Salvador está perdendo a sua condição de cidade tranqüila
A FNS é uma tropa de elite do governo federal e atua em situações de emergência (Foto/G)
Foto:
O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Gildásio Penedo, fez um apelo ao governador do Estado nesta segunda-feira, 14, para que solicite ao Governo Federal a Força Nacional de Segurança (FNS) para conter a violência que tomou conta da Bahia, em especial da Região Metropolitana de Salvador, onde os índices de violência cresceram assustadoramente. Somente este ano, na RMS, houve um incremento de 58.1% no número de homicídios, comparativos entre o primeiro trimestre de 2007 e primeiro trimestre de 2008.
A situação é ainda mais grave na região do Litoral Norte, municípios de Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João onde houve um incremneto de 94.4% em relação a homicídios. "Estamos presenciando uma calamidade pública na Bahia e é preciso que o governador, maior autoridade no Estado, tome alguma providência, tenha humildade em reconhecer o fracasso de sua política de segurança e solicite auxílio ao governo federal".
O deputado Getúlio Ubiratã (PMN) representante do Extremo Sul, radialista, integrante da base do governo concorda com a tese defendida pelo líder do oposição afirmando que alguma coisa tem que ser orientada no sentido de conter a violência. "O Extremo Sul está desguarnecido e virou entrada de bandidos que vêem do Rio de Janeiro e do Espírito Santos".
Outro deputado da base do governo, Adolfo Menezes (PTB) tem feito vários pronunciamentos na AL exigindo do governo do Estado um reforço na segurança do município de Campo Formoso, anteriormente protegido pelo Batalhão da Caatinga, da PM, e hoje "sofrendo muito com a falta de segurança". Para Adolfo Menezes, de fato, o governo precisa agir com mais determinação, pois até os agentes públicos estão sendo assaltados a luz do dia.
FALTA COMANDO
E PROJETO
O deputado Gildásio Penedo, líder da oposição, diz que, infelizmente está faltando comando no aparelho policial e um projeto do governo para conter a violência. "Sai secretário, entra secretário; sai delegado chefe, entra delegado chefe e nada de resolve. Não há um plano, não há organização, não há ação efetiva das polícias e os crimes, os assaltos, os furtos, os roubos só fazem aumentar, assustadoramente", pontua o deputado.
O curioso na sessão é que, na ausência do líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), os debates foram cerceados pelo pedido de verificação de quórum pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB), alegando que os deputados fariam uma visita ao governador em Exercício, Marcelo Nilo, e a sessão caiu. Os debates ficarão para esta terça-feira, supõe-se.
FORÇA NACIONAL
A Força Nacional de Segurança Pública (FNS) é uma tropa de elite criada pelo governo federal, em 2001, e seu objetivo primordial é atuar em atividades de policiamento ostensino destinadas à preservação da ordem pública e da icolumidade das pessoas e do patrimônio.
Já foi utilizada em Vitória do Espírito Santo, Goiânia e Rio de Janeiro. Já esteve em Salvador durante a greve da PM no então governo de César Borges.
Os dados apresentados pelo deputado Gildásio Penedo, em plenário foram divulgados pelos jornais A Tarde, Correio da Bahia, Triubuna da Bahia e Jornal Nacional e pelo site
www.bahiaja.com.br