Solenidade foi nesta terça-feira, 29
Governador em exercício, Marcelo Nilo, presta homenagem a Nestor Duarte (Foto/BJá)
Foto:
Em solenidade realizada nesta terça-feira, 29, com a presença do governador em exercício, Marcelo Nilo, a Assembléia Legislativa colocou o nome do ex-deputado Nestor Duarte no saguão da Casa e lançou a segunda edição do livro
"Tempos Temerários" escrito pelo jurista e parlamentar que estava fora de catálogo desde os anos 1950.
O vice-prefeito de Salvador, Marcelo Duarte (PSDB), bastante emocionado durante a solenidade confessou que seu pai era um idealista, o qual, viveu, participou e escreveu sobre uma época de grandes transformações na vida nacional, época de formatação no Brasil do socialismo, comunismo, integralismo e outros ambientes políticos e ideológicos. Marcelo também confessou que só não entrou no Partido Comunista "por causa da ditadura do proletariado".
Já o governador em exercício, Marcelo Nilo, destacou que a Assembléia Legislativa se sentia honrada em prestar as homenagens a Nestor Duarte situando que este era seu desejo e de todos os 63 deputados. Marcelo também fez elogios às publicações realizadas pela AL, "de grande importância para a vida política e a história da Bahia", e lembrou que esta foi uma iniciativa do então presidente Clóvis Ferraz que a Casa Legislativa prossegue com obstinação.
Por fim, durante a rápida solenidade falou o presidente de exercício da AL, deputado Ângelo Coronel (PR), o qual fez os agradecimentos de praxe situando que as publicações da AL serão de grande valia para a juventudade baiana. Presentes ao evento, os ex-governador Antonio Imbassahy (também ex-presidente da AL) e Roberto Santos, deputados de todas as bancadas, os netos de Nestor Duarte, ex-deputado Joaci Góes, conselheiro Filemon Matos, ex-presidente da ABI, Afonso Maciel Neto, amigos e historiadores.
TEMPOS TEMERÁRIOS
Trata-se de obra de ficção ambientada a partir da era Vargas. O volume agora relançado é prefaciado pelo escritor, historiador e acadêmico Waldir Freitas Oliveira, com a autoridade de quem, em 2004, escreveu a biografia de Nestor Duarte.
Além do prefácio a edição reproduz discurso proferido por seu filho, o
professor Marcelo Duarte, vice-prefeito de Salvador, na reitoria da
Universidade Federal da Bahia quando da comemoração do centenário de
nascimento de Nestor. Marcelo autografará a obra em nome de familiares
após o lançamento.
Livro de relevante importância histórica e escrito com "talento invulgar,
pelo homem público, escritor e estudioso exemplar que foi o professor
Nestor Duarte", como observou o presidente em exercício do Legislativo,
deputado Ângelo Coronel.
"Tempos Temerários" comemora o seu cinqüentenário
de lançamento integrado à coleção "Ponte da Memória" que a Assembléia
Legislativa criou para possibilitar às novas gerações a leitura de obras
importantes das letras baianas que estejam fora das livrarias.