Só conheço um torcedor do Flu em Salvador
Convite da Expo Fotografia em Debate, Senac, 2, 19h.
contato@estudiopaulolima.com.br
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O governo Wagner está com uma proposta para o segmento habitação bastante ambiciosa. Pretende, segundo dados fornecidos pela Agecom, construir 100 mil casas novas na Bahia e melhorar as condições de mais 100 mil habitações. Como só faltam 850 dias para o término do seu governo, em dezembro de 2010, obviamente sem considerar a possibilidade de uma reeleição, isso significa, uma performance construtiva na base de 235 unidades por dia, ou algo em torno de 7.000 ao mês.
2. Também levando-se em consideração projetos, liberação de recursos, chuvas, compra de materiais, dias santos, domingos e feriados o governo teria que fazer algo em torno de 10.000 casas e remodelações ao mês, com indicativos apenas dos dias úteis. É uma tarefa, realmente, fantástica. Pode ser, também, que o governador Wagner esteja mirando um segundo mandato, até 2014, aí a coisa melhora.
3. Obras, como se sabem, tem muitos percalços. Veja o caso do Estádio de Pituaçu cuja estimativa era para início de julho e já foi adiado para setembro. E, o caso mais emblemático é do nosso queridíssimo Metrosal, o Metrô de Salvador, que vai completar 10 anos em construção. Isso pra fazer apenas 4 km. O metrô de Madrid avança 4 km ao ano. Ou seja, nesse período já andou 40 km.
4. A central de boatos andou espalhando informes a mil por hora em relação ao PR e ao PP visando alianças com o PT, e a ascensão de políticos vinculados a esses dois partidos a cargos de secretários de Estado. Dai a César o que é de César; e a Otto o que é de Otto.
5. O PTB marcou sua convenção na capital para o dia 6 de junho próximo. É o primeiro da lista com edital já publicado.
6. Em vez da estátua de Zumbi dos Palmares na Praça da Sé a Prefeitura deveria colocar a de Maria de São Pedro. Tem mais a ver com a vida e a história da cidade do Salvador.
7. O oceanário na área do antigo Clube Português é uma idéia bastante antiga e vem desde a época de Sérgio Passarinho na Prefeitura de Salvador.
8. Obra de engenharia das mais complicadas envolve a família Carneiro e as sucessões em Feira de Santana e Salvador. João Durval, pai de ambos, diz que elege os dois. Ocorre que Sérgio Carneiro é do PT e João Henrique do PMDB. Em tese, Sérgio teria o apoio do governador Wagner, do seu partido; e João Henrique, de Geddel Vieira Lima, do seu partido.
9. Em Feira, Geddel e o PMDB têm como candidato Colbert Martins Filho. João Durval organizou uma estratégia de isolar Colbert e polarizar a eleição com Tarcízio Pimenta. Só assím, avaliam seus marketeiros, é possível levar Sérgio para o segundo turno. Por conseguinte, ter o apoio de Colbert+Wagner+Lula no segundo turno e derrotar Tarcízio+Zé Ronaldo.
10. Tem até sentido. Entre Salvador e Feira, o PMDB certamente vai querer priorizar Salvador. Mas, quem conhece Geddel sabe que ele quer levar para sua sacola política, visando 2010, Feira e Salvador. A questão fica mais complicada, ainda, quando se observa que, uma vitória de Sérgio Carneiro, em Feira, não é do PT e sim de João Durval; e uma vitória de Colbert, também em Feira, é uma vitória de Geddel. E agora?
11. No caso de Salvador, a mesma equação: vitória de João, vitória de Geddel; vitória de Pinheiro, vitória de Wagner. Não tem escapatória. Daí que o governador tem quem suar a camisa para colocar Pinheiro no segundo turno. Em consequência, volta a central de boatos, o PR e o PP, de fato, podem ficar com secretarias de Estado. Que tal trocar a Agricultura, de Geraldo Simões, pela Ciência e Tecnologia, de Ildes Ferreira. Opá! Ildes é ligado a Colbert.
12. Já se falou até em acareação entre PMDB x PT no caso da Secretaria de Saúde do Município de Salvador. Coisa feia. Isso é termo de delegacia de Polícia.
