da UNEB, representantes dos técnico-administrativos, docentes, estudantes, ex-alunos. Também devem prestigiar a sessão dirigentes de outras instituições de ensino, lideranças de entidades negras, de comunidades indígenas, dos movimentos sociais (a exemplo do MST), artistas e empresários, além da presença do Deputado Federal Walter Pinheiro, pré-candidato do PT às eleições municipais de Salvador.