Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais
1. Há anos não se via o PT tão enrolado como está acontecendo na organização de sua chapa à prefeito de Salvador, em 2008. E não venham com a desculpa de que no PT é assim mesmo, tem processo participativo e democrático, porque desde o PED envolvendo a disputa entre Jonas Paulo x Marcelino Galo, o que se constatou foi uma popular "briga de foice" com acusações no modelo mais antigo da política brasileira. Segue-se, pois, na formatação da chapa para prefeito nesse mesmo ambiente, com trocas de acusações, rasteiras, aús e outros golpes da capoeira.
2. Chegou ao ponto de que o governador Jaques Wagner, tradicionalmente bastante comedido, até para não despertar ciúmes na base de coalizão do seu governo, anunciar que pretende intermediar a paz e daí resultar um nome de consenso para ser rediscutido com a frente das esquerdas, se é que isto vai existir. O PT perde tempo, a Frente está nati-morta, enquanto os outros candidatos competitivos (Raimundo Varela, Antonio Imbassahy, ACM Neto e João Henrique) já estão em campanha da pré-campanha.
3. O PT sonha, obviamente com o apoio declarado do presidente Lula da Silva, mas, a julgar pelo que se passa no restante do país, alianças do PMDB com o DEM, em São Paulo; PT com o PMDB, no Rio; indefinições em Belo Horizonte, dificilmente o presidente Lula colocará sua cara na telinha ou no palanque, em primeiro turno, para dar seu apoio ao PT em Salvador. Seria comprar uma briga monumental com o ministro Geddel Vieira Lima, integrante da cúpula do PT e um dos seus "conselheiros" políticos.
4. Daí que o PT baiano ou apressa o passo e define sua posição neste mês consagrado a Maria, mãe de Jesus, ou então vai ouvir os foguetes para São João tão frágil como se encontra neste momento. As pesquisas até então divulgadas na Bahia mostram essa fragilidade, num processo de autofagismo nunca visto em sua história.
5. Está no Painel da Folha de SP, deste sábado, que o ministro Geddel está antenadíssimo com o que ocorre na Bahia, especialmente em Salvador, e teria dito ao governador Jaques Wagner que só não foi para a goela do seu secretário de governo, o qual fez críticas ao prefeito João Henrique, porque respeitou sua ausência no Estado, em viagem ao exterior. Por aí se tira a disposição de Geddel.
6. Outro lance que, aparentemente não tem nada a ver com Geddel, mas nos bastidores o que se comenta é que tem o seu dedo, implodi-se a hegemonia da deputada Lídice da Mata e do secretário Domingos Leonelli, no PSB, coisa que parecia inimaginável. Aconteceu, virou manchete, Lídice ficou irritada, Leonelli idem, mas tiveram que engolir o "sapo barbudo", como diria o saudoso Leonel Brizola. É um jogo de profissionais da política que está em campo e tem-se que entrar pra valer. Por ora, o PT está no à toa na vida vendo a banda de Chico Buarque passar.
7. Outra banda que vai passar e tocar no São João do Subúrbio Ferroviário organizado pelo deputado Marcos Medrado (PDT) é a Fala Mansa. E vai ter mais o Trio Barnabé e Adelmário Coelho. Pode botar ai 50.000 pessoas pra lá no forrozão de Paripe.
8. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, anunciou que até o final deste mês serão concluídos os projetos do Hospital Geral do Subúrbio Ferroviário. A partir daí é organizar a licitação e realizar a obra. Solla quer entregar em 2009, antes da desencompatibilização para que secretários possam ficar aptos a candidatarem-se a deputados.
9. Outra novidade apresentada por Solla, na Rádio Nova Salvador FM, dá conta de que até o final de 2008, o governo instala um total de 400 unidades de saúde da família na Bahia. E mais: que entrega em breve a Maternidade Tsyla Balbino, na capital, totalmente reformada e apta a funcionar.
10. O anúncio do Shopping Iguatemi para o Dia das Mães é politicamente correto. E só. Faltou emoção.
11. O out-door que a Prefeitura de Lauro de Freitas colocou para combater a dengue tem um mosquito estilizado do outro mundo. Da terra não é. É coisa de assombração.
12. Agora, os out-doors do governo sobre o Hospital do Subúrbio e economia de divisas para o Estado estão confusos. Tem muita informação.
