Política

BOLAS TROCADAS: WAGNER ADMITE MARCHAR COM PSDB, EM 2010; PMDB COM DEM.

O caceitinho subiu 29%. Quer dizer: o pão
| 10/04/2008 às 19:09
Av Oceânica, frente ao comando Aéreo, Ondina. Aqui era um abrigo de ônibus até o Carnaval! (F/Bá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. As bolas estão ficando remexidas na política baiana desde a direção do PT na Bahia decidiu afastar-se da administração do prefeito João Henrique (PMDB), na última terça-feira, 8. O ministro Geddel Vieira Lima já anunciou que "a fila andou" e está livre para aliançar-se com quem quiser. O obstáculo, no caso do Democratas, era o ex-senador ACM. Hoje, com o ex-governador Paulo Souto e o deputado ACM Neto a situação é distinta. Admissível, em 2008 e 2010.  

  2. Nesta quinta-feira, 10, em entrevista na Rádio Metrópole, o governador Jaques Wagner admitiu que o PSDB baiano pode estar em seu palanque estadual, em 2010.

"Em 2010, (o PSDB) e nós estaremos em arenas diferentes na questão presidencial, mas na estadual não sei, até porque a verticalização caiu. Então, é possível que as pessoas estejam em palanques diferentes na disputa para o governo e a presidência", afirmou.
 
  3. Na Band News, também nesta quinta, o prefeito João Henrique considerou alta traição a atitude do PT e elevou seu tom de críticas, por linha indireta ao governador Wagner, admitindo que, quem ajuda sua administração é o ministro Geddel e o presidente Lula da Silva. A entrevista durou 16 minutos e JH desconheceu, completamente, a ajuda do governo Wagner a Salvador e ao seu governo.

  4. João Henrique também elevou o tom em direção aos ex-prefeitos Antonio Imbassahy e Lídice da Mata, sobretudo a Imbassahy. Nesta sexta-feira, 11, Imbassahy vai a Band News dá o troco a fala do prefeito, sobretudo em relaçãos aos ganhos salarias dos servidores municipais. No domingo, estará em Salvador o pré-candidato do PSDB à presidente, o governador tucano José Serra.

  5. A deputada Lídice da Mata (PSB) ainda está confiante na possibilidade de organizar uma Frente de Legendas Progressista para disputar a eleição na capital, com competitividade. Lídice está certa. O problema é quem será o cabeça da frente e quais dos partidos considerados progressistas na visão da deputada (PSB/PT/PCdoB/PV) que cederão espaços ao outro na "pole". A frente, que já foi ampla, com Pelegrino está praticamente nati-morta. 

  7. No interior do Estado mudanças também estão a vista. Em Feira, segundo maior colégio eleitoral do Estado, nesta terça-feira, Zé Ronaldo (prefeito do DEM), anuncia o deputado Tarcízio Pimenta como candidato a prefeito. Agora, com as mudanças que acontecem na Bahia, na hipótese de um segundo turno entre DEM x PMDB, os partidos hoje melhores situados nas pesquisas, para onde iria o PT? E se a hipótese for DEM x PT para onde vai o PMDB?

  7. Esse efeito está se espalhando em outros municípios do Estado, os quais, sem segundo turno à vista, têm que decidir as alianças até 30 de junho. Caso de Conquista, o PMDB pode se aliar ao DEM. Em Irecê, o PMDB que estava aliançado com PT pode lançar nome próprio. Em Jequié, PMDB lança candidato próprio, o mesmo acontecendo em Cruz, hoje, governada pelo PT. Ou seja, está havendo um realinhamento geral.

  7. O deputado federal Marcos Medrado (PDT) está atento à decisão que a Aneel tomará no próximo dia 22 visando reduzir em 14% os preços nas tarifas de energia, em Salvador e na Bahia. Medrado entende que é um superfaturamento injustificável.

  8. O Hospsital São Rafael é o maior complexo hospitalar do Nordeste. Sabe quantos pãesinhos cacetinhos são consumidos no SR durante um mês? 52.470 pães.

  9. Falar em pães cacetinhos esse produto que já foi o vilão da inflação em Salvador, durante anos, e responsável por duras críticas aos galegos, retornou a ribalta. Subiu 28% num mês. Salgou de vez.

  10. Alunos dos cursos de dança e percussão do Sesc apresentam, nesta sexta, 11, o espetáculo "Bahia de Todos os Santos", em ruas e praças Salvador. As apresentações são parte do projeto Arte na Hora do Rush, que promove finais de tarde culturais em diversos pontos da cidade. Praça da Sé, 18h.

  11. Os tucanos que acompanharam o prefeito João Henrique na campanha de 2004 dizem que, naquela época, ele não mantinha relações de amizade ou política com Geddel Vieira Lima. Então, como poderia Geddel ter-lhe aconselhado a não ser candidato a governador para não prejudicar Wagner. Estão considerando a revelação do prefeito como cabeluda.

  12. Em três meses foram registrados 436 homicídios na Região Metropolitana de Salvador. O tempo de Dorival Caimmy passou de vez.

   13. Diário do Município de Salvador dia 9/4 (pág.8). Jairo Jesus Teixeira é nomeado subcoordenador de contratos da SMEC. E, na pág 9 há a informação da dispensa do mesmo, da condição de motorista do gabinete da Secretaria de Governo. Ascensão sensacional. De motorista a subcoordenador.

   14. O rodo no Correio da Bahia atingiu Aloísio Fofão, Diogo, Jamil, Edivaldo e Dente de Leite. E o Sinjorba está organizando discussões sobre a TV pública chapa-fria enquanto coleguinhas estão no olho-da-rua.

   15. Inteligente o avental que o Boi Preto concedeu aos coleguinhas no dia do jornalista. - Churrasqueiro (diz a inscríção). Nas horas vagas, jornalista (conclui).

   16. Especialistas na matéria dizem que 45 dias dados pelo Governo para organizar um projeto para a nova Fonte Nova é pouco. Daí que o pessoal está preocupado com o que poderá acontecer.

   17. Que fantástico! Acontece em Vila de Abrantes, Camaçari, sábado próximo,a rave autora com seres da floresta e do mar, duendes e sereias. A produção é da Soononmoon. Local: Vale da Aurora. Para falar com os deuses o ingresso custa R$35,00. Sensacional. Quer o telefone? (71.8832.8697)