Política

ALELUIA DIZ QUE PROTEÇÃO DE PAÍSES RICOS FAVORECE DESMATAR AMAZÔNIA

Vai ser na próxima terça-feira, 30
| 25/04/2008 às 17:19
O vice-presidente do Democratas para assuntos de Meio Ambiente, deputado José Carlos Aleluia, fala nesta terça-feira (30), em Londres, sobre a Amazônia, durante o seminário "Amazon Private Meeting", cujo anfitrião será o príncipe Charles.

Ele dirá que o protecionismo dos países ricos acaba estimulando o desmatamento da Floresta Amazônica. Aleluia vai dizer aos senhores do Primeiro Mundo que o Brasil tem todas as condições de cuidar e de preservar a Floresta Amazônica, inclusive em relação ao uso de áreas para a produção de alimentos. Mas, acentua, é necessário que os países ricos controlem o protecionismo.

"O Brasil vem tentando cumprir a sua parte, mesma com as dificuldades, porém as nações ricas não podem continuar criando dificuldades para emergentes como o Brasil, quase sempre prejudicados pela concorrência desleal, que reduz a capacidade de competição dos produtos brasileiros", afirma Aleluia.

Ele acrescenta que os custos para a produção de alimentos acabam sendo elevados, comparados aos do Primeiro Mundo, em face dos altos subsídios praticados pelos governos de países desenvolvidos. "As pressões do mercado internacional estimulam a ocupação indevida de terras amazônicas, com o intuito de baixar os custos da produção de alimentos, o que tem sido combatido pelas autoridades brasileiras ao longo dos anos. Mas, sem a contrapartida das nações ricas, o esforço brasileiro será inútil", diz Aleluia.