Através de indicação apresentada na Câmara Municipal, o vereador Everaldo Augusto (PCdoB) sugere ao governador Jaques Wagner que promova a implantação de escolas profissionais para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil e da construção pesada na Bahia.
A solicitação partiu dos próprios trabalhadores, durante sessão especial promovida pelo vereador no dia 19 de março, com o objetivo de comemorar o dia dedicado à categoria.
Para o vereador é importante apresentar alternativas que resgatem o papel e a qualidade da educação pública, além de aprimorar uma das funções da educação básica, que é a de preparar o cidadão para o mercado de trabalho.
"Um dos compromissos do governo Jaques Wagner é de reativar as Escolas Técnicas de Nível Médio, implantando o Pós-Médio, inclusive, como alternativa para a formação profissional. Mas é importante lembrar que nós ainda não possuímos cursos regulares para a formação de profissionais vinculados à construção, civil e pesada", argumenta Everaldo Augusto.
Na justificativa da indicação, ele ressalta a importância que o setor de construção tem para a geração de empregos, reaquecendo a economia. Mas, pondera, a melhoria da demanda eleva as exigências por mão de obra qualificada, com domínio técnico e das novas tecnologias, em todos os ofícios da construção civil e pesada. "Este é um dos principais entraves para o crescimento do setor", adverte o autor da proposição.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________