13. Como adoro out-door vai mais um sobre o São João de Amargosa. Diz que a cidade vai pegar fogo. Chamem logo o Corpo de Bombeiros.
14. Finalmente, Jefferson Beltrão vai estrear na TV Bahia, na segunda feira, 5, ao lado de Kátia Guzo. Um jovem saído de uma Escola de Comunicação vai fazer dupla com Patrícia Nobre.
15. A China inaugurou uma ponte com 33 km de extensão sobre o mar, ligando Xangai a uma área de indústiras. Uma obra de engenharia de babar, com recuos, viadutos, áreas de lazer e outros.
16. Então vai a perguntinha? Porque não deixam a Odebrecht fazer a ponte ligando a Salvador a Itaparica, partindo do Monte Serrat?
17. Mais um leitor mandou um e-mail para o BahiaJá criticando a postura do Ministério Público sobre a proibição da Marcha da Maconha, em Salvador. Diz que o MP está na idade média.
18. Na foto que A Tarde publicou sobre o velório do prefeito assassinato de Novo Triunfo tinha uma bandeira do Vitória, ao fundo. Mau presságio.
19. Qual a graça mesmo dessa Zélia Duncan?
20. Tá no Panorama Político de O Globo, deste sábado, com o título de Reizinho, uma nota dando conta de que ACM Neto teria dito que, em reunião envolvendo o DEM e que ele não participa, não vale. O "hôme"é candidato a prefeito de Salvador.
21. A Operação que descobriu falcaatruas na liberação de verbas no BNDES leva o nome de Santa Tereza. Cruzes. E o ex-presidente da Força Sindical, deputado Paulinho Pereira (PDT) levou R$325 mil para facilitar uma manobra. O presidente do PDT, in-pectore, ministro Carlos Lupi diz que não põe a mão no fogo por esse Paulinho nem a pau.
22. Só pra lembrar. Esse Paulinho da Força apareceu como garoto propaganda da Campanha de João Henrique, em 2004, pelo PDT, mostrando um centro de mão-de-obra da Força Sindical em SP.
23. Especialistas atestam que o projeto visando reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais é um tiro-no-pé. Vai gerar mais desempregos.
24. Veja o força do Rio de Janeiro em relação a Salvador. No Rio, com toda violência (SSA está se aproximando) sedia 4 das 5 maiores empresas nacioanais: Petrobrás, Vale, OiBrT e CSN. A quinta é a Gerdau, do Rio Grande do Sul, POA.
25. Tá na coluna Gente Boa, de Joaquim Ferrreira dos Santos, uma opinião de Alcione sobre o que representa (para ela) uma festa boa: - Guaraná Jesus para Miguel Falabella e Sandra de Sá, brahma para Zé Pagodinho, e sei que Bethânia gosta de vodcka. Essa eu não sabia. Pensei que Bethânia era natureba.
26. O PcdoB faz uma zoada infernal na pré-campanha a prefeito de Salvador, mas, por ora, sua candidata Olívia Santana só tem entre 1 e 2% nas pesquisas.
27. Ficou pra segunda-feira, 5, a decisão sobre o rolo entre os deputados Zé Neto x Sérgio Carneiro, em Feira, para decidir qual dos dois será o candidato do partido.
28. Na missa para o Dia do Trabalhador, em Cruz das Almas, o prefeito Orlandindo (PT) se sentou lado-a-lado com Dr. Jean (PMDB). Os dois vão emendar os bigodes na próxima eleição municipal. Orlando diz que leva; Dr. Jean atesta que esta é dele.
29. O deputado Aleluia diz que o transporte coletivo tem que ser prioridade. O governo Lula, porém, reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) na venda de combustíveis para subsidiar aqueles que têm carro próprio. Tá errado.
30. Em Salvador, o cartel dos donos dos postos de combustíveis majorou tudo: álcool, gasolina e diesel. Já tem posto vendendo gasolina a R$2.87, da comum.
31. Musiquinha pra v cantar no domingo;
Deixa a Vida Me Leva (Zeca pagodinh)/Composição: Serginho Meriti
Eu já passei
Por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou
De origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez...
E deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
Só posso levantar
As mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu...
Se a coisa não sai
Do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos
Lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
Eu já passei
Por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou
De origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez...
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
Só posso levantar
As mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu...
Se a coisa não sai
Do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos
Lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu