Essa do camarada Manta vai dar o que falar e muito
Sabem onde é esta feira? No Iguatemi. Área considerada nobre pelo IPTU da viúva (F/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. De vez em quando acontece uma dessas coisas alopradas na Bahia. A tese defendida pelo coordenador Antonio Natalino Manta Dantas, do Curso de Medicina da UFBA reprovado com nota 2 no Enade, dando conta de que o problema foi devido ao "baixo QI dos baianos", causou um alvoroço, repercutiu no Congresso Nacional, em Brasília; em Maceió, onde se encontrava o governador Wagner; e na Bahia, em especial, no Conselho Universitário. O reitor Naomar, de prima classificou o professor de "ignorante".
2. O governador entende que o camarada Dantas teve um "surto de imbecilidade" e o senador César Borges, em Brasília, capitaneou a Câmara Alta para aprovar uma moção de repúdio ao professor. Essa tese de Manta Dantas se assemelha a uma outra defendida pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, num seminário recente em Costa do Sauípe, quando este disse que "os baianos não gostam de trabalhar".
3. Ou seja, juntando as declarações do professor Dantas com as do ministro Jobim, os baianos, pelo menos em tese, são "burros e preguiçosos". Que coisa! É colocar por terra toda sapiência de Ruy Barbosa e o brio dos trabalhadores que atuaram nos canteiros de obras da Bahia, desde a época de Tomé de Souza. E também desrespeitar uma máxima popular que assenta e dá fé dando ciência de que, "baiano burro, nasce morto".
4. E agora, o que fazer com o professor Manta Dantas? Porque o curso de Medicina, considerado um modelo no Brasil, neste 2008 completando 200 anos de existência obteve nota 2? Veja que na lista do Enade as escolas do Centro Sul, especialmente as do Rio Grande do Sul, obtiveram nota máxima 5. Mas, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Piaui também obteve nota máxima de 5. E a de Pernambuco, Federal, o dobra da Bahia: nota 4.
5. Independente de se colocar o camarada Manta Dantas no cadasfalto, na fogueira da inquisição, é preciso verificar o que está havendo com o curso de Medicina da UFBA. Isso é de fundamental importância, analisando-se o QI dos meninos ou não. O que vai sair de mazelas, a partir desse episódio, podem esperar. De falta de cadáveres para estudar a professores sem categoria.
6. Agora, realmente, o professor Dantas se meteu numa encrenca que não tem mais tamanho, pois, se tem uma coisa que os baianos adoram é dizer que são inteligentes, artistas, sábios, etc, e desde menino todo mundo tem na ponta da língua nomes como Ruy Barbosa e Castro Alves, como exemplos. Baiano preguiçoso até passa. Mas, baiano burro, nem pensar.
7. Pegando esse fio da meada, o programa Ídolos, da Rede Record, já tem somente em Salvador, na TV Itapoan 4.969 inscritos. Ídolos descobre talentos da música. Viu Sêo Manta como aqui tem artista!
8. Está surgindo uma nova tese para o 3º mandato do presidente Lula. Se é pra avacalhar, esse 3º mandato deve ser extensivo a veredores, prefeitos, deputados, governadores e senadores. Tá certo. Senadores que vão concluir seus mandatos em 2010 ficariam até 2018. O prefeito João Henrique, que conclui seu primeiro mandato em dezembro de 2008 ficaria até 2016. E quem entrou recentemente no Senado, em 2007, ficaria até 2022. Né bom!
9. O deputado Clóvis Ferraz (DEM) está confiante em sua vitória nas eleições para prefeito de Vitória da Conquista. Entende que, se conseguir fazer uma aliança DEM+PMDB+PSDB+PR+PDT+PP+PTB+PSC+PTC leva. É coisa viu! O PMDB já tem candidato, o reitor Abel; e o PSDB, Esdras Gusmão. Ferraz está confiante em demovê-los e lhe apoiar.
10. Confirmado para o próximo dia 20 de maio eleições para o Sindicato dos Policiais Civis, o polêmico Sindipoc, hoje sob a direção de Milton Souza Castro. Crispiniano já disse que é candidato.
11. Muito mal explicado a compra dos quadros doados para ajudar o artista plástico Chico Diabo. E o pior é que já estão anunciando outra mostra. Tenha santa paciência.
