Política

SINAIS DE GREVE ANUNCIADA QUE PODE TRAZER GRAVES PREJUÍZOS À CIDADE

Vem aí a febre amarela urbana. É o fim do mundo.
| 09/04/2008 às 22:56
Que bonitinho! Banca do bicho, no bairro da Graça, com toldo da Vivo. Útil ao agradável. (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Salvador está na iminência de enfrentar uma greve geral nos serviços públicos da Prefeitura, nesta quarta, 9. Todos os indicadores levam à essa direção. Como a administração João Henrique não prima pela organização - já foram substituídos mais de 40 servidores só do primeiro escalão - os contribuintes que necessitam dos serviços da Prefeitura, se preparem para o pior, especialmente os pais dos alunos da rede pública.

  2. Os dirigentes da Associação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato) não concordaram com os 5% oferecidos pelo governo municipal e um punhado deles, reunidos na frente da prefeitura, decidiram pela paralisação das aulas na rede municipal nesta terça-feira, 8. Os professores querem 10% de aumento e mais 33 itens, dentre os quais 12 considerados emergenciais.
 
  3. Informes de bastidores do Thomé de Souza consideram, no caso dos professores, que uma paralisação ampla da categoria - será confirmada hoje, 9 - representa ou tem uma característica polícia, capitaneada pelo PCdoB, outrora aliado da administração municipal, hoje adversário. Com teor político ou não, o percentual de reajuste proposto pelo governo não deverá ser alterado.

   4. Detalhe: os sindicatos comeram mosca e, alguns segmentos atestam que a terceirização acabou com a mobilização dos servidores públicos. A data-limite imposta pela Justiça Eleitoral para reajustar os salários dos servidores era ontem 8, e vai forçar o governo municipal recorrer a um artifício para não prejudicar o funcionalismo. Na mensagem que enviada à Câmara Municipal, o governo, em vez de se referir a aumento ou reajuste salarial, falará em reposição de perdas (5%) geradas pela inflação.

   5. A mensagem do prefeito já estava pronta na secretaria de Governo, prevendo os 5% parcelados para todos os servidores, sendo 2.5% a partir de maio; e 2.5% a partir de setembro. Os professores que, desejam reajuste diferenciados para os três níveis de formação da categoria como estímulo à qualificação, enloqueceram. 

   6. A greve geral, como se diz no popular, está na boca do forno.

   7. A febre amarela urbana ameaça Rio e São Paulo, avalia o clínico Antônio Sérgio Almeida Fonseca, médico que em 1986 examinou em Nova Iguaçu (cidade na região metropolitana do Rio) o primeiro caso de dengue após décadas sem registros. A falta de eficácia do poder público no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças, trará de volta, inevitavelmente, a febre amarela em sua forma urbana, estima o especialista. A que ponto chegou o Brasil.


   8. As falsas baianas ou baianas "árvores de Natal" continuam assediando os turistas na base do ou dá ou desce.
 

   9. O vice-líder da Oposição, deputado João Carlos Bacelar (PTN), denunciou  contratações irregulares de servidores feitas pelo Governo do Estado, desta vez através da Secretaria de Educação, sem consentimento da Secretaria de Administração. Bacelar informou que deve representar a nova denúncia de contratação irregular ao Ministério Público Estadual. De acordo com o deputado, está se tornando comum contratações irregulares através do Reda.

   10. O presidente Lula avisou aos seus correligionários que sairá do PT se o pessoal ficar falando em terceiro mandato. Acredite de quiser.

   11.O colégio Sartre vendeu uma parte dos seus ativos ao COC, uma parceira do ensino. Pois dito; os empregados do antigo Sartre que tinham bolsa de estudos para os seus filhos em 100% passaram a tê-lo em 75%. 

   12. A passarela que atravessa a Avenida ACM, entre o Detran e o Hiper GBarbosa, vai estar totalmente liberada para utilização da população a partir desta quinta-feira, 10.
 
  13.  A Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Transporte Público (STP), entregou 22 sanitários químicos aos taxistas de Salvador. As unidades, que serão substituídas, paulatinamente, por sanitários pré-moldados, fabricados pela Desal, foram instaladas em 22 pontos, escolhidos em comum acordo com a categoria. Entre eles, o ferry-boat, Mercado Modelo, Porto da Barra, Itapuã, Feira de São Joaquim, Ribeira, Terreiro de Jesus, Campo da Pólvora, entre outros.

   14. Boa iniciativa. Vamos ver se esse pessoal (taxistas) deixam de mijar nas ruas, muros e árvores da cidade.

   15. A Bahia, além da famosa guerra de espadas de Cruz das Almas, vai entrar também na guerra do marketing do São João, disputando espaço com Pernambuco e Paraíba. O secretário Domingos Leonelli já esteve esta semana reunido com Valter Patriani, presidente da CVC, para a organização de pacotes turísticos para o São João da Bahia.


    16. A Câmara Municipal de Vereadores de Candeias, por meio do presidente, Toinho Bordoni, informa que a posse da segunda colocada, Maria Maia (PMDB) será nesta quinta-feira (10), às 11 horas, no plenário da Câmara. O presidente da casa esclarece que ainda não foi notificado pelo juiz da 127º zona eleitoral.  Uai! Como então vai dar posse na quinta!

   17. Outro detalhe: Toinho diz que "está tomando as providências necessárias para a cerimônia, inclusive reforço policial para tudo que ocorra da melhor maneira possível".  Sêo Toinho é uma posse ou uma guerra!

   18. Na visita do governador a Feira de Santana lembranças do carlismo. Faixas e faixas próximo ao Centro de Cultura Amélio Amorim saudando o governador. Tudo como antes no quartel de Abrantes.



   19. No dia mundial da saúde em Salvador, definitivamente, não houve o que comemorar. Na sessão da última segunda-feira, na Câmara Municipal, umas das palestrantes, a representante do Instituto da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Marta Teixeira, não pôde comparecer à solenidade. Motivo: a palestrante está com dengue.


   20. Surgiu uma invasão em Valéria, proximidade da Lagoa da Paixão, úma área belíssima daquele local e já conta com mais 1.000 barracos com cobertura de encerados. Apelidaram de "A Cidade de Plástico". É Salvador descendo a ladeira.