Política

APOIO DO PMDB A ROBERTO MUNIZ PREOCUPA PREFEITA MOEMA GRAMACHO

As miudinhas domingueiras
| 01/06/2008 às 20:00
O povo correu para pegar as rúbias da chuva de dinheiro, na Indonésia. É cada louco. (F/AP)
Foto:
  Miudinhas da Política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:


  1. O escritor e multimilionário indonésio Tung Desem Warngin, de 42 anos, organizou uma iniciativa original ao promover seu último trabalho. Num país onde a renda per capital não alcança 20 dólares, utilizou um avião, sobrevou a cidade de Sarang distante 60 km de Jacarta, e lançou 100 milhões de rúpias, em torno de 7.000 euros. Cada nota acompanhava a publicidade do seu último livro. 

   2. Avisado antecipadamente da iniciativa do empresário, o povo de Sarang, que passa por momentos de dificuldades com a falta de água, quando soube que haveria uma chuva de dinheiro enloqueceu. Todo mundo da cidade ficou esperando e quando a chuva chegou foi uma loucura. Tung é um marketeiro de marca maior. No primeiro livro desfilou por Jacarta vestido de herói da Segunda Grande Guerra.

   3. Seus livros vendem feito "água", literalmente, na Indonésia. Este que promoveu com a chuva de dinheiro trata de marketing. Aqui na Bahia uma idéia dessas não vinga porque os escritores locais são todos classe média, a maioria, pagando as contas nos cartões. Ademais, as tiragens dos livros baianos não passam de 1.000 exemplares, 500 dos quais ficam enfuzados.

   4. Já que estamos nessa linha há um movimento na Academia de Letras da Bahia para indicar um escritor local visando concorrer a vaga de Zélia Gattai, na ABL. As indicações e inscrições à ABL (Academia Brasileira de Letras) começam nesta segunda feira e alguns pesos-pesados nacionais estão na fila, entre eles, Fernando Morais. Da Bahia, o mais cotado é Antonio Torres, o qual, mora no Rio há décadas. É natural de Sátiro Dias, antigo Junco.
 
   5. O Curso Castro Alves 2008 - III Colóquio de Literatura Baiana acontecerá no período de 23 a 25 de julho. Serão 120 vagas para participação, nelas incluindo-se 30 vagas para comunicações de trabalhos sobre temas, questões, autores e obras de literatura baiana. O coordenador Aleilton Fonseca se vira nos trinta para publicar até a data do evento, o livro de artigos, reunindo uma seleção dos trabalhos apresentados em 2006 e 2007. Breve, inscrições abertas para 2008.

   6. Interessante, portanto, o artigo do jornalista e escritor Jolivaldo Freitas, em A Tarde, sobre a enfermidade da cultura baiana. Diz Freitas que, quando um escritor local faz um livro, com grande esforço, tem pouco espaço na mídia, Enquanto isso, qualquer pagodeiro, vira estrela de TV. 

   7. Outro detalhe nesse mesma área. O edital de Pontos de Cultura da Secult recebe inscrições até dia 13 próximo. Mais informações se v não as tem pelo www.cultura.ba.gov.br Os editais para editoras e escritores baianos serão publicados pela Fundação Pedro Calmon no próximo dia 10.
 
   8. O anunciado apoio do PMDB de Lauro de Freitas à candidatura de Roberto Muniz (PP) está sendo contestado por lideranças históricas do partido no município. "São os golpistas de plantão, traidores contumazes, interventores de ocasião que só têm maculado a imagem da legenda que se entregaram ao grupo de Muniz. As verdadeiras lideranças do PMDB de Lauro de Freitas estão com Moema para o que der e vier", disparou Wilson Franco, presidente legalmente eleito do partido no município. 

