O vereador Virgílio Pacheco, autor de projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da instalação de bagageiros para pranchas de surf, nos ônibus urbanos do município do Salvador que fazem as linhas da orla, realiza audiência pública para debater a questão, que afeta a população de Salvador e em especial a comunidade de surfistas.
Em Salvador, os adeptos deste esporte já são mais de 15 mil atletas. Principalmente no verão os surfistas são barrados e impedidos de viajar nos coletivos. Durante a audiência será exibido o documentário "Vaca Longa, 40 anos de surf na Bahia", dirigido, produzido e editado por Cézar Marques.
A audiência pública acontece às 9:30 desta quinta-feira, dia 17, no auditório do Edifício Bahia Center, anexo da Câmara Municipal, na Rua Ruy Barbosa, Centro. Participarão do encontro a Federação Baiana de Surf, representantes da Secretaria Municipal de Transportes, das empresas de ônibus e do sindicato patronal, Setps e Secretaria de Esportes.
Virgílio Pacheco defende o direito de ir e vir do cidadão, e para solucionar o problema de transporte dos surfistas propõe a colocação de bagageiros, na forma de ganchos, na parte externa dos ônibus, onde as pranchas de surf poderão ser transportadas com segurança.