Política

BILL GATES, JAQUES WAGNER, A FORD E O CAPITALISMO CRIATIVO NA BAHIA

Amanhã tem mais
| 06/04/2008 às 20:01
Que loucura o modelito de La Sangalo. A moça tá comendo vatapá. sarapatel.wordpress.com
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Antes de viajar para os Estados Unidos, a Agecom - Agência de Comunicação do Governo - afirmou num dos seus "releases" que o governador Jaques Wagner teria um encontro com Bill Gates, o fundador e todo poderoso da Microsoft. De lá pra cá, último dia 2, nada sobre a viagem de Wagner no Fórum das Américas. É impressionante como não se alimenta a imprensa local com informações da atuação do governador, as perspectivas para a Bahia e outros dados.

  2. De toda sorte, vai aqui alguns indicadores pescado num "newspaper" de Miami sobre o Fórum e o que pensa Bill Gates sobre a América Latina. A tese defendida por Gates é de que a AL melhorou muito nos últimos anos, porém os dividentos foram mais para as empresas privadas do que para os indivíduos. Defende, dando sequência ao seu pensamento, que as pessoas mais ricas e as empresas deveriam fazer doações como investimento nas pessoas. Nada de Bolsa Família ou coisa do gênero. Investimentos em projetos de tecnologia, de preferência.

  3. Bill Gates chama essa proposição de capitalismo criativo, com investimentos em educação, saúde e bem-estar das pessoas. A Fundação de Gates já doou até 31 de dezembro de 2007, R$38.7 bilhões de dólares, Sabe o que isso significa: app 80 bilhões de reais. Ou seja, 40 vezes o Orçamento da Prefeitura de Salvador em 1 ano. Agora, em conjunto com o BID montou uma parceria criando Escritórios de Parcerias e Doações, para canalizar recursos a Fundo Perdido do setor privado.

  4. Em New Partnerships for Development: Private/Public Collaboration and Philanthropy - fala de Gates no fórum - disse que a filantropia com espírito da doação em investimentos mudou a face dos Estados Unidos e se transformou numa tradição. E, pra fechar acentuou que a América Latina deveria seguir esse exemplo.

  5. Daí, voltando ao governador Wagner, um encontro entre ambos (como dito no release da Agecom), seria uma atitude bastante interessante, sobretudo levando-se em consideração que está situada na Bahia, em Camaçari, a Ford, empresa que poderia iniciar um projeto dessa natureza dentro da concepção de Bill Gates. Ademais, se o governador conseguir 1 bilhãozinho de dólares da Microsoft num projeto de tecnologia na Bahia seria uma coisa extraordinária.

  6. Agora, vamos comentar um pouquinho mais sobre a decisão do PT em ter candidato a prefeito em Salvador. Todas as formulações elegantes que a cúpula do PT está dando para desembarcar do governo João Henrique, de protagonismo e coisas do gênero, não colam ou não serão absorvidas pelo PMDB de bom coracão. A rigor, todo mundo sabe que o PT, tendo governador e presidente de sua legenda, jamais poderia ficar de fora da sucessão na capital onde Lula teve quase 90% dos votos.

  7. Ora, se o PT tem candidato em Feira de Santana, por coincidência o irmão do prefeito de Salvador, contra os candidatos do PMDB e do DEM; o mesmo ocorrendo em Itabuna; na sequência em Vitória da Conquista; do mesmo modo em Juazeiro e Jequié; igualmente, em Camaçari; idem-idem em Lauro de Freitas e Simões Filho seria incompreensível para o eleitorado do PT a capital ficar de fora desse processo.

  8. Então, a elegância faz parte do jogo, o prefeito é um sujeito de fino trato, mas não vale nada que pareça sem sinceridade. O "hôme" do andar de cima, no PMDB, sabe muito bem o que é política e todo tipo de jogada, mesmo as mais cabeludas.

  9. Que conversinha mais boba surgiu hoje no meio político: que a deputada Lídice da Mata tem, também, até o dia 5 de junho para decidir se mantém sua candidatura a prefeita da capital pelo PSB; ou se será ministra do Turismo, em lugar de Marta Suplicy.

  10. O ex-prefeito Antonio Imbassahy está acompanhando o noticiário sobre a candidatura própria do PT, em Salvador, no ninho tucano, em São Paulo, onde passa o fim de semana.

