6. Agora uma pergunta: onde está a administração municipal de Salvador que não cumpre a lei que proíbe a denominação de prédios e conjuntos de qualquer uso com palavras em idioma estrangeiro. O prefeito João Henrique (PMDB) deve saber muito bem da sua existência, a qual, a partir de projeto do ex-vereador Antonio Robespierre, foi aprovada, com muito alarido, quando exercia o mandato de vereador.
7. Até artigo, com grande destaque, no jornal A Tarde em louvor da medida houve. Tempos bons aqueles onde era politicamente correto defender o idioma nacional, mas a força da grana transnacional falou mais alto e derrotou os velhos ideais, que garantiam uns votos dos sonhadores. Aliás, o último sonhador ainda está atuando. Trata-se de Pedro Godinho, candidato novamente a vereador, com a bandeira do Planejamento Familiar.
8. É tão raro alguém defender uma bandeira dessa natureza numa eleição que soa estranho. Vocês vão ver o que acontecerá a partir de 6 de julho. O que vai ter de "candidato do povo", "este garante o que promete", "candidato nota 10", "tudo pelo social", "a pobreza em primeiro lugar", "mais trabalho e menos impostos", "este só fala a verdade" não estará no gibi.
9. A proposta que está sendo organizada pelo Executivo para criar as três Fundações na área da Saúde do Estado - Bahiafarma, Hospitais e Saúde da Família - vai gerar uma grande polêmica na ALBA, uma vez que, como se sabe, Fundações agilizam procedimentos mas deixam muitas dúvidas sobretudo em relação a contratos de toda natureza e pessoal.
10. Um partido como o PT que sempre pregou a realização de concursos públicos e outros procedimentos administrativos, propor três Fundações (além das que já existem), uma delas para fabricar medicamentos (Bahiafarma, de péssima recordação) é atuar num vespeiro que não tem mais tamanho. Ao que tudo indica as mensagens chegarão na ALBA no próximo semestre.
11. A Baixinha de Mussurunga entrou no roteiro das favelas cariocas contraoladas pelos traficantes de drogas. Os moradores têm hora de sair e chegar, o comércio fecha mais tarde e impera a lei do silêncio. Falou, morreu. Bem que me diziam que um dia Salvador iria se transformar no Rio de Janeiro.
12. Essa observação é antiga e vem desde a época em que dom Avelar Brandão Vilela foi arcebispo de Salvador, na década de 1980. Dom Avelar está sepultado no altar de São José, na Catedral da Sé, e sua profecia da "guerra civil urbana" está se concretizando.
13. Depois dos carros da Volks - Fox, Crossfox - agora são os carros da Nissan que estão com problemas. Os primeiros eram no banco traseiro que comiam os dedos dos passageiros. Os Nissan são no fluido do cilindo mestre do freio. Bronca pura.
14. Os sindicalistas estão com "água na boca" diante da dinheirama que há no caixa do governo do Estado. Hoje, observando as conversações nas Mesas Setoriais de Negociações e o acordo fechado em bloco para o reajuste salarial, na Mesa Central, alguns deles admitem que foi pouco o que conseguiram. Como acordo assinado é o que vale e a chancela foi da Fetrab, por ora, vão continuar somente com a "água na boca".
15. Pelos dados apresentados pelo secretário da Fazenda, Carlos Martins, em audiência na AL, os custos dos servidores com encargos e tudo mais atingem apenas 32.06% da receita. O limite prudencial é pouco mais de 40% o que representa uma folga em torno de 8% no mínimo. Daí que os reajustes poderiam ter sido bem maiores, sem penalizar o caixa da Sefaz.
16. Até os fazendários que imaginaram uma tetéia a mais e esboçaram um movimento através do Sindsefaz recuaram. Aguardam agosto próximo quando o governo teria sinalizado a possibilidade de encaminhar à AL mensagem unificando as carrerias de auditores fiscais e agentes de tributos. Agora, ganho a mais, por enquanto, zero.
17. O governo, no entanto, dá sinais de que está abrindo o cofre. Na edição de A Tarde, desta quarta-feira, 11, foram publicados 33 editais chancelados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para serviços de drenagem e pavimentação em dezenas de municípios. É a máquina em movimento.
18. Se o PCdoB entrar no partido da boquinha nos conchavos soteropolitanos vai se desmoralizar.
19. A Via Campesina está de volta acima da lei e da ordem pública destruindo a inteligência brasileira em pesquisas.
20. No próximo 13, sexta-feira, a professora Cidineido Gerônimo, coordenadora do Curso de Administração da UUNEF/Feira, vai participar do café da manhã promovido pelo Conselho Regional de Administração (CRA/BA) para dar posse à nova diretoria regional da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), seção Bahia. Casa do Comércio, 3º andar, 8 h, em Salvador.
21. A Assembléia Legislativa se associou às comemorações pelo aniversário de 25 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, que acontece no próximo dia 13 de junho. A homenagem surge através de uma moção de congratulações feita pelo deputado Leur Lomanto Júnior, líder do PMDB na Casa.
22. A Associação Cmercial da Bahia, Sefaz/Estado, CDL, Conselho Regional de Contabilidade e Sindicato das Empresas de Transporte de Carga promovem Seminário de Integração Fisco/Contribuinte, dia 18 próximo, das 15 às 18h, na sede da ACB.
23. A ministra da cultura da Colômbia, Paula Marcela Moreno Zapata, confirmou presença na festa de 20 anos do Balé Folclórico da Bahia, no final de agosto, em Salvador.
24. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a propaganda eleitoral na internet sem qualquer regulamentação. Uma consulta feita ao TSE questionava quais eram as regras para a propaganda, por exemplo, no youtube e no orkut. Os ministros, por maioria, decidiram que isso deverá ser analisado caso a caso. "O Direito não tem como dar conta desse espaço", afirmou o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto. "É um espaço que não nos cabe ocupar. Deixemos os internautas em paz", acrescentou.
25. A propósito Obama Barack está vencendo McCain na campanha pela internet nos Estados Unidos. A campanha norteamericana está na internet de cabeça.
26. Em Salvador, alguns candidatos já prepararam suas páginas eletrônicas para entrarem no ar a partir de 6 de julho. Nesse aspecto, até onde se sabe, o DEM vem com carga total.
27. A Fundação Gregório de Mattos, responsável pelos preparativos para a Festa Cívica do "2 de Julho", vai comemorar os 185 anos da Independência da Bahia, com o tema "2 de Julho do Brasil: Uma Data Nacional do Ciclo da Independência". Que falta de criatividade.
28. Quem diria! Eurico Miranda, famoso dirigente do Vasco, fez um protesto em frente à CBF com direito a faixas, bumbos e outras coisitas más. Contra a roubalheira. É cada coisa!
29. A Caninha 51 está a R$2.99. Pelo menos até o arrasta pé do São João. Ainda assim tá valendo quase 2 dólares, cotado que foi a R$1.645
30. Em cerimônia com a participação da presidente Sílvia Zarif, o II Distrito Naval homenageou o desembargador Gilberto Caribé com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, no Grau de Oficial, que lhe foi entregue pelo vice-almirante Fernando Eduardo Studart Wimer, comandante do IIDN.
31. A Agecom tá melhorando. Pelo menos, nesta viagem do governador Wagner a Europa tem dado notícias, inclusive com fotos.
32. O Bahia Já bombou em sua edição de ontem com 76.011 matérias visitadas em 24 horas. As Miudinhas batem recorde com 12.164 visitas. Que sacanetas!
33. Se baiano já tinha dor de corno de pernambucano, agora, com o Sport campeão da Copa do Brasil, vixe nem é bom pensar. A salvação foram os baianos Virgílio Elísio, diretor da CDF, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, entergando as medahas aos jogadores do Leão.
34. Sabe qual vai ser nosso troco? O Vitória será o campeão da Campeonato Brasileiro, série A. Acredite se quiser.