Convocado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para o lançamento da nova política industrial do governo brasileiro, que acontece nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, e para reunião de governadores na terça-feira, em Brasília, sobre a reforma tributária, o governador Jaques Wagner cancelou a viagem para Israel, onde participaria da conferência em comemoração pelos 60 anos do Estado de Israel. O presidente, que havia solicitado a ida de Wagner como representante do governo brasileiro no evento, designou em seu lugar a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A conferência Olhando para o Amanhã, acontece em Tel Aviv, Israel, entre os dias 13 e 14.
A Política Industrial para Investir, Inovar e Crescer será lançada na segunda-feira às 10h, na sede do BNDES, com medidas voltadas para novos investimentos produtivos e estímulo às exportações. Ao discursar nesta sexta-feira (9), em Salvador, durante a assinatura de novos investimentos do governo federal na Bahia, o presidente Lula adiantou que será "uma política industrial com uma forte tendência à política regional".
Ele também afiançou que será "o mais importante programa de investimentos desse país, com forte tendência a valorizar as exportações brasileiras, para que a gente tenha sempre um resultado da balança comercial correto".
Na terça-feira, Wagner tem outro compromisso importante, desta vez em Brasília, quando os governadores no Nordeste reúnem-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discussão sobre a reforma tributária a ser proposta pelo governo federal e seus reflexos na economia nordestina.
|