Cada vez mais picantes
Obra viaduto Simões Filho. Há dois anos liga nada ao lugar algum. É dinheiro da "viúva". (F/Bjá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. Quer conhecer uma boagem em andamento? Segue: o Detran criou uma comenda instituindo o título de Amigo do Departamento Estadual de Trânsito destinado a condecorar pessoas e instituições, cujos feitos relativos ao trânsito e/ou ao Detran, mereçam o devido reconhecimento. É assim que foi publicado no Diário Oficial do Estado, último dia 13. O título será constituido de diploma e medalha. Venera em dourado, fita em tecido e passador retangular de metal. Tudo com o dinheiro da "viúva".
2. Falar em dinheiro da "viúva" deputados da oposição da AL querem saber quanto custou aos cofres públicos os encontros territoriais da juventude promovidos pela Secretaria das Relações Institucionais, passagens, camisetas e outras coisitas más. Com a palavra o secretário Rui Costa.
3. O semblante do deputado Pedro Alcântara, 1º suplente da AL na antiga coligação do PFL, mudou completamente nos últimos dias com os anúncios das candidaturas dos Tarcízio Pimenta, em Feira de Santana; Roberto Muniz, em Lauro de Freitas; e José Nunes, em Euclides da Cunha. Alcântara entende que retornará à AL, como deputado, em 2009. Mas, macaco velho na política, não arrisca palpites. Tirou uma de vianista: só observa e nada comenta.
4. Em Feira, o prefeito Zé Ronaldo conseguiu reunir em torno da candidatura de Tarcízio Pimenta os seguintes partidos: PR/PTN/PRP/PSTC/PMN/PRB/PTdoB/PTP/PTC/PHS e PSL. Uma salada de frutas à moda sertaneja.
5. O deputado Zé Neto (PT), também ainda tentando respirar da derrota das últimas prévias contra Sérgio Carneiro diz que a questão política está resolvida. "Estou tranquilo" - assegura. Agora, quanto a questão jurídica ainda está em andamento. Ou seja, continua brigando com Sérgio Carneiro.
6. E em Salvador? O PT corre da cruz assim como o Demo quando se fala em prévias. Cruz, cruz, cruz dizem. E ainda jogam sal grosso na encruzilhada.
7. Não condiz com a realidade história a opinião colocada pelo presidente do PT/BA, Jonas Paulo, em seu artigo em A Tarde. Diz JP que "a candidatura de João Henrique não cumpriu o papel de reeditar o bloco político que o elegeu em 2004". A rigor, JH chegou ao 2º turno das eleições, em 2004, praticamente eleito com 43% dos votos, quase o dobro que tinha César Borges (PFL).
8. Isso quer dizer o seguinte: JH estava eleito com ou sem apoio do PT e do bloco, pela simples razão de que, nem o PT; nem PSB; nem PMDB; e nem o PCdoB apoiariam o candidato de ACM. O bloco, portanto, foi circunstancial, assim como está sendo o mandato do atual prefeito.
9. O PPS acertou na mosca no tema para o seu debate visando as eleições municipais em Salvador, no próximo mês. Vai tratar da violência urbana. Sugestão: trazer o prefeito de Bogotá, Colômbia. O homem é craque no assunto.
10. O deputado Marcos Medrado (PDT) está empenhado em construir um Ginásio de Esportes em Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador, com apoio do Ministério das Cidades.
11. Não foi só Sônia Fontes que sofreu pressão do DEM para não ir ao encontro do PSDB. Teve mais pressão. Ao que tudo indica o velho hábito do cachimbo ainda não deixou o antigo PFL, hoje, DEM.
12. O MST invadiiu 14 propriedades produtivas em Pernambuco neste abril vermelho e o prefeito de Recife, no Encontro Nacional de Prefeitos do PT, em BSB, defendeu um terceiro mandato para Lula. O prefeito de Vitória, João Coser, chiou: - Assim é ditadura. Ninguém merece.
13. A prefeita Moema Gramacho, de Lauro, também presente ao encontro foi mais discreta e apresentou uma Moção de Aplausos a Lula. Foi aprovada por unanimidade como o mais municipalista dos presidentes. Pelo menos em Lauro, Moema não tem do que se queixar.
14. A transposição do Rio São Francisco será debatida às 22 horas, hoje (15/4) no Programa TVE Debate transmitido pela TVE. O deputado estadual Arthur Maia (PMDB), que está em sua quarta legislatura e foi prefeito do município de Bom Jesus da Lapa, localizado às margens do Rio São Francisco, será um dos debatedores.