  11. Que coisa mais feia essa história de "Bolsa Ditadura". Saiu uma nova lista de apaniguados. Alguns jornalistas entre eles, Sinval de Itacarambi Leão e Ricardo Moraes. Aqui na Bahia tem um jornalista "gato-mestre" que é contemplado com essa "Bolsa Ditadura". O rapaz gosta de tomar vinho no Chez Bernard.

  12. Gostei da entrevista de Solange Farkas, diretora do MAM/BA na revista Muito, lançada pela A Tarde, na edição de hoje. A moça, apesar de nariz empinado, é centrada. Disse várias coisas interessantes. Entre elas, sobre o circuito Bahia/Brasil/Mundo Ocidental nas artes plásticas que "o problema é o que tem visibilidade, no que diz respeito à Bahia, é do passado, um esterótipo que não tem nada a ver com o que está acontecendo hoje". Certíssima.

  13. Parabéns A Tarde pela publicação Muito com bossa iorubana no título. Mais emprego para coleguinhas. Nadja Vladi é bacana.

  14. Já foi apresentado para uma platéia muy especial, no Unibanco Artplex, a fita "Coração Vagabundo", longa metragem dirigido por Fernando Grostein Andrade, que registra as viagens internacionais do intérprete de "leãozinho", Caetano Veloso. Um dia chegará à Salvador.

  15. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou a conclusão do processo de informatização de mais de 600 unidades da rede municipal de saúde. Entre outros, o sistema Siga Saúde já está em funcionamento nos seguintes equipamentos da rede de atenção básica de saúde da Prefeitura: 407 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), 53 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) e 22 AEs (Ambulatórios de Especialidades).

  16. Todos já utilizam o sistema informatizado para agendamento de consultas, registros de atendimentos e fornecimento de medicamentos a pacientes com Cartão SUS. A informatização da rede controla melhor o número de consultas, as retiradas de medicamentos e a integração de agendas para atendimentos de especialidade. 

  17. Como o que é bom se copia. O prefeito de Salvador devia mandar seu secretário de Saúde ir a SP, copiar e implantar esse mesmo projeto na capital baiana. Quer dizer: mandar o novo secretário da Saúde, em substituição a Carlos Trindade, o Carlão. 

  18. Está fazendo falta, aos domingos, o caderno de reportagens que o Correio da Bahia publicava, muitas matérias assinadas pelo jornalista Flávio Novaes. A informação é de que o pessoal de Navarra está reformando ou reformatando o CB.

  19.  A eleição para definir quem comandará, no biênio 2008-2010, a Corregedoria-Geral do Ministério Público baiano, órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do MP, será realizada nesta segunda-feira, dia 7, das 15 às 17h, na sede da Instituição. São candidatos o procurador de Justiça Adivaldo Cidade e o atual corregedor-geral, procurador de Justiça Washington Carigé.
 
  20. Essa é do advogado Joelson Pinheiro Meira: o artigo publicado neste domingo, 6, no Correio Brasiliense, do ex-ministro Maurício Correia sobre o descaso dos governos estaduais com as defensorias públicas, vale um comentário do BahiaJá porque a nossa Bahia vive esse drama.

   21. Dias 22, 23, 24 e 25 de maio será realizado o I Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Salvador. Confirmadas as presenças dos ministros Peçanha Martins (STJ), Carlos Ayres (STF), Caputo Bastos (TSE), do ex-Ministro Fernando Neves (TSE), José Delgado (TSE-STJ), Edson Vidigal (TSE-STJ), do advogado Geral da União José Antônio Tóffolis além de outras autoridades do Direito Eleitoral como: Augusto Aras, Des.José Lázaro, Adriano Soares da Costa, do Procurador Regional Eleitoral-BA Cláudio Gusmão e outros. Mais informações no site: http://www.direitoeleitoral.org.br/ 

  22. De Guarajuba para o mundo a pena brilhante de Fernando Vita Souza em http://vitasay.wordpress.com/ Ou, como ele se define: memórias de um sargento sem milícias. 

  23. Que coisa mais esquisita o título da peça de Luis Miranda: 7 Conto. 

  24. O escritor Tom Cardoso foi contratado pela Record para escrever a biografia de Gilberto Gil. O ministro já foi informado mas ainda não autorizou. Quem também está escrevendo uma biografia sobre Gil é Jorge Mautner, num estilo Mautner de ver o mundo. 

  25. O Tribunal do Júri da Comarca de Serrinha julga no próximo dia 10, a partir das 9 horas, o réu Nerivaldo Lima dos Anjos. A sessão será presidida pela juíza substituta Manuela Rodrigues Fernandes.