   9. Essa é a nota de Wilson, mas, na política tudo é possível. Roberto Muniz trabalha para que Dau seja vice na sua chapa e nesse contexto, assim como acontece com Salvador o PP pode marchar com o PMDB, ainda mais que se estreitaram bastante as relações entre Negromonte/Leão e Geddel Vieira Lima, diante do episódio de Salvador. Uma chapa Roberto+DAU com reforço do DEM e outros partidos menores deixará Moema vulnerável.

   10. Dicas de campaha: Colocar na agenda o principal para o debate público. Um tema será o mais forte. No máximo dois. As demais sub-agendas se dirigem a públicos específicos. Biografia: procure Pippa Norris no Google.

   11. As pesquisas não são feitas para saber quem está na frente.São promovidas para descobrir através de perguntas adequadamente feitas, sobre valores, sobre propostas... e através de cruzamentos, os seus e os dos demais candidatos competitivos, pontos fortes e fracos. Biografia: Samuel Popkin: O Eleitor Racional (Não traduzido. Só disponível em português em consultores).

   12. Comunicaçao é definir agenda e sub-agendas e convencer os eleitores delas. Seus instrumentos básicos são: pesquisa no diagnóstico e propaganda na divulgação. Biografia: Kathleen Jamieson (A comunicação na era eletrônica e O que você pensa saber de eleições e porque você está errado. Nenhum dos dois livros foi publicado em português. As traduções existentes são feitas por consultores). Essas 3 últimas notas foram retiradas do ex-blog de Cesar Maia.

   13. A eleição no CREA será no próximo dia 4. Serão escolhidos futuros presidente da Executiva e da Caixa de Assistência dos Profissionais desses segmentos, a Mútua. Esta função, então, é a mais disputada.

   14. A pré-eleição nos Estados Unidos está toda dentro da rede Web inclusive no Youtube. No Brasil, está completamente fora da rede. A legislação brasileira, nesse aspecto, ainda está bastante atrasada. Recentemente, em Salvador, o TRE retirnou do ar o site do vereador Everaldo, PC do B. Que existe de mal numa atitude dessa natureza? A Web, nos dias atuais, é uma ferramenta adequada a contemporaneidade. Ou será que ainda os políticos brasileiros ainda vão ficar se utulizando de "santinhos" nas campanhas?

  15. Ficou sem sentido o governo conceder uma Secretaria de Estado ao PP sem a garantia do apoio a Walter Pinheiro, o candidato deste partido a prefeito de Salvador. Tá certo que não há moeda de troca, como diz o governador, mas, pelo sim; pelo não...

  16. Interessante o artigo de Wilton Carvalho sobre o meteorito de Bendengó, em A Tarde, peça que se encontra no Rio. Como se vê, a Bahia vem perdendo seu patrimônio desde a época de Dom Pedro II. A carta assinada por Dom João VI, em Salvador, no ano de 1808 abrindo os portos às Nações amigas também está no Rio.

   17. Aproveitando essa deixa, como perguntar não ofende, lá vai a questão: - O quadro de Portinari que pertence a Associação Comercial da Bahia e que foi emprestado ao Rio, para Expo sobre os 200 Anos da Chegada da Família Real, já retornou a Salvador?

   18. A partir de hoje, na telinha, A Favorita. Sairam "Branca" e "Célia Mara" e entram "Donatela" e "Flora". Tudo dantes como no quartel de Abrantes. Mas os telespectadores adoram esses dramalhões.

   19. Ricardo Teixeira, o todo poderoso da CBF, disse que a Confederação ainda não escolheu a cidade que será sede da Copa do Mundo 2014, no Brasil. Taí uma boa oportunidade de Salvador mostrar que é "internacional".

   20. Até no jogo contra o Canadá, valendo nada, Galvão torce escancaradamente pelo Brasil. Isenção zero.

   21. Em matéria de solidariedade o Bahia não pode se queixar do Vitória.

   22. Nem uma linhazinha sobre o secretário Geraldo Simões, da Agricultura, na matéria da Agecom sobre a visita do governador a Itapetinga.