Política

PROJETO VISA INSTITUIR MEDALHA JORGE AMADO PARA ESCRITORES BAIANOS

Veja resolução do dep Sérgio Passos (PSDB)
| 29/05/2008 às 12:13

O deputado Sérgio Passos (PSDB) anuncia que, através de Projeto de Resolução, foi instituida a medalha Jorge Amado no âmbito da Assembléia Legislativa da Bahia a ser entregue, junto com diploma alusivo, aos escritores que se destacarem na divulgação de nossa cultura e de nossas artes.
 
Art 2º - A comenda será entregue anualmente, em solenidade no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, na data de aniversário do falecido escritor baiano Jorge Amado: 10 de agosto. Art 3º - Caberá aos deputados estaduais indicarem os agraciados com a Medalha Jorge Amado.

Cada deputado só poderá indicar um único homenageado a cada ano. Art 4º - As indicações serão submetidas à aprovação do plenário por maioria simples. Art 5º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, salvo dispositivos em contrário. 

JUSTIFICATIVA

O escritor Jorge Amado, que faleceu no dia 6 de agosto de 2001, pode ser considerado talvez o mais importante escritor brasileiro. Suas obras levaram a cultura brasileira a 52 países, sendo traduzidas para 48 idiomas. Sua invejável coleção de prêmios e condecorações internacionais inclui uma indicação para o Nobel de Literatura. Até a década de 1960, lançou os romances "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água", "Os Velhos Marinheiros, ou o Capitão de Longo Curso", "Os Pastores da Noite", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Tenda dos Milagres".

Nos anos 1970, viriam "Teresa Batista Cansada de Guerra", "Tieta do Agreste" e "Farda, Fardão, Camisola de Dormir". Obras como Grabiela, Cravo e Canela, Tieta do Agreste, Capitães de Areia e Dona Flor e Seus Dois Maridos tornaram-se leitura quase que obrigatória para os estudantes brasileiros. Jorge Amado também militou na política e foi Deputado Federal Constituinte, quando a Câmara dos Deputados funcionava no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. O vasto currículo de Jorge Amado o credencia para que ele seja eternizado como exemplo para novos escritores e a Medalha Jorge Amado poderá ser o reconhecimento de um trabalho brilhante em prol da cultura nacional.