13. O deputado Elmar Nascimento não apareceu na Assembléia nesta tarde de quarta-feira. Ele é do PR.
14. O deputado Zé das Virgens elogiou o presidente Lula da Silva o mais que pode na tribuna da AL, por conta da anista de débitos de ruralistas. Zé é candidato do PT a prefeito de Irecê, terra produtora de cereais.
15. Entre 2000 e 2005, a turma do machado e da motoserra derrubou 41.349 hectares de Mata Atlântica no território da Bahia. Isso sem contar a turma da Paralela Atlântica cujos tratores não páram.
16. Dona Embasa vai dar um aumentinho na base de 10% na conta da água nossa de cada dia. Bem que o bispo avisou que água não se privatiza.
17. O governo do Estado publicou editais de solicitação de interesse em consultores para projetos de transporte rodoviário.
18. Esse secretário Jorge Solla dá um azar dos pecados. Logo no dia em que ele disse, na Assembléia, que a saúde pública na Bahia ia bem, o prefeito João Henrique publicou um decreto de calamidade na saúde da capital.
19. O deputado Waldenor Cardoso, líder da maioria na AL, estava eufórico com a absolvição do prefeito José Raimundo, de Vitória da Conquista. Elogiou o prefeito ao que pode e disse que a decisão do TSE por 4x3 foi sábia.
20. Na bancada, o deputado Heraldo Rocha, da oposição, respondeu: - Foi sábia, mas bateu na trave.
21. O deputado Álvaro Gomes, PCdoB, elogiou a fala do presidente Lula dando conta de que a Amazônia tem dono e disse que "nossa soberania não pode ser abalada pelos Estados Unidos que querem tomar a Amazônia". E completou: - Até os livros didáticos nos Estados Unidos retiraram a Amazônia do mapa do Brasil.
22. Acontece
agora em junho próximo o lançamento da I Conferência de Comunicação Social da Bahia. É a primeira do gênero em todo o país. Resultado de um amplo debate entre o governo da Bahia e o setor de comunicação no estado, bem como a sociedade e movimentos sociais que se interessam pelo tema.
23. Dois nomes de peso do mercado imobiliário da Bahia e São Paulo respectivamente, Manoela Corrêa Ribeiro e Álvaro Coelho da Fonseca, uniram-se para atuar no mercado baiano. Inauguram nova sede na Vitória em meados de junho e se preparam para lançar empreendimentos em Salvador.
24. Das cerca de 60 pré-candidaturas do PMDB a vereador de Salvador, apenas oito são mulheres. Já na postulação às prefeituras baianas, o PMDB deve preencher a cota legal dos 30%. Esse é o quadro que a presidenta do PMDB Mulher da Bahia, Ana Rios, leva amanhã (29) ao 1º Fórum Nacional do PMDB Mulher, em Brasília. O pior é que dessas 8, na capital, as chances de eleição são remotas.
25. Curioso. Vai ser apresentado no Teatro Molière, da Aliança Francesa, o espetáculo de dança contemporânea, "O Rei do Amor Morreu", dia 6 de junho.
26. Os mais sábios dizem que o rei do amor baiano está vivíssimo.
27. O deputado Paulo Rangel, líder do PT na AL, disse que a visita do governador Wagner a Paulo Afonso e os investimentos do Estado no seu município são uma prova de que o governo é pra todos e está indo muito bem obrigado.
28. O Bradesco Seguros e Previdência está patrocinando uma série de concertos sobre a obra de Beethoven. Mas, é no Rio de Janeiro. Na Bahia, o Bradesco não dá um copo de água a ninguém.
29. O chef Rafael Sessenta, que apresenta o programa Lugar de Homem é na Cozinha, vai comandar o evento de inauguração da Cozinha Experimental do Super Z, que acontece em junho.
30. Pensei que o Sharkosy tinha quebrado a França. Mas, qual nada! Vejo nos jornais que em La Defense, na área contemporânea de Paris subirá a Torre Signal com investimentos de 600 milhões de euros e tudo que o turista gosta. Lojas, cafés, sacanagens e afins.
31. Que velho retado esse Oscar Niemayer. Aos 100 anos está lançando uma revista de arquitetura, trimestral, pra discutir o segmento.
32. O BahiaJá está igual a Clarindo Silva, quebrando paradigmas, e passou de 80.000 visitas a matérias dias, na última segunda. Exatos 80.166, segundo a Locaweb.
33. Chega, vou ver o Boca x Flu.