12. Uma quadrilha de bandidos está determinando toque de recolher no Alto de Coutos a partir de tal hora da noite.
13. A resistência mineira formada pelo governador Aécio Neves (PSDB), o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) e Márcio Lacerda (PSB), este candidato de consenso a prefeito, está se transformando numa Inconfidência Mineira para o PT. Aécio Neves é o Tiradentes. Claro! De paletó, gravata e sem aquele camisolão do inconfidente.
14. Do leitor Getúlio Lins Marques: Sinais de Vida Oh céus! Quanta indignação! "Surto de imbecilidade", dizem uns. Convocação de reunião de emergência para tratar do assunto, decidem outros. Entidades e movimentos exigem postura firme de autoridades universitárias. Ora, viva! Alguém "roubou a cena" da medíocre agenda de vida que estamos vivendo nesta velha e querida província. TEMOS VIDA! O corpo reage. Surge uma "agitação cultural". Levanta-se a "Manta" que tem encoberto nossa mesmice. Saudêmo-la, ora pois!.
15. Os vereadores de Salvador não compareceram a sessão solene em homenagem ao dia do trabalhador, na tarde desta quarta-feira, 30, na Câmara Municipal.
Dos 41 parlamentares, apenas 7 presenciaram a sessão relâmpago no plenário Cosme de Farias. A sessão foi aberta pelo vice-presidente, Beto Gaban (PRP), mas logo após foi fechada. Só deu tempo do vereador Virgílio Pacheco (PPS) homenagear os trabalhadores em seu discurso.
16. Portanto, vivas ao doutor Manta e ao doutor Jobim.
17. Mariza Pimentel, ex-secretária de Educação de Simões Filho, acertou detalhes com o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima para lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura do município. A coligação Frente Democrática Popular (PMDB, PSB, PPS, PTC, PRTB), criada recentemente para apoiar Mariza, fará uma grande festa para oficializar o nome da ex-secretária - na primeira quinzena de maio- com a presença do ministro Geddel Vieira Lima.
18. O candidato do DEM, em Lauro de Freitas, Marcelo Abreu, disse uma coisa curiosa, hoje, numa entrevista na Rádio Nova Salvador FM: - Tudo que a prefeita atual de Lauro faz no município é continuidade de meus projetos.
19. Juliana Paes vai fazer o papel de uma jornalista em sua próxima novela e já soltou farpas contra as coleguinhas: - Vou mostrar que elas também são femininas e cheirosas. Raimundo Machado, que foi meu professor nessa especilidade, só me apresentou jornalistas água de colônia. Juliana que vá catar cavaco em outro terreiro. Aqui na Bahia não.
20. Se ficar sacaneando com as coleguinhas vou chamar doutor Manta.
21. Mais notas do Enad: A Escola de Medicina da Universidade Estadual de Ilhéus tirou nota 4. A Escola Bahiana de Medicina nota 3.
22. Para que o leitor entenda esse lero-lero. As notas do Enade vão de 1 a 5. Entre 1 e 2 são abaixo da média. Caso da UFBA/Medicina que tirou 2. Nota 3, caso da Bahiana de Medicina corresponde entre 7 e 8. A Escola de Ilhéus tirou 4, entre 8 e 9. Nota 5 corresponde a 10. Na Bahia, ninguém tirou 10.
23. Durante todo verão baiano Caetano Veloso diz que escreveu duas novas músicas. É a tese de Jobim. Agora, escreveu mais três no Rio. Juntou tudo e mais umas músicas do repertório antigo e montou um show. Vai estrear no Rio, a partir do dia 7, com a banda Cê.
24. Mais uma frase do Dr Manta: "O baiano só toca berimbau porque tem uma corda. Se tivesse mais (cordas) não conseguiria". Que sujeito sacana. Edinho 7 cordas toca um violão da zorra quase todo domingo, no bar de Passarinho, na Pituba, com a turma do chorinho dos Os Ingênuos. Convidem Dr. Manta, urgente.
25. Manchete de página do jornal "Tá Acontecendo", da Prefeitura de Salvador: - Metrô de Salvador entra nos trilhos. Se vocês continuarem contando essas culhudas vou chamar Dr. Manta.
26. Vai ter uma parceria de Dr. Manta com o Rasta do Pelô na Cantina da Lua. O Rasta toca tamborim e Dr Manta berimbau.
27. Como dizia o saudoso jornalista Valmir Palma, de A Tarde, "Sêo porreta! Essa bahia é porrêta".
28. Dr. Manta pra vereador, urgente. Vai fazer dobradinha com Dá Luz.