Política

OPERAÇÃO 'BIG BANG' SÓ FISGOU UM BAGRINHO NA ÁREA GOVERNAMENTAL

Bacana
| 05/06/2008 às 18:01
Você encara essa russa? O nome dela é Safina. Está na final Roland Garros. Garra ela tem. (F/AP)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Depois do disse-me-disse entre as autoridades governamentais no caldo de cultura da Operação 'Big Bang', por enquanto, só um bagrinho foi atingido. O traficante Genilson Lino da Silva, "Perna" foi transferido para Catanduvas e a vida segue, sem transtornos nas hostes do poder.

  2. Ao falar sobre a operação o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto afirmou que o sigilo proporcionou o grande êxito do trabalho que foi planejado cuidadosamente, "pois não interessava ao Ministério Público apenas combater a fruição do benefício de parte das lideranças do presídio e, sim, comprovar a atuação do crime organizado."
 
  3. Segundo Lidivaldo, para quem algumas autoridades não foram informadas sobre a operação até para serem preservadas, deve ser ressaltado o papel do Poder Judiciário que se preocupou em manter o sigilo. Quanto aos policiais, considera que foi importante eles só saberam da missão na madrugada, quando receberam os mandados de prisão e de busca e apreensão para serem cumpridos.
 
  4. E mais não disse nem citou a secretária Marília Muricy. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, Lidivaldo recebeu a medalha do Mérito Ambiental na Câmara de Vereadores de Salvador e deu uma alfinetada no prefeito João Henrique (PMDB) ao dizer que o PPDU privilegia os mais ricos da cidade.

  5. Falar em Dia Mundial do Meio Ambiente esta data é também conhecida como Dia dos Ecochatos.

  6. Veja o seguinte: o Rio de Janeiro, com toda violência, foi escolhida pré-candidata para sediar as Olimpíadas de 2016. Disputa com Madri (cidade que perdeu para Londres a Olimpíada de 2012), Tóquio e Chicaco, três pesos pesados. Houve uma união do governador Sérgio Cabral (PMDB), prefeito Cesar Maia (DEM), ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB) e uma comissão técnica organizadora de alto gabarito, com João Havelange, à frente.

  7. Para os JJOO-2004 o RIO - Capital teve nota 3,8. Para 2012, teve nota 4,7. Agora nota 6,5. Londres - para 2012, chegou em terceiro com 7,1 e venceu no final.

  8. Notas comparadas do Rio, por cada item. Ordem: 2012/2016! Apoio governamental: 7,4/ 8 - Infra-estrutura: 3,8/ 6,2 - Instalações esportivas: 6/ 6,6 - Vila Olímpica: 6,8/ 6,8 - Meio ambiente: 6,4/ 6,6 - Alojamento: 5,2/ 6 - Transportes: 4,8/ 6,5 - Segurança: 4,4/ 5,8- Experiência em eventos esportivos: 6/ 7,2 - Financiamento: 5,5/ 6,8 - Legado: 5/ 6,7.

  9. Para 2012 o Rio-Capital teve 6 notas abaixo de 6. Agora apenas uma em Segurança mas com avanço claro de 4,4 para 5,8.

   10. Veja, portanto, a distância da "internacional" Salvador para o Rio de Janeiro. A capital baiana não dá pra competir nem com Recife. Lá pelo menos tem o Sport. 

   11. Depois que os chineses descobriram a pólvora, anterior à idade média, o PV diz que o PDDU não serve. Perdoai, senhor!

   12. Já colocaram uma Penitenciária em Serrinha. Não custa nada o município se credenciar junto ao ministro Lobão para sediar usina nuclear do governo federal.

   13. "Perna" embarcou para Catanduvas mas não levou o caderno No Stress. Menos mal. A propósito, a juiza da Vara de Execuções Criminais ficou perplexa quando soube que o traficante tinha atestado de boa conduta na Lemos. Também pudera. Com aquela mordomia!

   14. A Câmara de Salvador lançou edital para agenciamento de passagens aéreas, terreste nacionais e internacionais, emissão, marcação e fornecimento hospedagem e receptivo para a Casa da Cidadania. O presidente Valdenor já esteve na França duas vezes. É possível que volte.

   15. O presidente da AL, deputado Marcelo Nilo (PSDB), não está nada satisfeito com o pessoal técnico de manutenção de informática da Casa. Esta semana tinha 15 parlamentares em plenário e o painel eletrônico marcava 40.

   16. A Prefeitura de Barra, lá no São Francisco, está fazendo uma licitação para imprimir logomarcas em camisetas. Diz que é pra atender os servidores municipais. Como está próximo de São João, viva o santo que batizou Jesus.

   17. Vou tirar minha casaca do baú para ir a festa dos descendentes do Barão de Geremoabo no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Os condes, condessas e barões baianos estão todos presentes. Pena que o Barão do Coco Verde, Calasans Neto, já faleceu. 

   18. O anúncio da W/Brasil "Bem de Raiz" para a Aracruz é impactante. Mas, assusta qualquer adolescente na sala de visitas vendo TV.

   19. Pergunta socrática que me fizeram no komakilo do Salvador Shopping: - O gelo que a Nasa descobriu em Marte dá pra tomar um uisquinho?

   20. A Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (ASHED) está fazendo debates com os candidatos a prefeito de Salvador. Mas, pelo visto, anda pouco interessada no que os prováveis prefeitos farão para melhorar a qualidade dos serviços. Os camaradas só querem saber sobre isenção de impostos, bi-tributação, isenção de ISS e assim por diante. Besta é quem vai lá.

   21. A Bahia perdeu uma bobagem de investimento da Braskem, empresa que optou pelo Pólo do Rio Grande do Sul (Triunfo) para sua fábrica de plástico verde. Coisa de R$150 milhões na planta inicial.

   22. O prefeito de Jaguarari, Edson Almeida (PSDB), está incluído dentre os gestores municipais que serão julgados nesta sexta-feira, 6, pelo pleno do Tribunal de Justiça por atos de improbidade administrativa. O prefeito é acusado por diversas irregularidades à frente da administração municipal. Com arrecadação de aproximadamente seis milhões por mês, Jaguarari enfrenta problemas nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura como resultado da má gestão dos recursos públicos

   23. Como tem prefeito enrolado nesta Bahia.

   24. Após o julgamento dos embargos de declaração, a assessoria de imprensa da Amiga Jú, prefeita de Candeias, comunica que apesar de não concordar com a decisão do TRE-BA, mantém o respeito por esse órgão. Todas as medidas estão sendo tomadas para que a transição ocorra da maneira mais organizada e pacífica possível, como na primeira mudança.

   25. Uma comissão de transmissão de cargo foi formada com a responsabilidade de passar as informações da Prefeitura para a nova gestão. Amiga Jú solicitou também que promotores do Ministério Público Estadual, técnicos da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas do Município possam acompanhar o processo de transição.


   26. Isso significa dizer, confiança zero na sucessora, Maria Maia, a qual, já solicitou ao TSE o direito de assumir o cargo.

   27. O fim do mundo chegou a Aracaju com ondas do mar de 3 a 5 metros de altura. Um tsunami. Vamos colocar nossas barbas no molho.