15. Mais um escândalo envolvendo mulheres x políticos. Uma deputada de 24 anos, belíssima, é o pivô da separação de Putim, o todo poderoso da Rússia. O nome da moça é Alina Kabaeva, do Partido Rússia Unida. Aqui na Bahia, nunca mais um casinho. Depois que ACM morreu perdeu a graça.
16. Em edição especial, o Projeto Empreendedorismo com Pimenta - cases de sucesso na Bahia, acontece nesta quarta-feira, 19h30, na Livraria Saraiva, do Salvador Shopping. Mesa redonda com Priscila Melo (Rede Record), Lívia Veiga (Rádio Metrópole) e Ana Paula Macedo (assessora de comunicação e colunista online) para falar sobre o mercado jornalístico na Bahia.
17. Lá vai uma com sal e pimenta do reino. Houve uma reunião na passagem do dia do jornalista, último 7, na Secretaria da Indústria e Comércio. Lá pras tantas, a assessora de imprensa da SIC, Raine Veríssimo, subiu nas tamancas e disse que a Agecom está boicotando os releases da SIC só porque o secretário Rafael Amoedo é vinculado ao PMDB. O coordenador de Jornalismo da Agecom, Ernesto Marques, ouviu o que quis e não quis, mas, jurou de pés juntos que não existe qualquer tipo de boicote ou sacanagem.
18. Com o objetivo de promover uma troca de experiências entre alunos e professores, a Faculdade Dom Pedro II promove no dia 30 deste mês, das 18h às 22h, o I Fórum Pedagógico do Curso de Letras. Contato para interessatos 71. 3243.7272.
19. Na noite da última sexta-feira em elegante restaurante do Rio de Janeiro, importantes empresários tratavam do anúncio do tal mega-campo da Petrobrás. E falam num quarto furo. O que será esse quarto furo? Esta tá no ex-blog de Cesar Maia.
20. Comercial gratuito: A partir desta segunda-feira, o Center Lapa e o Maria Fumaça Caffé, novo estabelecimento da área externa do 1º piso, vão promover uma exposição em comemoração ao Dia do Cafél. Até o dia 19, na Praça Central do shopping, o público vai poder conferir a mostra que reúne painéis informativos, vídeos e fotos sobre a história da cafeicultura.
21. O ministro Geddel Vieira Lima foi chamado por um grupo de professor da rede municipal de ensino de "dono da cidade" e "patrão". E ainda gritaram o slogan "Sua batata tá assando". Ainda bem que a greve dos professores acabou hoje.
22. Da leitora Vera Fernandes vera.lins1947@gmail.com:. Só uma perguntinha, mas gostaria de obter resposta: -Se os cargos políticos não rolassem tanto dinheiro e as pessoas fossem voluntárias para exercerem essas pastas haveria tantas gente querendo ajudar o povo sem nada em troca ?
23. O presidente que vive a escapulir da capital nem pensou em visitar as cidades do Nordeste arrebentadas pelas enchentes. Assim como não cogitou pisar em Jacarepaguá, em Campo Grande ou na Baixada Fluminense, focos dramáticos de dengue. Na Roraima dos arrozeiros, nunca apareceu. Podia tirar a limpo ele mesmo as denúncias de trabalho escravo, mas deixar o palácio para se enfiar no interior do Pará? Saiu na Folha de São Paulo.
24. A deputada Fátima Nunes (PT) ficou emocionadíssima no plenário da AL nesta terça-feira. Recebeu uma corbélia de rosas belíssima do povo de Jaguarari, com direito a cartão pelo seu aniversário, com assinatura do professor Antonio e toda comunidade. Foi lindo. Quase os deputados cantam parabéns pra você. A deputada merece. É uma batalhadora.
24. Boa também foi do deputado pastor Ubaldino, da base aliada do governo. Falou tão entusiasmado na defesa do secretário da Saúde, Jorge Solla, alvo predileto da oposição, que destacou Solla como "um instrumento de Deus para mudar a saúde na Bahia".
25. As bancadas da oposição e da situação, assim como o grupo independente, se solidarizaram com a família Tinoco pelo falecimento do ex-ministro da Educação e ex-governador da Bahia, Eraldo Tinoco.
26. Uma boataria sem tamanho sobre a viagem do governador Jaques Wagner ao México rolou na Assembléia Legislativa. Ó Paí Ó que loucura. Fala Agecom.