Entre os presentes, políticos e técnicos, que debateram a situação da saúde pública em Salvador, apresentando críticas e sugestões. A principal sugestão apresentada, e que também foi defendida por ACM Neto, é a adoção de um programa de governo que fortaleça a atenção à saúde básica da população.
Com isso, haveria uma redução do número de pacientes que procuram os hospitais e unidades de média e alta complexidade em busca de atendimento para casos mais simples. Outro ponto de consenso foi a necessidade de ações que busquem a eficiência no atendimento às mulheres, principalmente antes, durante e depois do parto, e planejamento familiar.
SEM PRESERVATIVOS
Segundo relataram médicos e enfermeiros presentes, em muitos postos de saúde as mulheres, principalmente as mais jovens e que possuem vida sexual ativa, não encontram anticoncepcionais ou mesmo preservativos. Outro problema grave apontado é que não há acompanhamento médico para as mulheres após o partido. Já o pré-natal, constataram os especialistas, não está sendo praticado pela prefeitura de forma satisfatória.
"Dá para fazer tudo diferente do que a atual administração tem feito em Salvador. Dá para fazer algo novo investindo pesado na atenção básica, atuando em parceria com a iniciativa privada, desde que a prefeitura mantenha a gestão de todo o sistema", disse Renilson Rhem Souza, demonstrando que nem uma central de regulação para marcação de consultas com eficiência Salvador possui.
"Hoje, as pessoas não conseguem atendimento em postos de saúde ou unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e procuram os hospitais, que deveriam atender apenas os casos mais urgentes. Por isso, precisamos dar prioridade à atenção básica, ampliando e qualificando os profissionais dos PSFs, melhorando o atendimento nos postos de saúde e contando até com a ajuda da iniciativa privada", avaliou ACM Neto.
Entre os políticos do Democratas presentes à mesa estavam os presidentes do partido na Bahia, o ex-governador Paulo Souto, e em Salvador, Gerson Gabrielli, além dos deputados estaduais Heraldo Rocha e Gildásio Penedo. O deputado federal Maurício Trindade, do PR, que é médico, esteve presente e defendeu o credenciamento universal das clínicas da cidade para que elas atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de melhorar a prestação dos serviços à população.
O Vereador Téo Senna, do PTC, também marcou presença e criticou a forma como a prefeitura adotou a gestão plena na área da saúde. Renilson Rhem Souza concordou com a crítica e disse que o futuro prefeito de Salvador terá que pensar em fazer novamente a gestão plena, já que a atual administração não soube fazê-lo.
Médicos também marcaram presença no evento, a exemplo do presidente da Associação de Hospitais da Bahia, Marcelo Brito, e do ex-secretário estadual da Saúde, José Antônio. A esposa de ACM Neto, Lídia Magalhães, que é médica, também marcou presença.