Política

EDVALDO BRITO SERIA A BOLA DA VEZ PARA VICE: DO PMDB, OU DO PT

Greve dos vigilantes no BB
| 15/05/2008 às 18:05
Foto oficial da suprema corte do país STF (Supremo Tribunal Federal). Presidente Gilmar Mendes.
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Da esquerda para a direita: ministros Carlos Alberto Menezes Direito, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Cármen Lúcia Antunes Rocha e o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza (em pé),
Ellen Gracie, Celso de Mello (decano), Gilmar Mendes (presidente), Marco Aurélio e Cezar Peluso (vice-presidente)


  2. Ao centro, está o novo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, que tomou posse no dia 23 de abril deste ano. Assumiu a Vice-Presidência o ministro Cezar Peluso. Integrado por 11 ministros, o STF registrou alterações em sua composição no segundo semestre de 2007. Devido à aposentadoria, do ministro Sepúlveda Pertence -até então o ministro mais antigo -, o decano do Tribunal passou a ser o ministro Celso de Mello. O mais recente componente da Corte é o ministro Menezes Direito, que tomou posse em 5 de setembro daquele ano, na vaga deixada pelo ministro Pertence.

  2. Do direito à política. Não houve nenhuma alteração substancial na disputa entre os deputados Nelson Pelegrino x Walter Pinheiro para decidir qual dos dois será o candidato do PT a prefeito de Salvador. As prévias serão domingo, 18, de acordo com as normas estabelecidas pelo Diretório Nacional. Teria havido uma pressão por parte da presidente do diretório municipal, Vânia Galvão, visando adiar as prévias para dia 25, porém, não vingou.

  3. O provável debate nesta sexta-feira, 16, entre Pelegrino x Pinheiro perdeu o sentido. Se fossem os 4 pré-candidatos ainda servia para alguma coisa. Como se trata de uma medição de forças internas, a militância de ambos os atuais contendores sabem o que cada qual pensa e como age. Havendo o debate não acrescentará nada de novo, uma vez que as posições estão radicalizadas de parte a parte.

  4. Não necessariamente um novo ingrediente, porque o silêncio da deputada Lídice da Mata já era sintomático há alguns dias, sobretudo depois que seu grupo se fragilizou na disputa interna do PSB, este partido poderá indicar o vice na chapa do PT, especialmente se for Pinheiro, o aliado do governador Wagner. O PSB tem Domingos Leonelli no governo, como Secretário de Turismo, e, pelo sim; pelo não a vaga de Marta Suplicy, ministra do Turismo e candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, cai bem para Lídice.

  5. Em acontecendo isso, o PCdoB sobra feio. Numa eleição como a que se apresenta, em 2008, com 4 candidatos fortes, a candidatura de Olívia Santana, isolada, é um suicídio. Vale observr, no entanto, que o maior aliado do PT na base do governo, na Assembléia Legislativa é o PCdoB e não o PSB. E, ambos os deputados comunistas daquela Casa, são aguerridos: Álvaro Gomes e Javier Alfaya.

  6. Outro detalhe: nesta quinta-feira, 15, rumores davam conta de uma aliança do bloco PMDB/PDT com o PTB, sendo que Edvaldo Brito seria o vice da chapa João Henrique. Haveria, ainda, uma outra opção para o PTB, caso Pinheiro seja o candidato do PT, com Edvaldo na vice e apoio do PTB. Ou seja, o PTB também aguarda a decisão da candidatura do PT.

  7. O presidente do diretório estadual do PRTB, José Raimundo, confirmou nesta quinta-feira, na sede do PDT, o apóio do partido à reeleição do prefeito João Henrique (PMDB). Segundo Raimundo a legenda entende que João é o candidato natural à sucessão e percebe as melhorias que a atual administração vem implementando, na cidade. João já conta com PMDB/PDT/PSC/PP/PRTB.

  8. O PTC, do presidente da Câmara, Valdenor Cardoso, vai se alinhar com o DEM e a candidatura ACM Neto, neste sábado, 17. Valdenor era João, mas, por fidelidade partidária seguirá ACM Neto ao lado do seu amigo deputado Maurício Trindade (PR). ACM Neto sonha com o apoio do PR, mas, este partido também namora o PT.

  9. Como vimos, a água já está rolando embaixo das pontes. Até 30 de junho, data limite para as convenções, vai ser esse jogo descrito acima. De toda sorte, se o PT, realmente, definir seu nome no domingo próximo, o cenário ficará mais transparente.

  10. O Banco do Brasil teve um lucro de R$2.3 bilhões no trimeste/2008 e os clientes continuam amargando filas e mais filas. Hoje, pra completar, houve uma greve de vigilantes nas agências de Salvador e os clientes ficaram a ver navios. Por medida de segurança as agências não abriram, salvo os caixas eletrônicos. Tanto lucro e péssimo atendimento.

  11. Um ano sem Jayme Peixoto de Magalhães, irmão de ACM. Era conhecido como Jayme "bocage". Grande figura o velho Jayme.

  12. O ministro Geddel Vieira Lima submergiu. Em política tem esses momentos. O sujeito fica debaixo d'água se fingindo de morto.

  13. Nada não! Vai acontecer em Belo Horizonte a 25ª Edição da Bienal do Livro de Minas Gerais. Só de autores convidados serão 80. Que inveja!

  14. Apenas por esclarecimento, a direção do PPS lembra que Ildes Ferreira não foi indicação do partido e sim uma indicação pessoal do dep. Colbert Martins. Em sua maioria, a direção do PPS teria indicado para assumir a cota política do partido na administração estadual o nome do Profº George Gurgel.

  15. Mais uma sobre Ildes. Diz-se em Valente, terra natal do secretário, que outro secretário (do município de Salvador), Fábio Mota, gostaria de ter o apoio de Ismael Ferreira, irmão de Ildes, para alavancar a candidatura de sua irmã Virna, pela legenda do PMDB. O problema é que Isamel também é candidato. Que lugar abençoado.

  16. Aprovado na Câmara Municipal o projeto de autoria do vereador Celso Cotrim (PSB), que indica a prefeitura a isenção para os soteropolitanos da cobrança na emissão de segundas vias de documentos que foram roubados ou furtados, mediante, é claro, à entrega do Boletim de Ocorrência.

  17.  A insignificante presença de negros ou afro-descendentes nos quadros das companhias aéreas brasileiras tem preocupado o vereador Laudelino Conceição (PSB), citando principalmente as funções de piloto comercial, comissário de bordo e mecânico de aviação. Segundo ele, há até uma diligência em curso no Ministério Público, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça da Cidadania, para apurar as causas desse fenômeno, num país com grande presença de afro-descendentes.

 

  18. Quem não gosta de uma boa massagem relaxante? Pensando nisso, a Dismel está oferecendo mais uma vez uma sessão de massoterapia para seus clientes. O serviço, que contará com profissionais especializados, estará disponível em uma tenda na Dismel da Estrada do Coco nessa sexta-feira (16) das 9h às 18h, e no sábado (17) das 8h às 17h. 

  19. Agora, o que a Dismel precisa mesmo é baixar o preço de suas mercadorias. Está sempre acima dos concorrentes.

  20. O Sport deu 4x1 no Palmeiras. Ontem, enfiou 3x1 no Internacional de Porto Alegre, em jogos pela Copa do Brasil. Domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória joga contra o Sport na Ilha do Retiro, em Recife, com Ney no gol.

   21. Vou comprar meu buferim cárdio de 40 ml antes que seja tarde.