Setores da juventude baiana participam neste domingo (27) até o dia 30 de abril, em Brasília, da 1º Conferência Nacional de Juventude (CNJ).
Com uma das maiores delegações do país, a Bahia elegeu 75 delegados a partir da Conferência Estadual e mais 34 eleitos em etapas municipais.
Essa comitiva viaja com o presidente da Frente Parlamentar de Juventude, deputado estadual Yulo Oiticica (PT) para discutir a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
A iniciativa prevê um investimento no segmento de aproximadamente 4,5 bilhões de reais até 2010. No Parque da Cidade, local do evento, são esperados 2 mil jovens de todo o Brasil. Será montado uma espaço dedicado à Bahia, com elementos culturais, registros e informações da conferência estadual.
PARTICIPAÇÃO
Ao todo, mais de 20 mil jovens participaram das Conferências, sendo a Bahia um dos estados com maior número de delegados e municípios aptos a participar da atividade em Brasília.
O parlamentar petista participou diretamente das Conferências Territoriais e Municipais, tratando com prioridade o acompanhamento de toda a Etapa Estadual, sendo, inclusive, membro da Comissão Organizadora Estadual (COE), assim como diversos membros da sua assessoria parlamentar. Yulo também é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que numa única jogada prevê a criação da Secretaria, do Conselho e do Instituto Estadual da Juventude, o que vai gerar um acréscimo no capítulo XXV, artigo 292 da Constituição do Estado da Bahia.
O primeiro resultado da mobilização juvenil na Bahia foi o decreto nº 10. 987, assinado pelo governador Jacques Wagner no dia 28 de março de 2008, que instituiu a formação do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ).
O GT tem a finalidade de estudar, elaborar, propor e apresentar os termos e instrumentos de execução da política estadual de juventude, assim como a posterior formação do Conselho Estadual de Juventude, este último, Projeto de Lei de autoria do deputado Yulo Oiticica.